11279
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Jogo da Memória de equivalências e medidas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre medidas, relação de medidas, jogo.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17) Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Medidas, relação de medidas, jogo.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas.
  • Lápis.
  • Caderno.
  • Cola.
  • Tesoura.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Relacionar equivalências através de um jogo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre o que está faltando na lista de compras. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear quantidades e capacidades.

Discuta com a turma:

  • Com essa lista é possível comprar corretamente os produtos?
  • O que está faltando nesta lista para que fique adequada?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça para que se dividam em duplas ou trios e apresente a situação. Cada grupo deve receber uma cópia da atividade. Se não houver tempo hábil, envie como tarefa para recortarem em casa. Faça a leitura coletiva das regras e retome-as questionando sobre as possibilidades que podem aparecer durante o jogo.

Deixem que joguem e, durante esse tempo ande entre as duplas, auxilie-os em caso de dúvidas.

Propósito: Relacionar medidas e equivalências adequadamente.

Discuta com a turma:

  • Que medidas ou valores podem se relacionar?
  • Se a carta não puder se relacionar com a outra virada, o que deve ser feito?
  • Quais são as nomenclaturas utilizadas para cada tipo de medida?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas ou trios exponham suas observações sobre o jogo. Questione-os sobre as medidas mais fáceis de relacionar e as mais difíceis. Peça para que registrem com um desenho.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as relações estabelecidas entre as nomenclaturas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar o jogo?
  • Como fizeram para encontrar as cartas equivalentes?
  • Quais foram as equivalências que apareceram?

Discussão da solução (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas ou trios exponham suas observações sobre o jogo. Questione-os sobre as medidas mais fáceis de relacionar e as mais difíceis. Peça para que registrem com um desenho.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as relações estabelecidas entre as nomenclaturas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar o jogo?
  • Como fizeram para encontrar as cartas equivalentes?
  • Quais foram as equivalências que apareceram?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a medida de capacidade e suas nomenclaturas. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade ou massa em suas embalagens ou situações de comprimento.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar as equivalências das cartas?

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Relacionar equivalências através de um jogo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17) Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Medidas, relação de medidas, jogo.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas.
  • Lápis.
  • Caderno.
  • Cola.
  • Tesoura.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre o que está faltando na lista de compras. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear quantidades e capacidades.

Discuta com a turma:

  • Com essa lista é possível comprar corretamente os produtos?
  • O que está faltando nesta lista para que fique adequada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça para que se dividam em duplas ou trios e apresente a situação. Cada grupo deve receber uma cópia da atividade. Se não houver tempo hábil, envie como tarefa para recortarem em casa. Faça a leitura coletiva das regras e retome-as questionando sobre as possibilidades que podem aparecer durante o jogo.

Deixem que joguem e, durante esse tempo ande entre as duplas, auxilie-os em caso de dúvidas.

Propósito: Relacionar medidas e equivalências adequadamente.

Discuta com a turma:

  • Que medidas ou valores podem se relacionar?
  • Se a carta não puder se relacionar com a outra virada, o que deve ser feito?
  • Quais são as nomenclaturas utilizadas para cada tipo de medida?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas ou trios exponham suas observações sobre o jogo. Questione-os sobre as medidas mais fáceis de relacionar e as mais difíceis. Peça para que registrem com um desenho.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as relações estabelecidas entre as nomenclaturas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar o jogo?
  • Como fizeram para encontrar as cartas equivalentes?
  • Quais foram as equivalências que apareceram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas ou trios exponham suas observações sobre o jogo. Questione-os sobre as medidas mais fáceis de relacionar e as mais difíceis. Peça para que registrem com um desenho.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as relações estabelecidas entre as nomenclaturas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar o jogo?
  • Como fizeram para encontrar as cartas equivalentes?
  • Quais foram as equivalências que apareceram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a medida de capacidade e suas nomenclaturas. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade ou massa em suas embalagens ou situações de comprimento.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar as equivalências das cartas?

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano