11260
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Planejando uma Pesquisa

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre probabilidade; estatística

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO DA AULA select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Objetivos específicos

Definir um objeto de pesquisa e seu universo.

Conceito-chave

Probabilidade; estatística

Recursos necessários

Atividades impressas.





Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos, em seguida anote-o na lousa ou em um cartaz, para que ao final da aula no encerramento você e as crianças possam avaliar se ele foi cumprido ou não, e ainda, com este compartilhamento de objetivo, é possível envolver ainda mais seus alunos no processo de ensino e aprendizagem, num processo de corresponsabilidade entre docente/discente.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Discuta com a turma:

  • O que vocês esperam aprender hoje?
  • Tem alguma palavra do objetivo que vocês conhecem? Qual? O que quer dizer?

AQUECIMENTO (SLIDES 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Esta atividade deverá ser feita coletivamente com toda a classe, inicie a pesquisa com as perguntas do balão da personagem, levantando se as crianças sabem o que é uma pesquisa, se conhecem alguma e se sabem para que elas servem. Incentive as crianças a participarem valorizando as resposta que eles trouxerem. Num segundo momento apresente a eles o gráfico (Slide 4),e questione se já viram algo parecido em algum lugar, em seguida explique que se trata de um gráfico e que ele traz o resultado de uma pesquisa, explore as informações do gráfico, principalmente o assunto dele, faça perguntas “O que quem fez a pergunta tentou descobrir?”(objeto de pesquisa), e ainda, “quem respondeu as perguntas?” (universo da pesquisa).

Propósito: Introduzir o assunto da aula.

Discuta com a turma:

  • No texto de orientação e nos slides tem perguntas a serem discutidas pelos alunos.

AQUECIMENTO (SLIDES 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Esta atividade deverá ser feita coletivamente com toda a classe, inicie a pesquisa com as perguntas do balão da personagem, levantando se as crianças sabem o que é uma pesquisa, se conhecem alguma e se sabem para que elas servem. Incentive as crianças a participarem valorizando as resposta que eles trouxerem. Num segundo momento apresente a eles o gráfico (Slide 4),e questione se já viram algo parecido em algum lugar, em seguida explique que se trata de um gráfico e que ele traz o resultado de uma pesquisa, explore as informações do gráfico, principalmente o assunto dele, faça perguntas “O que quem fez a pergunta tentou descobrir?”(objeto de pesquisa), e ainda, “quem respondeu as perguntas?” (universo da pesquisa).

Propósito: Introduzir o assunto da aula.

Discuta com a turma:

  • No texto de orientação e nos slides tem perguntas a serem discutidas pelos alunos.

ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Inicie a atividade tão logo tenha realizado o aquecimento, faça os questionamentos propostos: “O que eu quero descobrir?” / “A quem vou perguntar?” / “O que vou perguntar?”. Estas questões ajudam a pensar num planejamento de uma pesquisa que envolvem aspectos essenciais do processo de investigação, tais como: Objeto de Pesquisa, Universo da pesquisa, e a organização das perguntas na coleta de dados. Entregue a atividade impressa aos alunos e com você em lousa e eles na atividade, comecem a organização da pesquisa:

1. Defina com os alunos o que queremos descobrir: doces prediletos da turma, brinquedos preferidos, preferência de sabores de sorvete, etc, são algumas propostas que você pode fazer a turma, entretanto deixe que eles escolham. Este será o objeto de pesquisa.

2. Passe para a seleção dos entrevistados: serão somente as meninas?, somente os meninos?, meninos e meninas de nossa classe? Mais uma vez deixe que os alunos escolham, mas proponha: os selecionados conseguirão responder aquilo que descobrir? As respostas podem mudar dependendo de quem eu selecionar? Este será seu universo de pesquisa.

3. Enfim elabore as perguntas com alunos, numa pesquisa as perguntas podem ser abertas (livre resposta) ou fechadas (múltipla escolha), entretanto, por serem crianças pequenas, opte por perguntas fechadas, assim ficará mais fácil para fazer o tratamento dos dados. Questione ainda: Nossas perguntas respondem aquilo que queremos descobrir?

Com base nas perguntas elaboradas coletivamente pelas crianças, escrita por você em lousa, e por eles na atividade, o planejamento da pesquisa está pronta para ir a campo colher os dados.

Propósito: Planejar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

As questões a serem propostas à turma já se encontram nas orientações.

Materiais Complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Inicie a atividade tão logo tenha realizado o aquecimento, faça os questionamentos propostos: “O que eu quero descobrir?” / “A quem vou perguntar?” / “O que vou perguntar?”. Estas questões ajudam a pensar num planejamento de uma pesquisa que envolvem aspectos essenciais do processo de investigação, tais como: Objeto de Pesquisa, Universo da pesquisa, e a organização das perguntas na coleta de dados. Entregue a atividade impressa aos alunos e com você em lousa e eles na atividade, comecem a organização da pesquisa:

1. Defina com os alunos o que queremos descobrir: doces prediletos da turma, brinquedos preferidos, preferência de sabores de sorvete, etc, são algumas propostas que você pode fazer a turma, entretanto deixe que eles escolham. Este será o objeto de pesquisa.

2. Passe para a seleção dos entrevistados: serão somente as meninas?, somente os meninos?, meninos e meninas de nossa classe? Mais uma vez deixe que os alunos escolham, mas proponha: os selecionados conseguirão responder aquilo que descobrir? As respostas podem mudar dependendo de quem eu selecionar? Este será seu universo de pesquisa.

3. Enfim elabore as perguntas com alunos, numa pesquisa as perguntas podem ser abertas (livre resposta) ou fechadas (múltipla escolha), entretanto, por serem crianças pequenas, opte por perguntas fechadas, assim ficará mais fácil para fazer o tratamento dos dados. Questione ainda: Nossas perguntas respondem aquilo que queremos descobrir?

Com base nas perguntas elaboradas coletivamente pelas crianças, escrita por você em lousa, e por eles na atividade, o planejamento da pesquisa está pronta para ir a campo colher os dados.

Propósito: Planejar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

As questões a serem propostas à turma já se encontram nas orientações.

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5

Orientação: Leia a sistematização do conceito para as crianças e peça que justifiquem se elas acham que o planejamento de vocês está completo.

Propósito: Sistematizar o conceito trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • Eu sei o que quero descobrir em minha pesquisa?
  • Estou perguntando para quem?
  • Estas pessoas podem responder devidamente as minhas perguntas? (exemplo perguntar sobre preferência de brinquedos a um adulto)
  • Minhas perguntas tiram minhas dúvidas?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça um “Check List” com os alunos para verem se a pesquisa que vocês planejaram contempla tudo aquilo que uma pesquisa deve ter, registre o quadro na lousa e faça cada uma das perguntas às crianças, respondam “sim” ou “não” para cada um itens. Se em algum item vocês marcarem “não” retomem o planejamento da pesquisa.

Propósito: Verificar se todos os itens essenciais de uma pesquisa estão no planejamento.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Realize a leitura do encerramento para a turma, pergunte sobre o que eles aprenderam, se acreditam que a pesquisa que foi planejada dará certo quando for ser executada.

Propósito: Fazer o encerramento da aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • Vocês gostaram?
  • Será que nossa pesquisa dará certo quando formos fazê-la?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue a atividade as crianças e leia para eles, em seguida peça que eles respondam individualmente. Lembre-se que este é um momento de avaliação e portanto através desta atividade o professor poderá avaliar o quanto do conteúdo proposto na aula os alunos conseguiram aprender. Ao longo da realização da atividade percorra a sala, e faça intervenções produtivas. Para essas intervenções, faça o discuta com a turma com perguntas que o façam refletir sobre o universo da pesquisa.

Propósito: Realizar uma avaliação com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que é a pesquisa?
  • Quem foi entrevistado?
  • O que se espera descobrir com a pesquisa?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Para saber mais leia o texto “Avaliar para crescer

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos, em seguida anote-o na lousa ou em um cartaz, para que ao final da aula no encerramento você e as crianças possam avaliar se ele foi cumprido ou não, e ainda, com este compartilhamento de objetivo, é possível envolver ainda mais seus alunos no processo de ensino e aprendizagem, num processo de corresponsabilidade entre docente/discente.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Discuta com a turma:

  • O que vocês esperam aprender hoje?
  • Tem alguma palavra do objetivo que vocês conhecem? Qual? O que quer dizer?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Objetivos específicos

Definir um objeto de pesquisa e seu universo.

Conceito-chave

Probabilidade; estatística

Recursos necessários

Atividades impressas.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Esta atividade deverá ser feita coletivamente com toda a classe, inicie a pesquisa com as perguntas do balão da personagem, levantando se as crianças sabem o que é uma pesquisa, se conhecem alguma e se sabem para que elas servem. Incentive as crianças a participarem valorizando as resposta que eles trouxerem. Num segundo momento apresente a eles o gráfico (Slide 4),e questione se já viram algo parecido em algum lugar, em seguida explique que se trata de um gráfico e que ele traz o resultado de uma pesquisa, explore as informações do gráfico, principalmente o assunto dele, faça perguntas “O que quem fez a pergunta tentou descobrir?”(objeto de pesquisa), e ainda, “quem respondeu as perguntas?” (universo da pesquisa).

Propósito: Introduzir o assunto da aula.

Discuta com a turma:

  • No texto de orientação e nos slides tem perguntas a serem discutidas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Esta atividade deverá ser feita coletivamente com toda a classe, inicie a pesquisa com as perguntas do balão da personagem, levantando se as crianças sabem o que é uma pesquisa, se conhecem alguma e se sabem para que elas servem. Incentive as crianças a participarem valorizando as resposta que eles trouxerem. Num segundo momento apresente a eles o gráfico (Slide 4),e questione se já viram algo parecido em algum lugar, em seguida explique que se trata de um gráfico e que ele traz o resultado de uma pesquisa, explore as informações do gráfico, principalmente o assunto dele, faça perguntas “O que quem fez a pergunta tentou descobrir?”(objeto de pesquisa), e ainda, “quem respondeu as perguntas?” (universo da pesquisa).

Propósito: Introduzir o assunto da aula.

Discuta com a turma:

  • No texto de orientação e nos slides tem perguntas a serem discutidas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Inicie a atividade tão logo tenha realizado o aquecimento, faça os questionamentos propostos: “O que eu quero descobrir?” / “A quem vou perguntar?” / “O que vou perguntar?”. Estas questões ajudam a pensar num planejamento de uma pesquisa que envolvem aspectos essenciais do processo de investigação, tais como: Objeto de Pesquisa, Universo da pesquisa, e a organização das perguntas na coleta de dados. Entregue a atividade impressa aos alunos e com você em lousa e eles na atividade, comecem a organização da pesquisa:

1. Defina com os alunos o que queremos descobrir: doces prediletos da turma, brinquedos preferidos, preferência de sabores de sorvete, etc, são algumas propostas que você pode fazer a turma, entretanto deixe que eles escolham. Este será o objeto de pesquisa.

2. Passe para a seleção dos entrevistados: serão somente as meninas?, somente os meninos?, meninos e meninas de nossa classe? Mais uma vez deixe que os alunos escolham, mas proponha: os selecionados conseguirão responder aquilo que descobrir? As respostas podem mudar dependendo de quem eu selecionar? Este será seu universo de pesquisa.

3. Enfim elabore as perguntas com alunos, numa pesquisa as perguntas podem ser abertas (livre resposta) ou fechadas (múltipla escolha), entretanto, por serem crianças pequenas, opte por perguntas fechadas, assim ficará mais fácil para fazer o tratamento dos dados. Questione ainda: Nossas perguntas respondem aquilo que queremos descobrir?

Com base nas perguntas elaboradas coletivamente pelas crianças, escrita por você em lousa, e por eles na atividade, o planejamento da pesquisa está pronta para ir a campo colher os dados.

Propósito: Planejar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

As questões a serem propostas à turma já se encontram nas orientações.

Materiais Complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Inicie a atividade tão logo tenha realizado o aquecimento, faça os questionamentos propostos: “O que eu quero descobrir?” / “A quem vou perguntar?” / “O que vou perguntar?”. Estas questões ajudam a pensar num planejamento de uma pesquisa que envolvem aspectos essenciais do processo de investigação, tais como: Objeto de Pesquisa, Universo da pesquisa, e a organização das perguntas na coleta de dados. Entregue a atividade impressa aos alunos e com você em lousa e eles na atividade, comecem a organização da pesquisa:

1. Defina com os alunos o que queremos descobrir: doces prediletos da turma, brinquedos preferidos, preferência de sabores de sorvete, etc, são algumas propostas que você pode fazer a turma, entretanto deixe que eles escolham. Este será o objeto de pesquisa.

2. Passe para a seleção dos entrevistados: serão somente as meninas?, somente os meninos?, meninos e meninas de nossa classe? Mais uma vez deixe que os alunos escolham, mas proponha: os selecionados conseguirão responder aquilo que descobrir? As respostas podem mudar dependendo de quem eu selecionar? Este será seu universo de pesquisa.

3. Enfim elabore as perguntas com alunos, numa pesquisa as perguntas podem ser abertas (livre resposta) ou fechadas (múltipla escolha), entretanto, por serem crianças pequenas, opte por perguntas fechadas, assim ficará mais fácil para fazer o tratamento dos dados. Questione ainda: Nossas perguntas respondem aquilo que queremos descobrir?

Com base nas perguntas elaboradas coletivamente pelas crianças, escrita por você em lousa, e por eles na atividade, o planejamento da pesquisa está pronta para ir a campo colher os dados.

Propósito: Planejar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

As questões a serem propostas à turma já se encontram nas orientações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5

Orientação: Leia a sistematização do conceito para as crianças e peça que justifiquem se elas acham que o planejamento de vocês está completo.

Propósito: Sistematizar o conceito trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • Eu sei o que quero descobrir em minha pesquisa?
  • Estou perguntando para quem?
  • Estas pessoas podem responder devidamente as minhas perguntas? (exemplo perguntar sobre preferência de brinquedos a um adulto)
  • Minhas perguntas tiram minhas dúvidas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça um “Check List” com os alunos para verem se a pesquisa que vocês planejaram contempla tudo aquilo que uma pesquisa deve ter, registre o quadro na lousa e faça cada uma das perguntas às crianças, respondam “sim” ou “não” para cada um itens. Se em algum item vocês marcarem “não” retomem o planejamento da pesquisa.

Propósito: Verificar se todos os itens essenciais de uma pesquisa estão no planejamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Realize a leitura do encerramento para a turma, pergunte sobre o que eles aprenderam, se acreditam que a pesquisa que foi planejada dará certo quando for ser executada.

Propósito: Fazer o encerramento da aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • Vocês gostaram?
  • Será que nossa pesquisa dará certo quando formos fazê-la?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue a atividade as crianças e leia para eles, em seguida peça que eles respondam individualmente. Lembre-se que este é um momento de avaliação e portanto através desta atividade o professor poderá avaliar o quanto do conteúdo proposto na aula os alunos conseguiram aprender. Ao longo da realização da atividade percorra a sala, e faça intervenções produtivas. Para essas intervenções, faça o discuta com a turma com perguntas que o façam refletir sobre o universo da pesquisa.

Propósito: Realizar uma avaliação com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que é a pesquisa?
  • Quem foi entrevistado?
  • O que se espera descobrir com a pesquisa?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Para saber mais leia o texto “Avaliar para crescer

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano