Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_11ALG04
Recursos
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Professor você pode usar o Google Formulário para que os alunos respondam à atividade de retomada, seja digitando a resposta ou inserindo uma foto da resolução feita. Caso seja um trabalho sem recursos digitais, o professor pode solicitar a resolução do problema proposto com as questões que estão indicadas nas orientações usando o WhatsApp.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que tentem resolver a atividade em dois momentos. No primeiro momento eles deverão pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo no caderno. No segundo momento, peça que compartilhem com um familiar o problema para tentar validar uma resposta conjunta. Ao final, oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Compartilhe o slide de soluções para a questão e media a discussão utilizando os questionamentos presentes no slide. Use o meio de comunicação combinado com a turma.
Encerramento
Proponha a resolução da atividade online disponível no Khan Academy, disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-equations-expressions/pre-algebra-evaluating-expressions-word-problems/e/evaluating-expressions-3, acesso em 25 de jun 2020.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos
Sugestão Enviada Por: Renata Gonçalves
Código: MAT7_11ALG04
(EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.
(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes