Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos a retomada e oriente-os a resolver a atividade. Dê um tempo para pensarem na solução e, posteriormente, peça que verbalizem os resultados.
Propósito: Utilizar a propriedade distributiva com números e letras.
Discuta com a turma:
- É possível realizar a multiplicação em todos os casos, sem a utilização da propriedade distributiva?
Materiais complementares:
Retomada
Resolução da Retomada
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientações: Distribua a atividade impressa ou a projete no quadro. Leia a atividade juntamente com os alunos e esclareça possíveis dúvidas de interpretação. Se necessário, explique rapidamente o conceito de perímetro de uma figura plana. Neste momento, os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Ao final discuta com os alunos a maneira adotada por eles para resolver a atividade. É importante registrar as diferentes maneiras de resolução para que os alunos percebam novas estratégias para resolver o mesmo problema.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos apliquem a propriedade distributiva na resolução de problemas e calculem o valor numérico substituindo as variáveis por valores numéricos.
Discuta com a turma:
- Que estratégia você utilizou para calcular o perímetro da folha de papel sulfite?
- A estratégia utilizada por Karina foi novidade para você?
- Podemos ter valores de p e f diferentes dos apresentados na questão?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientações: Distribua a atividade impressa ou a projete no quadro. Leia a atividade juntamente com os alunos e esclareça possíveis dúvidas de interpretação. Se necessário, explique rapidamente o conceito de perímetro de uma figura plana. Neste momento, os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Ao final discuta com os alunos a maneira adotada por eles para resolver a atividade. É importante registrar as diferentes maneiras de resolução para que os alunos percebam novas estratégias para resolver o mesmo problema.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos apliquem a propriedade distributiva na resolução de problemas e calculem o valor numérico substituindo as variáveis por valores numéricos.
Discuta com a turma:
- Que estratégia você utilizou para calcular o perímetro da folha de papel sulfite?
- A estratégia utilizada por Karina foi novidade para você?
- Podemos ter valores de p e f diferentes dos apresentados na questão?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)
Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.
Discuta com a turma:
- Porque não podemos somar 4a + 6c?
- Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
- Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
- Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
- Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
- Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
- As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)
Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.
Discuta com a turma:
- Porque não podemos somar 4a + 6c?
- Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
- Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
- Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
- Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
- Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
- As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)
Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.
Discuta com a turma:
- Porque não podemos somar 4a + 6c?
- Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
- Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
- Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
- Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
- Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
- As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 - 9)
Orientações: Após conversar com os alunos sobre a solução dos questionamentos propostos na atividade, encoraje-os a mostrar para a turma como registrarão suas considerações. Em seguida, apresente as soluções contidas nos slides solicitando aos alunos que reflitam sobre a maneira que apresentarão para resolver a situação. É importante que eles percebam semelhanças e diferenças no momento de resolver as atividades. Certifique-se que eles tenham entendido o raciocínio adotado.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem diferentes maneiras de resolver problemas, confrontem suas resoluções, identifiquem erros e acertos e façam as possíveis correções.
Discuta com a turma:
- Porque não podemos somar 4a + 6c?
- Qual a importância de utilizar a propriedade distributiva?Explique.
- Você viu alguma vantagem em utilizar a propriedade? Qual? Explique.
- Qual das duas soluções apresentadas você considera mais rápida e fácil? Por quê?
- Podemos multiplicar 2a x 2 e depois 3c x 2 separadamente e depois somarmos? Explique.
- Se fosse uma cartolina com o formato quadrado, como poderíamos representar o seu perímetro?
- As letras “p” e “f” podem assumir valores diferentes de 5 e 11 cm respectivamente? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.
Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre a aplicação da propriedade distributiva na resolução de problemas. Reserve se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.
Propósito: Verificar se os alunos conseguiram aplicar a propriedade distributiva na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- O desenho ajudou na resolução do problema? Se sim, em qual momento?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar