11270
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Resolvendo situações problema com apoio de tabelas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre ler dados em tabelas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_18PES06

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e painel de soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, da maneira como está apresentada, porém procure organizar momentos com grupos menores, para que possa conduzir as discussões, realizando as intervenções necessárias nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Painel de soluções). Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, peça que escrevam apenas as questões e respondam. As atividades com propostas para duplas podem ser realizadas individualmente. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir:

Aquecimento
Encaminhe, imagem digital ou impressa, do slide do aquecimento e orientações às famílias, com as questões do Discuta com a turma, para que explorem a situação. Não há necessidade de realizar registro.

Atividade principal e Painel de soluções
Encaminhe a imagem da atividade, com orientações às famílias, para que explorem, com as crianças, as informações da tabela antes que realizem a atividade. Para tanto, dê subsídios: o propósito da atividade e questões, para que conduzam essa análise. Caso tenham recebido a atividade digitalmente e não possam imprimir, indique que copiem apenas as questões e respondam conforme a comanda. Mande também as imagens dos slides do painel de soluções e as questões do Discuta com a turma, para que respondam e te encaminhem juntamente com a atividade. O adulto que estiver acompanhando poderá ser o escriba, se necessário.

Encerramento
Depois de receber as respostas dos alunos e as explicações, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base no slide de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_18PES06

(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas