11278
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Ângulos centrais e inscritos em situações problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Compreender e resolver uma situação problema matemática utilizando as relações de ângulos centrais e inscritos na circunferência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_11GEO05)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Atividade principal
- Pela rede social escolhida determine que, acessem o Geogebra (ou instalado no PC ou online pelo link https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT)
- Agora solicite que sigam os passos abaixo:
     1. Clique na opção para esconder os eixos e malha quadriculada.
     2. Construa um círculo de centro A. Utilize a opção: Círculo dados centro e um de seus pontos. O progrma criará um ponto B.
     3. Trace o diâmetro do círculo com a opção: segmento. Basta ligar o ponto B, criado no passo 2, a um outro ponto C da circunferência, mas com o segmento passando pelo ponto A no centro.
     4. Crie um ponto D qualquer sobre a circunferência.
     5. Na opção segmentos, construa o segmento: AD.
     6. Construa o ângulo central C D, clicando nessa ordem nos pontos, utilizando a opção: ngulo - Mantenha o rótulo que indica a medida do ângulo.
     7. Na opção segmentos, construa o segmento: CD e assim obtenha um triângulo.
     8. Construa o ângulo central DCA, clicando nessa ordem nos pontos, utilizando a opção: ngulo - Mantenha o rótulo que indica a medida do ângulo.
     9. Construa o ângulo central ADC, clicando nessa ordem nos pontos, utilizando a opção: ngulo - Mantenha o rótulo que indica a medida do ângulo.
     10. Construa o ângulo central D B, clicando nessa ordem nos pontos, utilizando a opção: ngulo - Mantenha o rótulo que indica a medida do ângulo.

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, questione sobre a relação entre o ângulo externo ao triângulo e os internos.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização destacando o uso de letras gregas para representar os ângulos e que o uso do círculo e seus ângulos centrais e inscritos para resolver problemas geométricos com ângulos é bastante útil.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os desenhos e links acessados.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_11GEO05

(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas