11275
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Análise de tabela de valores, considerando a dispersão de dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre observar a tabela de valores, identificando seus dados numéricos e títulos apresentados

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Roberta Braga Bosso

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Conhecimentos Prévios

Calcular e identificar as medidas de tendência central (média, mediana e moda).

Reconhecer o que é tabela de valores e identificar colunas e linhas.

Objetivos específicos

Observar a tabela de valores, identificando seus dados numéricos e títulos apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os números apresentados, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.

Conceito-chave

Interpretação de dados numéricos em forma de tabela, relacionando com as medidas de tendência central, levando em consideração a dispersão dos pontos, observada na amplitude.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis, borracha;
  • Giz;
  • Lousa;
  • Régua;
  • Papel quadriculado (atividade principal e complementar).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:

Comente com os alunos que essa aula tem como objetivo estudar os valores distribuídos em uma tabela.

Propósito: Pensar em como analisamos média, mediana e moda com os dados distribuídos em uma tabela.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou escreva as expressões no quadro para realizar a reflexão junto à turma. Como sendo a medida mais usual, provavelmente a média já deve fazer parte do repertório dos alunos. A mediana e a moda podem não fazer parte do cotidiano deles, por isso é importante pensar sobre as expressões em destaque.

Propósito: Refletir sobre o uso cotidiano das medidas de tendência central

Discuta com a turma:

  • O que você acha que significa “média de gols”?
  • O que significa 1,9 gols? Existe isso?
  • Para você representa “altura mediana”?
  • Se uma loja vende 10 sapatos de mulheres, quantos você acha que seria do número 36? E quantos seriam de outros números?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas. Solicite que, inicialmente, cada aluno pense na situação apresentada para, em seguida, discutir com seus pares. Caso seja necessário, imprima a atividade e disponibilize aos alunos

Propósito: Calcular medida de tendência central, avaliando criticamente os resultados para tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • Os dados desta tabela estão atualizados? Justifique.
  • Você acha que o salário de Cecília está incluído na tabela? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas. Solicite que, inicialmente, cada aluno pense na situação apresentada para, em seguida, discutir com seus pares. Caso seja necessário, imprima a atividade e disponibilize aos alunos

Propósito: Calcular medida de tendência central, avaliando criticamente os resultados para tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • Você sabe calcular a média? Já fez algum cálculo de média com suas notas da escola?
  • Na tabela o que significa o 12? E o 600?
  • Sabendo que a MODA é o valor mais frequente, é possível determiná-la apenas observando a tabela?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente o slide com as dicas do professor. Aguarde antes de fazer alguma intervenção. Circule pela sala, observando e contribuindo com os alunos, caso seja necessário. Depois de um tempo, abra discussão para esclarecimentos sobre como se calcula as medidas em discussão. É importante pontuar que, os dados como estão agrupados na tabela os alunos podem ter alguma dificuldade. Fique atento para a possibilidade de mostrar um exemplo mais simples.

Propósito: Calcular medida de tendência central, avaliando criticamente os resultados para tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • Como você fará para somar todos os salários?
  • Serão somados quantos valores? É necessário somar todos de um por um ou tem outro jeito?
  • E para calcular a mediana, tem algum jeito de não escrever todos os valores para localizar os valores centrais numa ordem?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nessa parte da aula, o foco é discutir as formas de resolução que os alunos usaram para resolver a situação, bem como compartilhar as conclusões.

Conduza a discussão de cada item para formalizar uma resposta.

Propósito: Discutir formas de resolução e refletir sobre conclusões e tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • O que você acha da decisão de Cecília?
  • As respostas dela referentes à moda, média e mediana estão iguais às suas?
  • O que você achou mais difícil de calcular?
  • Qual sua opinião acerca da atitude de Cecília ao divulgar apenas a média?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nessa parte da aula, o foco é discutir as formas de resolução que os alunos usaram para resolver a situação, bem como compartilhar as conclusões.

Conduza a discussão de cada item para formalizar uma resposta.

Propósito: Discutir formas de resolução e refletir sobre conclusões e tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • O que você acha da decisão de Cecília?
  • As respostas dela referentes à moda, média e mediana estão iguais às suas?
  • O que você achou mais difícil de calcular?
  • Qual sua opinião acerca da atitude de Cecília ao divulgar apenas a média?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nessa parte da aula, o foco é discutir as formas de resolução que os alunos usaram para resolver a situação, bem como compartilhar as conclusões. Informe ao aluno, caso ele não saiba que a esta diferença entre o salário mais alto e o mais baixo chamamos de amplitude.

Conduza a discussão de cada item para formalizar uma resposta.

Propósito: Discutir formas de resolução e refletir sobre conclusões e tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • O que você acha da decisão de Cecília?
  • As respostas dela referentes à moda, média e mediana estão iguais às suas?
  • O que você achou mais difícil de calcular?
  • Qual sua opinião acerca da atitude de Cecília ao divulgar apenas a média?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente os slides e converse com os alunos sobre as aprendizagens da aula. Pontue a importância de não apenas saber fazer o cálculo das medidas de tendência central, como também de analisar criticamente o resultado para chegar a conclusões ou tomar decisões que sejam éticas.

Propósito: Refletir sobre os conceitos estudados na aula

Discuta com a turma:

  • De forma sintética, como você explicaria para alguém como se calcula média?
  • O que você diria sobre moda?
  • Como se pode ser crítico ao analisar medidas de tendência central?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação:

Encerre a aula fazendo uma “retrospectiva” da atividade e do contexto apresentado.

Propósito: Retomar os principais pontos estudados nesta aula.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Essa atividade servirá para os alunos, individualmente, colocarem em prática o que aprenderam de análises de tabelas. Reserve uns minutos no final para que os alunos tenham a oportunidade de expor o pensamento utilizado para resolver o problema.

Ajude o aluno na resolução de algum item, caso seja necessário.

Propósito: Permitir que os alunos coloquem em prática o que aprenderam na aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:

Comente com os alunos que essa aula tem como objetivo estudar os valores distribuídos em uma tabela.

Propósito: Pensar em como analisamos média, mediana e moda com os dados distribuídos em uma tabela.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Conhecimentos Prévios

Calcular e identificar as medidas de tendência central (média, mediana e moda).

Reconhecer o que é tabela de valores e identificar colunas e linhas.

Objetivos específicos

Observar a tabela de valores, identificando seus dados numéricos e títulos apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os números apresentados, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.

Conceito-chave

Interpretação de dados numéricos em forma de tabela, relacionando com as medidas de tendência central, levando em consideração a dispersão dos pontos, observada na amplitude.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis, borracha;
  • Giz;
  • Lousa;
  • Régua;
  • Papel quadriculado (atividade principal e complementar).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou escreva as expressões no quadro para realizar a reflexão junto à turma. Como sendo a medida mais usual, provavelmente a média já deve fazer parte do repertório dos alunos. A mediana e a moda podem não fazer parte do cotidiano deles, por isso é importante pensar sobre as expressões em destaque.

Propósito: Refletir sobre o uso cotidiano das medidas de tendência central

Discuta com a turma:

  • O que você acha que significa “média de gols”?
  • O que significa 1,9 gols? Existe isso?
  • Para você representa “altura mediana”?
  • Se uma loja vende 10 sapatos de mulheres, quantos você acha que seria do número 36? E quantos seriam de outros números?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas. Solicite que, inicialmente, cada aluno pense na situação apresentada para, em seguida, discutir com seus pares. Caso seja necessário, imprima a atividade e disponibilize aos alunos

Propósito: Calcular medida de tendência central, avaliando criticamente os resultados para tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • Os dados desta tabela estão atualizados? Justifique.
  • Você acha que o salário de Cecília está incluído na tabela? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas. Solicite que, inicialmente, cada aluno pense na situação apresentada para, em seguida, discutir com seus pares. Caso seja necessário, imprima a atividade e disponibilize aos alunos

Propósito: Calcular medida de tendência central, avaliando criticamente os resultados para tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • Você sabe calcular a média? Já fez algum cálculo de média com suas notas da escola?
  • Na tabela o que significa o 12? E o 600?
  • Sabendo que a MODA é o valor mais frequente, é possível determiná-la apenas observando a tabela?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente o slide com as dicas do professor. Aguarde antes de fazer alguma intervenção. Circule pela sala, observando e contribuindo com os alunos, caso seja necessário. Depois de um tempo, abra discussão para esclarecimentos sobre como se calcula as medidas em discussão. É importante pontuar que, os dados como estão agrupados na tabela os alunos podem ter alguma dificuldade. Fique atento para a possibilidade de mostrar um exemplo mais simples.

Propósito: Calcular medida de tendência central, avaliando criticamente os resultados para tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • Como você fará para somar todos os salários?
  • Serão somados quantos valores? É necessário somar todos de um por um ou tem outro jeito?
  • E para calcular a mediana, tem algum jeito de não escrever todos os valores para localizar os valores centrais numa ordem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nessa parte da aula, o foco é discutir as formas de resolução que os alunos usaram para resolver a situação, bem como compartilhar as conclusões.

Conduza a discussão de cada item para formalizar uma resposta.

Propósito: Discutir formas de resolução e refletir sobre conclusões e tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • O que você acha da decisão de Cecília?
  • As respostas dela referentes à moda, média e mediana estão iguais às suas?
  • O que você achou mais difícil de calcular?
  • Qual sua opinião acerca da atitude de Cecília ao divulgar apenas a média?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nessa parte da aula, o foco é discutir as formas de resolução que os alunos usaram para resolver a situação, bem como compartilhar as conclusões.

Conduza a discussão de cada item para formalizar uma resposta.

Propósito: Discutir formas de resolução e refletir sobre conclusões e tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • O que você acha da decisão de Cecília?
  • As respostas dela referentes à moda, média e mediana estão iguais às suas?
  • O que você achou mais difícil de calcular?
  • Qual sua opinião acerca da atitude de Cecília ao divulgar apenas a média?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nessa parte da aula, o foco é discutir as formas de resolução que os alunos usaram para resolver a situação, bem como compartilhar as conclusões. Informe ao aluno, caso ele não saiba que a esta diferença entre o salário mais alto e o mais baixo chamamos de amplitude.

Conduza a discussão de cada item para formalizar uma resposta.

Propósito: Discutir formas de resolução e refletir sobre conclusões e tomada de decisão

Discuta com a turma:

  • O que você acha da decisão de Cecília?
  • As respostas dela referentes à moda, média e mediana estão iguais às suas?
  • O que você achou mais difícil de calcular?
  • Qual sua opinião acerca da atitude de Cecília ao divulgar apenas a média?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente os slides e converse com os alunos sobre as aprendizagens da aula. Pontue a importância de não apenas saber fazer o cálculo das medidas de tendência central, como também de analisar criticamente o resultado para chegar a conclusões ou tomar decisões que sejam éticas.

Propósito: Refletir sobre os conceitos estudados na aula

Discuta com a turma:

  • De forma sintética, como você explicaria para alguém como se calcula média?
  • O que você diria sobre moda?
  • Como se pode ser crítico ao analisar medidas de tendência central?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação:

Encerre a aula fazendo uma “retrospectiva” da atividade e do contexto apresentado.

Propósito: Retomar os principais pontos estudados nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Essa atividade servirá para os alunos, individualmente, colocarem em prática o que aprenderam de análises de tabelas. Reserve uns minutos no final para que os alunos tenham a oportunidade de expor o pensamento utilizado para resolver o problema.

Ajude o aluno na resolução de algum item, caso seja necessário.

Propósito: Permitir que os alunos coloquem em prática o que aprenderam na aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano