Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_24PES07
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: google Formulários, Padlet, Google Apresentações, YouTube.
Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.
Aquecimento
Proponha aos alunos que registrem um parágrafo sobre o porquê das pesquisas serem feitas. Isso pode ser solicitado por escrito ou usando o Padlet como recurso, inclusive de socialização das definições apresentadas.
Atividade principal
O professor pode criar uma atividade impressa com todas as etapas presentes nesta atividade ou transpô-las para o Google Formulários, visando otimizar sua organização e a dos alunos.
Discussão das soluções
A partir dos dados colhidos na etapa anterior (Atividade Principal) podemos socializar aos alunos as escolhas feitas e pedir que eles iniciem a organização de uma pesquisa sobre o tema de maior votação por parte da turma, com o público a ser questionado também pré-selecionado.
Os resultados obtidos por cada aluno podem ser socializados em uma sequência de slides usando o Google Apresentações, com o auxílio dos familiares ou em registro escrito.
O professor pode organizar os dados obtidos a partir da pesquisa feita por cada aluno em um único arquivo via Google Apresentações para disponibilizá-lo para toda a turma.
Sistematização
Apresente o slide desta etapa e vá fazendo apontamentos a partir do Google Apresentações, de maneira bem detalhada ou grave um breve vídeo usando o YouTube para oferecer aos alunos uma sistematização em outro formato que não seja o escrito/visual apenas. Você também pode trazer estes apontamentos ampliando o diagrama apresentado no slide, fazendo indicações e comentários para uso em folha impressa, caso os alunos não tenham acesso à internet.
Encerramento
Proponha que os alunos respondam a seguinte questão em seus cadernos: “O que torna uma pergunta tão interessante para que uma pesquisa seja feita com ela?”. Proponha que os alunos conversem com suas famílias sobre a tarefa desta etapa e o que eles pensam sobre a importância de uma pergunta.
Raio X
Proponha que os alunos respondam à atividade usando o Google Formulários ou em folha impressa. Peça que também respondam às atividades complementares indicadas nas orientações ao professor.
Convite às famílias
Convide a família a acompanhar os alunos na etapa de Encerramento, para discutir sobre a importância de uma pergunta. Outra etapa que merece muita atenção é a de Discussão das soluções, em que a família pode auxiliar os alunos no trabalho com o Google Apresentações ou o registro escrito, caso não tenham acesso ao recurso.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT2_24PES07
(EF02MA23) Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
AULA 01
AULA 02
AULA 06
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes