11255
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - RECONSTRUINDO AS ETAPAS DA PESQUISA I

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre Etapas da pesquisa.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Cristina Moreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como uma pesquisa começa?
  • Para quem fazemos perguntas de uma pesquisa?
  • Como podemos fazer estas perguntas?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma e reflitam juntos.

Propósito: Refletir sobre o porquê iniciamos uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quem já ouviu falar sobre pesquisa? E em pesquisa estatística?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua esta atividade impressa.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Veja a reportagem aqui: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2016/09/12/VIDEOGAME-E-JOGOS-ONLINE-AINDA-DOMINAM-PREFERENCIA-DAS-CRIANCAS-BRASILEIRAS-DE-ATE-12-A.htm

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Indicações de Leitura ao Professor:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: . Acesso em 03 dez. 2017.

GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: . Acesso em 03 dez. 2017.

IBGE. Vamos Contar. Disponível em:. Acesso em 19 dez. 2017.

SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em:. Acesso em 03 dez. 2017.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Solicitando logo em seguida aos alunos, para que eles escolham uma das opções dentre as presentes no slide.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais outras perguntas podem ser feitas?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Aqui é importante que os alunos saibam: TEMA: o que pesquisar. POPULAÇÃO: quem pesquisar (o grupo). PERGUNTA: que basicamente será o instrumento de pesquisa.

Professor, atentar para diferença entre população e amostra. A população se refere ao grupo escolhido para realizar a pesquisa: todos os 2ºs anos, somente o 2º A, as turmas da manhã, os pais… Depois vai se decidir se a pesquisa é amostral (10 alunos de cada turma, somente a metade da turma do 2º A…) ou censitária (com toda a população). Quando a pesquisa é feita somente na sala de aula, ela é censitária, pois foi estabelecido anteriormente que a população seria a turma. Não é necessário focar nestas diferenças.

Propósito: Identificar algumas etapas da pesquisa (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Na situação da reportagem qual pode ser o problema de pesquisa?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Que assuntos você tem interesse em pesquisar?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos(slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você faria esta pergunta para todos os seus colegas de sala?
  • Como você registraria as escolhas das crianças?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Após passar por essa série de slides (slides 8 a 11), solicite para que os alunos iniciem a criação e execução da pesquisa, seguindo os passos apresentados anteriormente:

1. QUAL TEMA VOCÊS SUGEREM PARA NÓS REALIZARMOS UMA PESQUISA?

2. VOCÊ VAI PERGUNTAR PARA QUAL GRUPO? VOCÊ VAI PERGUNTAS PARA TODAS AS PESSOAS DO GRUPO OU APENAS PARA UMA AMOSTRA?

3. PENSE EM COMO PODERÁ SERÁ REALIZADA A PERGUNTA PARA OS PARTICIPANTES DA PESQUISA (ORALMENTE OU POR ESCRITO).

Discuta com a turma:

  • Você colocaria outras opções, além de desenhar e pintar? Quais?
  • Você perguntaria oralmente ou por escrito?
  • Como você registraria as respostas das crianças?

Material complementar

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor, leia as perguntas para a turma.

Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa: problema proposto, coleta e organização dos dados em listas e tabelas de dupla entrada. Faça a pesquisa sugerida com sua turma e peça para que comparem as informações veiculadas na tabela.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Para quem foram feitas a pergunta?
  • Como registrar as respostas das crianças?

Material complementar

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Deixe as duplas formularem seus conceitos.

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Retomar os conceitos desenvolvidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Pense e anote tudo o que você aprendeu com a aula de hoje.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre algumas etapas da pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender que etapas de uma pesquisa estudamos hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, distribua a impressão da atividade de raio-x. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Acontecem muitas brigas na sua escola?

Material complementar

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais são suas sugestões?

Material complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais são suas sugestões?

Material complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como uma pesquisa começa?
  • Para quem fazemos perguntas de uma pesquisa?
  • Como podemos fazer estas perguntas?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma e reflitam juntos.

Propósito: Refletir sobre o porquê iniciamos uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quem já ouviu falar sobre pesquisa? E em pesquisa estatística?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua esta atividade impressa.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Veja a reportagem aqui: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2016/09/12/VIDEOGAME-E-JOGOS-ONLINE-AINDA-DOMINAM-PREFERENCIA-DAS-CRIANCAS-BRASILEIRAS-DE-ATE-12-A.htm

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Indicações de Leitura ao Professor:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: . Acesso em 03 dez. 2017.

GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: . Acesso em 03 dez. 2017.

IBGE. Vamos Contar. Disponível em:. Acesso em 19 dez. 2017.

SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em:. Acesso em 03 dez. 2017.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Solicitando logo em seguida aos alunos, para que eles escolham uma das opções dentre as presentes no slide.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais outras perguntas podem ser feitas?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Aqui é importante que os alunos saibam: TEMA: o que pesquisar. POPULAÇÃO: quem pesquisar (o grupo). PERGUNTA: que basicamente será o instrumento de pesquisa.

Professor, atentar para diferença entre população e amostra. A população se refere ao grupo escolhido para realizar a pesquisa: todos os 2ºs anos, somente o 2º A, as turmas da manhã, os pais… Depois vai se decidir se a pesquisa é amostral (10 alunos de cada turma, somente a metade da turma do 2º A…) ou censitária (com toda a população). Quando a pesquisa é feita somente na sala de aula, ela é censitária, pois foi estabelecido anteriormente que a população seria a turma. Não é necessário focar nestas diferenças.

Propósito: Identificar algumas etapas da pesquisa (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Na situação da reportagem qual pode ser o problema de pesquisa?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Que assuntos você tem interesse em pesquisar?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos(slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você faria esta pergunta para todos os seus colegas de sala?
  • Como você registraria as escolhas das crianças?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Após passar por essa série de slides (slides 8 a 11), solicite para que os alunos iniciem a criação e execução da pesquisa, seguindo os passos apresentados anteriormente:

1. QUAL TEMA VOCÊS SUGEREM PARA NÓS REALIZARMOS UMA PESQUISA?

2. VOCÊ VAI PERGUNTAR PARA QUAL GRUPO? VOCÊ VAI PERGUNTAS PARA TODAS AS PESSOAS DO GRUPO OU APENAS PARA UMA AMOSTRA?

3. PENSE EM COMO PODERÁ SERÁ REALIZADA A PERGUNTA PARA OS PARTICIPANTES DA PESQUISA (ORALMENTE OU POR ESCRITO).

Discuta com a turma:

  • Você colocaria outras opções, além de desenhar e pintar? Quais?
  • Você perguntaria oralmente ou por escrito?
  • Como você registraria as respostas das crianças?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor, leia as perguntas para a turma.

Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa: problema proposto, coleta e organização dos dados em listas e tabelas de dupla entrada. Faça a pesquisa sugerida com sua turma e peça para que comparem as informações veiculadas na tabela.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Para quem foram feitas a pergunta?
  • Como registrar as respostas das crianças?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Deixe as duplas formularem seus conceitos.

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Retomar os conceitos desenvolvidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Pense e anote tudo o que você aprendeu com a aula de hoje.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre algumas etapas da pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender que etapas de uma pesquisa estudamos hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, distribua a impressão da atividade de raio-x. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Acontecem muitas brigas na sua escola?

Material complementar

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais são suas sugestões?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais são suas sugestões?

Material complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano