11279
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Jogo da Memória de equivalências e medidas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre medidas, relação de medidas, jogo.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Aquecimento 3. Atividade principal 4. Discussão da solução (slides 5 e 6) 5. Encerramento 6. Raio X Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17) Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Medidas, relação de medidas, jogo.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas.
  • Lápis.
  • Caderno.
  • Cola.
  • Tesoura.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Relacionar equivalências através de um jogo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre o que está faltando na lista de compras. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear quantidades e capacidades.

Discuta com a turma:

  • Com essa lista é possível comprar corretamente os produtos?
  • O que está faltando nesta lista para que fique adequada?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça para que se dividam em duplas ou trios e apresente a situação. Cada grupo deve receber uma cópia da atividade. Se não houver tempo hábil, envie como tarefa para recortarem em casa. Faça a leitura coletiva das regras e retome-as questionando sobre as possibilidades que podem aparecer durante o jogo.

Deixem que joguem e, durante esse tempo ande entre as duplas, auxilie-os em caso de dúvidas.

Propósito: Relacionar medidas e equivalências adequadamente.

Discuta com a turma:

  • Que medidas ou valores podem se relacionar?
  • Se a carta não puder se relacionar com a outra virada, o que deve ser feito?
  • Quais são as nomenclaturas utilizadas para cada tipo de medida?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas ou trios exponham suas observações sobre o jogo. Questione-os sobre as medidas mais fáceis de relacionar e as mais difíceis. Peça para que registrem com um desenho.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as relações estabelecidas entre as nomenclaturas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar o jogo?
  • Como fizeram para encontrar as cartas equivalentes?
  • Quais foram as equivalências que apareceram?

Discussão da solução (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas ou trios exponham suas observações sobre o jogo. Questione-os sobre as medidas mais fáceis de relacionar e as mais difíceis. Peça para que registrem com um desenho.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as relações estabelecidas entre as nomenclaturas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar o jogo?
  • Como fizeram para encontrar as cartas equivalentes?
  • Quais foram as equivalências que apareceram?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a medida de capacidade e suas nomenclaturas. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade ou massa em suas embalagens ou situações de comprimento.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar as equivalências das cartas?

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Relacionar equivalências através de um jogo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17) Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Medidas, relação de medidas, jogo.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas.
  • Lápis.
  • Caderno.
  • Cola.
  • Tesoura.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre o que está faltando na lista de compras. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear quantidades e capacidades.

Discuta com a turma:

  • Com essa lista é possível comprar corretamente os produtos?
  • O que está faltando nesta lista para que fique adequada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça para que se dividam em duplas ou trios e apresente a situação. Cada grupo deve receber uma cópia da atividade. Se não houver tempo hábil, envie como tarefa para recortarem em casa. Faça a leitura coletiva das regras e retome-as questionando sobre as possibilidades que podem aparecer durante o jogo.

Deixem que joguem e, durante esse tempo ande entre as duplas, auxilie-os em caso de dúvidas.

Propósito: Relacionar medidas e equivalências adequadamente.

Discuta com a turma:

  • Que medidas ou valores podem se relacionar?
  • Se a carta não puder se relacionar com a outra virada, o que deve ser feito?
  • Quais são as nomenclaturas utilizadas para cada tipo de medida?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas ou trios exponham suas observações sobre o jogo. Questione-os sobre as medidas mais fáceis de relacionar e as mais difíceis. Peça para que registrem com um desenho.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as relações estabelecidas entre as nomenclaturas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar o jogo?
  • Como fizeram para encontrar as cartas equivalentes?
  • Quais foram as equivalências que apareceram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas ou trios exponham suas observações sobre o jogo. Questione-os sobre as medidas mais fáceis de relacionar e as mais difíceis. Peça para que registrem com um desenho.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as relações estabelecidas entre as nomenclaturas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar o jogo?
  • Como fizeram para encontrar as cartas equivalentes?
  • Quais foram as equivalências que apareceram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a medida de capacidade e suas nomenclaturas. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade ou massa em suas embalagens ou situações de comprimento.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar as equivalências das cartas?

