11260
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Planejando uma Pesquisa

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre probabilidade; estatística

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_19PES01

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, da maneira como está apresentada. Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, altere a comanda e peça que escrevam as escolhas que forem realizando para a pesquisa. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir:

Aquecimento
Encaminhe as imagens dos slides e algumas questões sugeridas na orientação do plano de aula, indicando às famílias que conversem com as crianças sobre o que é uma pesquisa, para que serve e o seu registro através de uma tabela.

Atividade principal
A atividade principal trata de organizar uma pesquisa com a turma da sala de aula. A sugestão é que altere o público, que pode ser familiares, amigos, vizinhos, para o contexto ficar mais próximo dos alunos. Mantenha a pergunta sobre doces preferidos e sabores de sorvete, mas como provavelmente terão adultos respondendo à pesquisa, pode sugerir passeios preferidos. Com a ajuda de um familiar podem fazer o levantamento de dados para a pesquisa.

Nome do aluno pesquisador:
1- PINTE O QUE QUEREMOS DESCOBRIR COM FAMILIARES, AMIGOS E VIZINHOS:
DOCES PREFERIDOS
PASSEIOS PREFERIDOS
SABORES DE SORVETE PREFERIDOS
2- PINTE QUEM VAMOS ENTREVISTAR
ADULTOS E CRIANÇAS
APENAS ADULTOS
APENAS CRIANÇAS
3- ELABORE UMA PERGUNTA AO ENTREVISTADO QUE CONSIGA RESPONDER AO QUE VOCÊ QUER DESCOBRIR:

Envie a imagem, digital ou impressa, da atividade, com as alterações para que possam fazer em casa. Se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir a atividade, peça que escrevam suas escolhas para a pesquisa, conforme os itens da atividade e as questões que são a base para a pesquisa: O que eu quero descobrir? A quem vou perguntar? O que vou perguntar?
Aos familiares envie orientações para que auxiliem os alunos a fazerem as escolhas. Indique que é melhor (por conta da faixa etária dos alunos) determinar uma pergunta mais fechada, com múltipla escolha, pois facilitará o tratamento dos dados. Solicite que te encaminhem o planejamento da pesquisa.

Discussão da solução
Se achar viável, envie o “Check List” proposto no plano de aula para que respondam. Pode mandar antes ou juntamente com a devolutiva.

Sistematização do conceito e Encerramento
Após receber as atividades, encaminhe uma devolutiva, e apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização do conceito e de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_19PES01

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas