11272
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Lixo, resíduos e unidades de medidas

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre unidades de distância

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Iábita Fabiana Sousa Azevedo,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Observar , interpretar, relacionar e aplicar o conhecimento das unidades de medidas de distância com unidades de medida de tempo e o transporte de lixo.

  • Compreender e relacionar as  diferentes unidades de medida de distância, tempo, massa, velocidade e volume na resolução de problemas cotidianos.



Conceito-chave

Unidades de distância (quilômetro, milha náutica), unidades de velocidade (km/h, nó), unidade de tempo (horas,dias), unidades de massa (grama, quilograma) cálculo de volume (m³,dm³).



Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • internet para apresentação de vídeos (opcional).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas de tempo, velocidade no transporte e descarte consciente do lixo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Inicie a aula falando a respeito do lixo, a quantidade que é produzida diariamente, de maneira local, regional e global, questione-os se sabem para onde todo esse lixo vai. Fale um pouco sobre a coleta seletiva, sua importância, caso a sua escola ainda não a realize, informe-os que cada cor está associada ao descarte de certo tipo de resíduo, e que existem outros resíduos e que também há uma cor relacionada, maiores informações podem ser acessadas no material complementar. Divida a turma em duas ou quatro equipes. Nesse jogo cada uma das quatro cores está associada a um tipo diferente de resíduo ou lixo. Se essa atividade não for projetada, você poderá imprimi-la no material complementar. Após cada equipe ter suas cores definidas, você entregará os desafios apresentados nos cartões de cores semelhantes contidos na página 2, da atividade impressa. Informe-os, que cada equipe terá até 6 minutos para responder os desafios: o tipo de resíduo descartado e a questão associada. Cada resposta correta a equipe ganha os pontos correspondentes, vence a equipe que tiver uma maior pontuação.

Propósito:. Entender a importância da coleta seletiva do lixo por meio de um jogo envolvendo grandezas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Que iniciativas podem ser adotadas na escola para contribuir com o processo de reciclagem do lixo?
  • Que importância as unidades de medidas tem para redução e reciclagem do lixo?

Material complementar:

  • Informações sobre o descarte do lixo e a reciclagem dos diferentes tipos de resíduos sólidos, clique aqui.
  • Neste site do ministério do meio ambiente você poderá obter mais informações a respeito da reciclagem do lixo e curiosidades envolvendo grandezas e medidas que poderão auxiliá-lo na discussão com a turma.

Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slide 3 e 4)

Orientação: Caso o slide não possa ser projetado, finalizar o aquecimento relacionando com a atividade principal, informando a respeito das toneladas de resíduos sólidos que podem ser reciclados e são transportados de um país a outro e como ocorre esse transporte.

Propósito:. Entender a importância da coleta seletiva do lixo por meio de um jogo envolvendo grandezas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Que iniciativas podem ser adotadas na escola para contribuir com o processo de reciclagem do lixo?
  • Que importância as unidades de medidas tem para redução do lixo?

Material complementar:

Para fixação do tema, outras atividades podem ser apresentadas aos alunos,

  • jogo da reciclagem disponível on line pode ser acessado aqui.
  • Animação sobre o ciclo dos resíduos sólidos que descartamos com iniciativas que mostra como reduzir o impacto ambiental. Clique aqui.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, em duplas, respondam as questões em seus cadernos. Circule pela sala observando a maneira como organizam a solução, não interfira no processo, apenas auxilie na reflexão dos conceitos clique aqui para melhor orientar seus alunos sobre Milhas Náuticas(nm) e aqui para compreender o nó (knots) como medida de velocidade e sua relação com milhas náuticas.

Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado.

Propósito: Levar o aluno a saber relacionar unidade de medidas de distância utilizadas em navegação marítima em situações de transporte de carga (lixo).

Discuta com a turma:

  • Se haveria outro meio da carga ser transportada.
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar a questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber medir, estimar medidas e comparar medidas de mesma grandeza no auxílio da formação de opinião e tomada de decisões em situações diárias.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano e estimar medidas que contribuem para elaboração de estratégias pessoais diante de problemas e sua formação como cidadãos.

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos estabelecerem relações entre velocidade, distância percorrida e tempo. Observe se os alunos compreendem a inversão de proporcionalidade entre tempo e distância percorrida. Reserve um tempo para discutir as estratégias de resolução com a classe.

Propósito: Retomada de conteúdo e verificação de aprendizagem diante de situações do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Que situações podem contribuir para que a coleta dentro do bairro tenha uma velocidade tão baixa
  • Que outras unidades de medida podemos imaginar no contexto da coleta do lixo. (ex: volume de lixo coletado, capacidade do caminhão…)

Material Complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Material de Apoio

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas de tempo, velocidade no transporte e descarte consciente do lixo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Observar , interpretar, relacionar e aplicar o conhecimento das unidades de medidas de distância com unidades de medida de tempo e o transporte de lixo.

  • Compreender e relacionar as  diferentes unidades de medida de distância, tempo, massa, velocidade e volume na resolução de problemas cotidianos.



Conceito-chave

Unidades de distância (quilômetro, milha náutica), unidades de velocidade (km/h, nó), unidade de tempo (horas,dias), unidades de massa (grama, quilograma) cálculo de volume (m³,dm³).



Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • internet para apresentação de vídeos (opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Inicie a aula falando a respeito do lixo, a quantidade que é produzida diariamente, de maneira local, regional e global, questione-os se sabem para onde todo esse lixo vai. Fale um pouco sobre a coleta seletiva, sua importância, caso a sua escola ainda não a realize, informe-os que cada cor está associada ao descarte de certo tipo de resíduo, e que existem outros resíduos e que também há uma cor relacionada, maiores informações podem ser acessadas no material complementar. Divida a turma em duas ou quatro equipes. Nesse jogo cada uma das quatro cores está associada a um tipo diferente de resíduo ou lixo. Se essa atividade não for projetada, você poderá imprimi-la no material complementar. Após cada equipe ter suas cores definidas, você entregará os desafios apresentados nos cartões de cores semelhantes contidos na página 2, da atividade impressa. Informe-os, que cada equipe terá até 6 minutos para responder os desafios: o tipo de resíduo descartado e a questão associada. Cada resposta correta a equipe ganha os pontos correspondentes, vence a equipe que tiver uma maior pontuação.

Propósito:. Entender a importância da coleta seletiva do lixo por meio de um jogo envolvendo grandezas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Que iniciativas podem ser adotadas na escola para contribuir com o processo de reciclagem do lixo?
  • Que importância as unidades de medidas tem para redução e reciclagem do lixo?

Material complementar:

  • Informações sobre o descarte do lixo e a reciclagem dos diferentes tipos de resíduos sólidos, clique aqui.
  • Neste site do ministério do meio ambiente você poderá obter mais informações a respeito da reciclagem do lixo e curiosidades envolvendo grandezas e medidas que poderão auxiliá-lo na discussão com a turma.

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slide 3 e 4)

Orientação: Caso o slide não possa ser projetado, finalizar o aquecimento relacionando com a atividade principal, informando a respeito das toneladas de resíduos sólidos que podem ser reciclados e são transportados de um país a outro e como ocorre esse transporte.

Propósito:. Entender a importância da coleta seletiva do lixo por meio de um jogo envolvendo grandezas e medidas.

Discuta com a turma:

  • Que iniciativas podem ser adotadas na escola para contribuir com o processo de reciclagem do lixo?
  • Que importância as unidades de medidas tem para redução do lixo?

Material complementar:

Para fixação do tema, outras atividades podem ser apresentadas aos alunos,

  • jogo da reciclagem disponível on line pode ser acessado aqui.
  • Animação sobre o ciclo dos resíduos sólidos que descartamos com iniciativas que mostra como reduzir o impacto ambiental. Clique aqui.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, em duplas, respondam as questões em seus cadernos. Circule pela sala observando a maneira como organizam a solução, não interfira no processo, apenas auxilie na reflexão dos conceitos clique aqui para melhor orientar seus alunos sobre Milhas Náuticas(nm) e aqui para compreender o nó (knots) como medida de velocidade e sua relação com milhas náuticas.

Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado.

Propósito: Levar o aluno a saber relacionar unidade de medidas de distância utilizadas em navegação marítima em situações de transporte de carga (lixo).

Discuta com a turma:

  • Se haveria outro meio da carga ser transportada.
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar a questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber medir, estimar medidas e comparar medidas de mesma grandeza no auxílio da formação de opinião e tomada de decisões em situações diárias.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano e estimar medidas que contribuem para elaboração de estratégias pessoais diante de problemas e sua formação como cidadãos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos estabelecerem relações entre velocidade, distância percorrida e tempo. Observe se os alunos compreendem a inversão de proporcionalidade entre tempo e distância percorrida. Reserve um tempo para discutir as estratégias de resolução com a classe.

Propósito: Retomada de conteúdo e verificação de aprendizagem diante de situações do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Que situações podem contribuir para que a coleta dentro do bairro tenha uma velocidade tão baixa
  • Que outras unidades de medida podemos imaginar no contexto da coleta do lixo. (ex: volume de lixo coletado, capacidade do caminhão…)

Material Complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Material de Apoio

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA29 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano