Anexo da Raio X
Plano de Aula
Plano de aula: Teia das operações
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Números decimais exatos, dízimas periódicas e frações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF08MA05 Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.
Objetivos específicos
Realizar operações aritméticas com utilização dos números racionais.
Conhecimentos prévios
Saber somar, subtrair, multiplicar e dividir números decimais e frações.
Conceito-chave
Operações, fração, número decimal.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Regras do jogo impressas em folhas;
- Tabuleiro impresso em folhas;
- Ficha de registro impressas em folhas;
- Calculadora;
- Dados.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Realizar operações aritméticas com utilização dos números racionais.
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para turma.
Propósito: Retomar com os alunos a realização de operações aritméticas com a utilização dos números racionais.
Discuta com a Turma:
- Quais são as operações aritméticas mais utilizadas?
- Cite exemplos de números racionais.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 6).
Orientações: Você poderá escrever o exercício no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.
Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em duplas. Deixe os alunos se familiarizarem com a atividade por alguns instantes, nesse momento, circule pela sala para verificar como as duplas estão resolvendo o exercício.
Propósito: Verificar se os alunos relembraram como realizar operações aritméticas com os números racionais.
Discuta com a Turma:
- Como podemos somar frações com números decimais?
- Podemos transformar tudo em fração?
- Podemos transformar tudo em números decimais?
- Qual é mais fácil de somar: na forma de frações ou números decimais?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 6).
Orientações: Você poderá escrever o exercício no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.
Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em duplas. Deixe os alunos se familiarizarem com a atividade por alguns instantes, nesse momento, circule pela sala para verificar como as duplas estão resolvendo o exercício.
Propósito: Verificar se os alunos relembraram como realizar operações aritméticas com os números racionais.
Discuta com a turma:
- Como podemos somar frações com números decimais?
- Podemos transformar tudo em fração?
- Podemos transformar tudo em números decimais?
- Qual é mais fácil de somar: na forma de frações ou números decimais?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 6).
Orientações: Você poderá escrever o exercício no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.
Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em duplas. Deixe os alunos se familiarizarem com a atividade por alguns instantes, nesse momento, circule pela sala para verificar como as duplas estão resolvendo o exercício.
Propósito: Verificar se os alunos relembraram como realizar operações aritméticas com os números racionais.
Discuta com a turma:
- Como podemos somar frações com números decimais?
- Podemos transformar tudo em fração?
- Podemos transformar tudo em números decimais?
- Qual é mais fácil de somar: na forma de frações ou números decimais?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 6).
Orientações: Você poderá escrever o exercício no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.
Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em duplas. Deixe os alunos se familiarizarem com a atividade por alguns instantes, nesse momento, circule pela sala para verificar como as duplas estão resolvendo o exercício.
Propósito: Verificar se os alunos relembraram como realizar operações aritméticas com os números racionais.
Discuta com a turma:
- Como podemos somar frações com números decimais?
- Podemos transformar tudo em fração?
- Podemos transformar tudo em números decimais?
- Qual é mais fácil de somar: na forma de frações ou números decimais?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado e, neste caso, o cálculo de diversas operações com os números racionais. Este jogo possibilita que os alunos descubram os efeitos das quatro operações com os números racionais e ainda façam estimativas. Separe a sala em grupos de 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar), os alunos vão jogar dupla contra dupla. Para cada dupla, entregue um tabuleiro, um dado, uma calculadora (opcional), duas folhas de registro e duas canetinhas de cores diferentes. Antes de iniciar o jogo, leia as regras e discuta possíveis dúvidas e simule jogadas verificando se o jogo apresenta situações desafiadoras aos alunos, faça pelo menos duas jogadas. Após essa apresentação, deixe os grupos jogarem sozinhos. A calculadora poderá ou não ser utilizada, o uso pode facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras não, porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente (uma sugestão é jogar a primeira vez sem a calculadora e a segunda vez com a calculadora).
Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz, quando cada grupo começar a jogar, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de parcerias entre os alunos e tirando possíveis dúvidas, durante o jogo enquanto observa os alunos jogando, peça para eles explicarem uma jogada, ou porque tomaram uma decisão e não outra, e até mesmo perguntar se não há uma jogada que resulte numa maior pontuação. Se algum grupo finalizou antes e sobrar muito tempo pode-se deixar jogar mais algumas rodadas. Recomendamos que, após algumas aulas, os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento das operações com os racionais.
Uma variação para o jogo é finalizar jogando um dado de operações e um dado com os números e executando a opção sorteada. Uma outra opção é a cada jogada ir jogando o dado de operações e traçando o caminho sorteado.
Após jogarem, peça aos alunos para escrever sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidade, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada. Isso é uma maneira de provocar a reflexão sobre alguns padrões matemáticos.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar as operações com os números racionais.
Discuta com a Turma:
- Qual operação gera um resultado maior? Isso acontece com qualquer número racional?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Este é o tabuleiro para reprodução. Cada grupo deve ter um sobre a mesa.
Pode-se fazer uma variação na regra, ao invés de colorir o percurso, pode-se colocar um marcador sobre o caminho desejado.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar as operações com os números racionais.
Discuta com a Turma:
- Todas as frações são decimais exatos? Como podemos comprovar isso?
- É mais fácil trabalhar com frações ou números decimais?
- Como transformar frações em números decimais? Existe uma única forma?
- Como transformar números decimais em frações? Existe uma única forma?
- Tem algum percurso que só de olhar é possível perceber que vai gerar um maior resultado? Por quê?
- Na hora de pintar o percurso, o que devemos analisar?
- Existe algum problema em, ora usar fração, ora número decimal ao longo do percurso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Esta é a folha de registro para reprodução. Cada dupla deve ter uma sobre a mesa. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente e também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.
As conclusões dos alunos precisam ser discutidas com a classe para serem totalmente compreendidas.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar as operações com os números racionais.
Discuta com a Turma:
- Que operações ficariam mais fáceis, com os números do tabuleiro, dependendo dos números que fossem sorteados?
- Qual operação devemos escolher para ter um resultado maior que o anterior?
- A multiplicação sempre aumenta o número atual?
- Quando compensa escolher a divisão?
- A subtração é uma boa escolha?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 21 minutos. (Slides 10 a 12).
Orientações: Não coloque todas as soluções, pois irá depender dos números que sairão nos dados. Quando jogar uma vez com a sala, guarde alguns resultados encontrados pelo grupo, após jogar algumas vezes, terá quase todas as soluções.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar as operações com os números racionais.
Discuta com a Turma:
- Qual trajeto vai resultar num maior resultado?
- Qual operação é mais vantajosa de escolher? Por quê?
- Tem alguma operação que não devemos escolher? Por quê?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 21 minutos. (Slides 11 e 12).
Orientações: Incentive os alunos a calcular tudo com fração e também tudo com número decimal, mostre as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções de escolha do percurso.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar as operações com os números racionais.
Discuta com a Turma:
- Como se multiplica duas frações?
- A simplificação ajuda nos cálculos? Por quê?
- Antes de multiplicar, podemos simplificar?
- Como transformar número decimal em fração?
- Como se divide duas frações?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 21 minutos. (Slides 11 e 12).
Orientações: Incentive os alunos a calcular tudo com fração e também tudo com número decimal, mostre as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções de escolha do percurso.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar as operações com os números racionais.
Discuta com a Turma:
- Como se multiplica duas frações?
- A simplificação ajuda nos cálculos? Por quê?
- Antes de multiplicar, podemos simplificar?
- Como transformar número decimal em fração?
- Como se divide duas frações?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou escreva as informações no quadro encerrando a atividade.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens.
Discuta com a Turma:
Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:
- Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje, ou que discutimos em aula hoje?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
- Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?
Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.
Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento você pode encontrar no livro “Mentalidades Matemáticas: Estimulando o Potencial dos Estudantes por Meio da Matemática Criativa, das Mensagens Inspiradoras e do Ensino Inovador”, de Jo Boaler, Editora Penso.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das operações com os números racionais.
Discuta com a Turma:
- É fácil somar números decimais?
- Como podemos somar as dízimas periódicas?
- Essas dízimas são simples ou compostas?
- O que precisamos fazer para somar as frações?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Professor, revisite todos os arquivos do plano que você vai orientar e identifique os pontos principais para o trabalho remoto. Lembre-se que as sugestões precisam envolver tanto o uso da tecnologia quanto situações em que a tecnologia não está disponível.
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS.
- Necessários: calculadora.
- Opcionais: Whatsapp, plataforma da Khan Academy (disponível aqui).
Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO.
Aquecimento
A atividade proposta pode ser copiada no caderno. Ela demanda tempo para os alunos pensarem nas estratégias de solução: se realizam a soma (e subtração) por frações ou por números decimais.
Eles podem precisar de mais de uma aula para chegar às conclusões. Incentive o uso da calculadora. Para uma das estratégias, será necessário transformar números fracionários em decimais. Este tema é sempre alvo de muitas dúvidas.
Os alunos que têm acesso à Internet podem apreciar os vídeos a seguir:
Vídeo 1 (disponível aqui).
Vídeo 2 (disponível aqui).
Atividade principal
A atividade principal pode ser suprimida para aula à distância
Discussão das soluções
As estratégias utilizadas pelos alunos são muito importantes para a discussão e consolidação das aprendizagens. Solicite que eles escolham uma linha ou coluna para explicitar as estratégias e encaminhar por Whatsapp, para que você possa analisar e divulgar posteriormente pelo canal mais conveniente (Whatsapp, e-mail, Meet). Talvez essa aula precise de outro momentos de retomada.
Sistematização
xxx
Encerramento
xxx
Raio X
O Raio X pode ser proposto como revisão das aprendizagens.
Convite às famílias
Por meio da reta numerada é possível observar o valor dos números. Os alunos podem conversar com as famílias sobre qual número é maior: 2,205 ou 2,5? Onde se localizaria na reta tais números?
Lembre-se que familiares não letrados podem opinar sobre situações semelhantes e os alunos podem apresentar argumentos sobre essa situação.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF08MA05 Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.
Objetivos específicos
Realizar operações aritméticas com utilização dos números racionais.
Conhecimentos prévios
Saber somar, subtrair, multiplicar e dividir números decimais e frações.
Conceito-chave
Operações, fração, número decimal.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Regras do jogo impressas em folhas;
- Tabuleiro impresso em folhas;
- Ficha de registro impressas em folhas;
- Calculadora;
- Dados.