11269
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Resolvendo problemas com múltiplos comuns

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Múltiplos Comuns, Divisibilidade, Resolução de Problemas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Costa Jardim

Código do plano: MAT6_03NUM09

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp
- Opcionais: - 

Para este plano, foque na etapa: Retomada e Atividade Complementar

Retomada
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso às atividades propostas na Retomada com antecedência. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) ou outro meio de comunicação combinado entre vocês. Peça aos alunos que registrem suas resoluções e estratégias no caderno para que possam consulta-las durante a aula.

Discussão das soluções + Atividade Complementar
Ao iniciar a aula, organize um espaço de compartilhamento e discussão das resoluções (fórum, mensagens de WhatsApp, ou outra plataforma de interação). Essa é uma etapa importantíssima da aula, pois nela os alunos irão justificar as estratégias e respostas das atividades. Estimule os alunos a analisar e comparar as respostas compartilhadas pelos colegas. Peça que acionem seus microfones e expliquem como pensaram para atender o que foi solicitado. Valorize as estratégias dos alunos e use-as como ponto de partida para dar continuidade à discussão das soluções. Para isso, compartilhe com os alunos por mensagem de texto apenas o primeiro exercício da atividade complementar:

Lucas recebe a visita do seu avô Dimas a cada 15 dias. Alexandre, o tio dele, o visita a cada 10 dias e, devido às escalas de trabalho, a cada 12 dias Lucas vai à praia com seus pais. Um belo dia Lucas recebeu a visita do seu avô, do seu tio e foi à praia com seus pais (e com o avô e o tio que o visitavam neste dia). Quantos dias depois este acontecimento se repetirá?

Comece questionando o que eles entenderam sobre o problema e o que eles acham que é preciso fazer para resolvê-lo. Faça com que eles percebam a importância de relacionar o que foi pedido com os conhecimentos prévios deles sobre múltiplo, divisores e números primos. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos resolvam problemas com múltiplos comuns a dois ou mais números inteiros.
Para isso, invista em boas perguntas: “Vocês percebem alguma relação desse problema com os conceitos de múltiplos e divisores?”, “Será que há alguma relação entre esse problema e a atividade que vocês fizeram antes da aula, quando calcularam múltiplos comuns?” A partir dessas perguntas e outras que surgirão a partir das respostas dos alunos, peça aos alunos que resolvam o problema. Dê a eles alguns minutos e na retomada organize um fórum para que eles possam compartilhar suas estratégias e resoluções. Nesse fórum, os alunos podem enviar mensagens de áudio ou texto, combine com eles o que for mais prático para o grupo. A partir das respostas que você obtiver dos alunos, encaminhe para o encerramento, garantindo que eles compreendam a necessidade de analisar os múltiplos de cada quantidade de dias e identificar o múltiplo que é comum às três quantidades.

Convite às famílias
Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_03NUM09

(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas