Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriana Cecília Silva
Co-autor: Renata Ariane Capovilla
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC:
(EF02MA16 EF02MA17) Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.
Objetivos específicos
Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.
Conceito-chave
Medidas, relação de medidas, jogo.
Recursos necessários:
- Atividades impressas.
- Lápis.
- Caderno.
- Cola.
- Tesoura.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Relacionar equivalências através de um jogo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre o que está faltando na lista de compras. Anote na lousa ou em um cartaz.
Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear quantidades e capacidades.
Discuta com a turma:
- Com essa lista é possível comprar corretamente os produtos?
- O que está faltando nesta lista para que fique adequada?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça para que se dividam em duplas ou trios e apresente a situação. Cada grupo deve receber uma cópia da atividade. Se não houver tempo hábil, envie como tarefa para recortarem em casa. Faça a leitura coletiva das regras e retome-as questionando sobre as possibilidades que podem aparecer durante o jogo.
Deixem que joguem e, durante esse tempo ande entre as duplas, auxilie-os em caso de dúvidas.
Propósito: Relacionar medidas e equivalências adequadamente.
Discuta com a turma:
- Que medidas ou valores podem se relacionar?
- Se a carta não puder se relacionar com a outra virada, o que deve ser feito?
- Quais são as nomenclaturas utilizadas para cada tipo de medida?
Materiais complementares:
Discussão da solução (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas ou trios exponham suas observações sobre o jogo. Questione-os sobre as medidas mais fáceis de relacionar e as mais difíceis. Peça para que registrem com um desenho.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as relações estabelecidas entre as nomenclaturas e medidas.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar o jogo?
- Como fizeram para encontrar as cartas equivalentes?
- Quais foram as equivalências que apareceram?
Discussão da solução (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas ou trios exponham suas observações sobre o jogo. Questione-os sobre as medidas mais fáceis de relacionar e as mais difíceis. Peça para que registrem com um desenho.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as relações estabelecidas entre as nomenclaturas e medidas.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar o jogo?
- Como fizeram para encontrar as cartas equivalentes?
- Quais foram as equivalências que apareceram?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a medida de capacidade e suas nomenclaturas. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade ou massa em suas embalagens ou situações de comprimento.
Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar as equivalências das cartas?
Materiais complementares