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula
  • Para os alunos
  • Documento

    Atividade principal

  • Documento

    Raio X

  • Documento

    Atividade complementar

  • Para o professor
  • Documento

    Guia de intervenção

  • Documento

    Resolução do atividade principal

  • Documento

    Resolução do raio x

  • Documento

    Resolução do atividade complementar


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Diferentes instrumentos de medidas padronizados e não padro...

AULA 03

Jogo sobre medidas.

AULA 04

Comprimento, capacidade e massa

AULA 05

Medindo com régua

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Quantos metros têm? Estimando para descobrir!

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Resolução de situações-problema envolvendo composição de moedas

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medidas de tempo: o calendário

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo os dias da semana

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Explorando o calendário

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com o Calendário

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Calendário Escolar

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medida de tempo: horas e minutos no relógio digital

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Resolução com composição e decomposição de moedas e cédulas.

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Resolução de Problemas envolvendo o tempo

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Resolução de situações-problema envolvendo valores do sistema monetário

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo REGISTRANDO O TEMPO ATRAVÉS DE RELÓGIOS ANALÓGICOS

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Desafio das Medidas I

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Litros ou mililitros?

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Encontrando as medidas!

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medidas de capacidade: estimativas e medições através de situações-problema

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Desafio das Medidas III

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo O Relógio e o Tempo

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Desafio das Medidas II

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo da Memória de equivalências e medidas

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Composição e decomposição de valores do sistema monetário

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo sobre medidas.

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Diferentes instrumentos de medidas padronizados e não padronizados

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Comprimento, capacidade e massa

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

2º ano / Matemática / Geometria

O lugar onde vivo

2º ano / Matemática / Geometria

Na janela o que é que tem

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas em ambientes

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas com palitos de fósforo

2º ano / Matemática / Números

Multiplicando por 2

2º ano / Matemática / Números

Multiplicando por 3

2º ano / Matemática / Números

Pensando sobre dobro e triplo

2º ano / Matemática / Geometria

Diferentes espaços e direções

2º ano / Matemática / Números

Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Subtração na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas e não planas

2º ano / Matemática / Geometria

Brincando com as figuras não planas: esfera e cilindro

2º ano / Matemática / Geometria

Brincando com as figuras não planas: cubo e paralelepíedo

2º ano / Matemática / Geometria

Planificando as figuras não planas

2º ano / Matemática / Números

Usando a calculadora

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas em imagens

2º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as figuras planas

2º ano / Matemática / Números

O que é metade?

2º ano / Matemática / Geometria

Eu no planeta

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Trabalhando com tabela de dupla entrada

2º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Resolução de problemas: muitos dados, e agora?

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quantos metros têm? Estimando para descobrir!

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Resolução de situações-problema envolvendo composição de moedas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA16 da BNCC

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quantos metros têm? Estimando para descobrir!

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Desafio das Medidas I

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Litros ou mililitros?

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Encontrando as medidas!

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Desafio das Medidas III

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Desafio das Medidas II

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Jogo da Memória de equivalências e medidas

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Jogo sobre medidas.

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Diferentes instrumentos de medidas padronizados e não padronizados

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Comprimento, capacidade e massa

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Estimando e medindo utilizando medidas não padronizadas e padronizadas

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quem pesa mais?

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Medindo com régua

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA17 da BNCC

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Encontrando as medidas!

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Medidas de capacidade: estimativas e medições através de situações-problema

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Jogo da Memória de equivalências e medidas

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Jogo sobre medidas.

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Diferentes instrumentos de medidas padronizados e não padronizados

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Comprimento, capacidade e massa

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Estimando e medindo utilizando medidas não padronizadas e padronizadas

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quem pesa mais?

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Medindo com régua

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann