11253
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Tabuleiro de Juros simples

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre elaborar e resolver problemas envolvendo o cálculo de juros simples.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_04NUM05)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (WhatsApp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora

Retomada
Inicie o contato por meio da rede social escolhida propondo que relembrem o que significa as expressões porcentagem e juros simples.

Atividade principal
Proponha para os alunos a seguinte situação: “Uma pessoa fez um investimento de 6 mil reais, que foi o lucro de sua micro empresa num determinado mês. A taxa de juros simples aplicada foi de 0,5% ao mês e o dinheiro ficou aplicado por 6 meses".
E determine que descrevam:
a) O valor do montante final e como calcularam;
b) Se o montante final for o resultado de um acréscimo de valores (parcelas) iguais, qual seria o valor de cada parcela?

Painel de soluções
- Montante ao final, o pensamento usando a fórmula seria:
M= 6000 + 6000 . 0,005 . 6 = 6180 reais

- Pagando parcelado, poderia ser:
M= 6000 + 6000 . 0,005 . 6 = 6180 reais
Mas, temos que dividir igualmente em 6meses:
6000 : 6 = 1000
6180 : 6 = 1030 seria o valor de cada parcela.
Logo, é como se tivesse um acréscimo de 30 reais em cada mês.

Discussão das soluções e encerramento
Discuta, dentro da ideia de usar a fórmula nas regras de juros simples.
Isso facilita o uso de calculadoras e os cálculos mais rápidos.

Raio X
Seguindo o plano original para ações presenciais, peça para resolverem a atividade adaptada:
“Leandro comprou um sofá em 10 parcelas iguais mensais, sem uma entrada no ato da compra, a uma taxa de juros simples de 5% ao mês. O valor à vista era R$2000,00. Qual o valor de cada prestação?” (Aqui se prevê uma aplicação direta da fórmula algébrica: Se M = C + C.i.t, então cada prestação é M : t)

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares próximos numa pesquisa sobre os juros simples no site: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=413, por exemplo.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_04NUM05

(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas