11255
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - RECONSTRUINDO AS ETAPAS DA PESQUISA I

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre Etapas da pesquisa.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Cristina Moreira

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Aquecimento 3. Atividade principal 4. Discussão da solução 5. Sistematização do Conceito 6. Encerramento 7. Raio X Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como uma pesquisa começa?
  • Para quem fazemos perguntas de uma pesquisa?
  • Como podemos fazer estas perguntas?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma e reflitam juntos.

Propósito: Refletir sobre o porquê iniciamos uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quem já ouviu falar sobre pesquisa? E em pesquisa estatística?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua esta atividade impressa.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Veja a reportagem aqui: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2016/09/12/VIDEOGAME-E-JOGOS-ONLINE-AINDA-DOMINAM-PREFERENCIA-DAS-CRIANCAS-BRASILEIRAS-DE-ATE-12-A.htm

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Indicações de Leitura ao Professor:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: . Acesso em 03 dez. 2017.

GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: . Acesso em 03 dez. 2017.

IBGE. Vamos Contar. Disponível em:. Acesso em 19 dez. 2017.

SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em:. Acesso em 03 dez. 2017.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Solicitando logo em seguida aos alunos, para que eles escolham uma das opções dentre as presentes no slide.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais outras perguntas podem ser feitas?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Aqui é importante que os alunos saibam: TEMA: o que pesquisar. POPULAÇÃO: quem pesquisar (o grupo). PERGUNTA: que basicamente será o instrumento de pesquisa.

Professor, atentar para diferença entre população e amostra. A população se refere ao grupo escolhido para realizar a pesquisa: todos os 2ºs anos, somente o 2º A, as turmas da manhã, os pais… Depois vai se decidir se a pesquisa é amostral (10 alunos de cada turma, somente a metade da turma do 2º A…) ou censitária (com toda a população). Quando a pesquisa é feita somente na sala de aula, ela é censitária, pois foi estabelecido anteriormente que a população seria a turma. Não é necessário focar nestas diferenças.

Propósito: Identificar algumas etapas da pesquisa (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Na situação da reportagem qual pode ser o problema de pesquisa?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Que assuntos você tem interesse em pesquisar?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos(slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você faria esta pergunta para todos os seus colegas de sala?
  • Como você registraria as escolhas das crianças?

Material complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Após passar por essa série de slides (slides 8 a 11), solicite para que os alunos iniciem a criação e execução da pesquisa, seguindo os passos apresentados anteriormente:

1. QUAL TEMA VOCÊS SUGEREM PARA NÓS REALIZARMOS UMA PESQUISA?

2. VOCÊ VAI PERGUNTAR PARA QUAL GRUPO? VOCÊ VAI PERGUNTAS PARA TODAS AS PESSOAS DO GRUPO OU APENAS PARA UMA AMOSTRA?

3. PENSE EM COMO PODERÁ SERÁ REALIZADA A PERGUNTA PARA OS PARTICIPANTES DA PESQUISA (ORALMENTE OU POR ESCRITO).

Discuta com a turma:

  • Você colocaria outras opções, além de desenhar e pintar? Quais?
  • Você perguntaria oralmente ou por escrito?
  • Como você registraria as respostas das crianças?

Material complementar

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor, leia as perguntas para a turma.

Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa: problema proposto, coleta e organização dos dados em listas e tabelas de dupla entrada. Faça a pesquisa sugerida com sua turma e peça para que comparem as informações veiculadas na tabela.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Para quem foram feitas a pergunta?
  • Como registrar as respostas das crianças?

Material complementar

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Deixe as duplas formularem seus conceitos.

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Retomar os conceitos desenvolvidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Pense e anote tudo o que você aprendeu com a aula de hoje.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre algumas etapas da pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender que etapas de uma pesquisa estudamos hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, distribua a impressão da atividade de raio-x. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Acontecem muitas brigas na sua escola?

Material complementar

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais são suas sugestões?

Material complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais são suas sugestões?

Material complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como uma pesquisa começa?
  • Para quem fazemos perguntas de uma pesquisa?
  • Como podemos fazer estas perguntas?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma e reflitam juntos.

Propósito: Refletir sobre o porquê iniciamos uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quem já ouviu falar sobre pesquisa? E em pesquisa estatística?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua esta atividade impressa.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Veja a reportagem aqui: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2016/09/12/VIDEOGAME-E-JOGOS-ONLINE-AINDA-DOMINAM-PREFERENCIA-DAS-CRIANCAS-BRASILEIRAS-DE-ATE-12-A.htm

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Indicações de Leitura ao Professor:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: . Acesso em 03 dez. 2017.

GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: . Acesso em 03 dez. 2017.

IBGE. Vamos Contar. Disponível em:. Acesso em 19 dez. 2017.

SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em:. Acesso em 03 dez. 2017.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu ou leu alguma notícia a este respeito?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Solicitando logo em seguida aos alunos, para que eles escolham uma das opções dentre as presentes no slide.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais outras perguntas podem ser feitas?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Aqui é importante que os alunos saibam: TEMA: o que pesquisar. POPULAÇÃO: quem pesquisar (o grupo). PERGUNTA: que basicamente será o instrumento de pesquisa.

Professor, atentar para diferença entre população e amostra. A população se refere ao grupo escolhido para realizar a pesquisa: todos os 2ºs anos, somente o 2º A, as turmas da manhã, os pais… Depois vai se decidir se a pesquisa é amostral (10 alunos de cada turma, somente a metade da turma do 2º A…) ou censitária (com toda a população). Quando a pesquisa é feita somente na sala de aula, ela é censitária, pois foi estabelecido anteriormente que a população seria a turma. Não é necessário focar nestas diferenças.

Propósito: Identificar algumas etapas da pesquisa (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Na situação da reportagem qual pode ser o problema de pesquisa?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Que assuntos você tem interesse em pesquisar?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos(slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Você faria esta pergunta para todos os seus colegas de sala?
  • Como você registraria as escolhas das crianças?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Após passar por essa série de slides (slides 8 a 11), solicite para que os alunos iniciem a criação e execução da pesquisa, seguindo os passos apresentados anteriormente:

1. QUAL TEMA VOCÊS SUGEREM PARA NÓS REALIZARMOS UMA PESQUISA?

2. VOCÊ VAI PERGUNTAR PARA QUAL GRUPO? VOCÊ VAI PERGUNTAS PARA TODAS AS PESSOAS DO GRUPO OU APENAS PARA UMA AMOSTRA?

3. PENSE EM COMO PODERÁ SERÁ REALIZADA A PERGUNTA PARA OS PARTICIPANTES DA PESQUISA (ORALMENTE OU POR ESCRITO).

Discuta com a turma:

  • Você colocaria outras opções, além de desenhar e pintar? Quais?
  • Você perguntaria oralmente ou por escrito?
  • Como você registraria as respostas das crianças?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor, leia as perguntas para a turma.

Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa: problema proposto, coleta e organização dos dados em listas e tabelas de dupla entrada. Faça a pesquisa sugerida com sua turma e peça para que comparem as informações veiculadas na tabela.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Para quem foram feitas a pergunta?
  • Como registrar as respostas das crianças?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Deixe as duplas formularem seus conceitos.

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Retomar os conceitos desenvolvidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Pense e anote tudo o que você aprendeu com a aula de hoje.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre algumas etapas da pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender que etapas de uma pesquisa estudamos hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, distribua a impressão da atividade de raio-x. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Acontecem muitas brigas na sua escola?

Material complementar

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais são suas sugestões?

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 15 a 17).

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Problematização, amostra e instrumento de pesquisa).

Discuta com a turma:

  • Quais são suas sugestões?

Material complementar

Slide Plano Aula
  • Para o Professor
  • Documento

    Guia de Intervenção

  • Documento

    Resolução da Atividade Principal

  • Documento

    Resolução da Atividade Complementar

  • Documento

    Resolução da Atividade de Raio X

  • Para o Aluno
  • Documento

    Atividade Principal

  • Documento

    Atividade Complementar

  • Documento

    Atividade de Raio X


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Você sabe fazer listas?

AULA 02

Qual é a pergunta?

AULA 03

Trabalhando com tabela de dupla entrada

AULA 04

Pesquisa: organização dos dados em tabelas de dupla entrada

AULA 05

Gráfico de barras: como e por que fazer

AULA 06

Produzindo Gráficos de barras

AULA 08

RECONSTRUINDO AS ETAPAS DA PESQUISA II

AULA 09

TRATANDO E LENDO DADOS DE UMA PESQUISA

AULA 10

CLASSIFICANDO DADOS DE UMA PESQUISA

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Trabalhando com tabela de dupla entrada

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Possibilidades lançar dados

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Resultados imprevisíveis

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Encontrar a bolinha diferente é possível?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Chances de ganhar um jogo, quais são?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Acertar a bola na cesta: provável ou impossível?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Você sabe fazer listas?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Qual é a pergunta?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo TRATANDO E LENDO DADOS DE UMA PESQUISA

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo CLASSIFICANDO DADOS DE UMA PESQUISA

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo RECONSTRUINDO AS ETAPAS DA PESQUISA II

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Gráfico de barras: como e por que fazer

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo RECONSTRUINDO AS ETAPAS DA PESQUISA I

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Produzindo Gráficos de barras

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Pesquisa: organização dos dados em tabelas de dupla entrada

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

2º ano / Matemática / Geometria

O lugar onde vivo

2º ano / Matemática / Geometria

Na janela o que é que tem

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas em ambientes

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas com palitos de fósforo

2º ano / Matemática / Números

Multiplicando por 2

2º ano / Matemática / Números

Multiplicando por 3

2º ano / Matemática / Números

Pensando sobre dobro e triplo

2º ano / Matemática / Geometria

Diferentes espaços e direções

2º ano / Matemática / Números

Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Subtração na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas e não planas

2º ano / Matemática / Geometria

Brincando com as figuras não planas: esfera e cilindro

2º ano / Matemática / Geometria

Brincando com as figuras não planas: cubo e paralelepíedo

2º ano / Matemática / Geometria

Planificando as figuras não planas

2º ano / Matemática / Números

Usando a calculadora

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas em imagens

2º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as figuras planas

2º ano / Matemática / Números

O que é metade?

2º ano / Matemática / Geometria

Eu no planeta

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Trabalhando com tabela de dupla entrada

2º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Resolução de problemas: muitos dados, e agora?

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quantos metros têm? Estimando para descobrir!

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Resolução de situações-problema envolvendo composição de moedas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA23 da BNCC

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Trabalhando com tabela de dupla entrada

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Você sabe fazer listas?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Qual é a pergunta?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

RECONSTRUINDO AS ETAPAS DA PESQUISA II

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Gráfico de barras: como e por que fazer

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

RECONSTRUINDO AS ETAPAS DA PESQUISA I

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Produzindo Gráficos de barras

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Pesquisa: organização dos dados em tabelas de dupla entrada

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann