11253
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Tabuleiro de Juros simples

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre elaborar e resolver problemas envolvendo o cálculo de juros simples.

Plano 05 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Habilidade da BNCC

(EF09MA05) . Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.




Objetivos específicos

Elaborar e resolver problemas envolvendo o cálculo de juros simples.



Conhecimentos prévios

Saber calcular porcentagem.



Conceito-chave

Juros simples, montante e capital.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Regras do jogo impressas em folhas;
  • Cartas do jogo impressas em folhas;
  • Tabuleiro impresso em folhas;
  • Ficha de registro impressas em folhas;
  • Calculadora;
  • Dados.

Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Resolver situações problemas do dia a dia envolvendo o cálculo de juros simples.

Discuta com a Turma:

  • O que precisa conter em um enunciado de uma situação-problema envolvendo juros simples?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slide 3 e 4).

Orientações: Escreva o exercício no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Incentive os alunos a calcular as porcentagens mentalmente achando primeiro 10% e depois 1%. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.

Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em grupos de quatro alunos. Deixe os alunos se familiarizar com a atividade por alguns instantes, nesse momento circule pela sala para verificar como os grupos estão resolvendo o problema.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como elaborar e resolver uma situação-problema envolvendo o cálculo de juros simples.

Discuta com a Turma:

  • Como podemos encontrar 13% de um número diretamente sem fazer por partes?
  • Como podemos encontrar 10% de 800 mentalmente? E 1%?
  • Em quais situações do dia a dia podemos pagar juros simples?
  • Elabore uma situação-problema envolvendo o cálculo de juros simples, faça a resolução e guarde com você, em seguida entregue para o grupo ao lado resolver e depois confira se fez corretamente.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de retomada

Resolução da atividade de retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slide 3 e 4).

Orientações: Escreva o exercício no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Incentive os alunos a calcular as porcentagens mentalmente achando primeiro 10% e depois 1%. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.

Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em grupos de quatro alunos. Deixe os alunos se familiarizar com a atividade por alguns instantes, nesse momento circule pela sala para verificar como os grupos estão resolvendo o problema.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como elaborar e resolver uma situação-problema envolvendo o cálculo de juros simples.

Discuta com a Turma:

  • Como podemos encontrar 13% de um número diretamente sem fazer por partes?
  • Como podemos encontrar 10% de 800 mentalmente? E 1%?
  • Em quais situações do dia a dia podemos pagar juros simples?
  • Elabore uma situação-problema envolvendo o cálculo de juros simples, faça a resolução e guarde com você, em seguida entregue para o grupo ao lado resolver e depois confira se fez corretamente.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, e neste caso o cálculo de juros simples. Separe a sala em grupos de 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar), os alunos vão jogar dupla contra dupla. Para cada dupla entregue um tabuleiro, dois dados, de preferência um de cada cor, uma calculadora, as cartas e uma folha de registro (uma outra sugestão é jogar com apenas um dado, todos iniciam na casa 1,1 e o número do dado é a quantidade de casas que vai andar, ou seja, você irá fazer do tabuleiro uma trilha). Antes de iniciar o jogo, faça uma simulação de uma jogada contra os alunos apresentando as regras e discutindo as dúvidas, leia as regras e simule jogadas verificando se o jogo apresenta situações desafiadoras aos alunos, faça duas ou três jogadas, em uma delas escolha uma das cartas na qual os alunos devem elaborar um problema para que juntos vocês possam montar uma situação problema. Após essa apresentação deixe os grupos jogar sozinhos. A calculadora poderá ou não ser utilizada, o uso pode facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras não porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente (uma sugestão é jogar a primeira vez sem a calculadora e a segunda vez com a calculadora). O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros simples e o montante, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz, quando cada grupo começar a jogar circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de parcerias entre os alunos e tirando possíveis dúvidas, durante o jogo enquanto observa os alunos jogando, peça para eles explicarem uma jogada, ou porque tomaram uma decisão e não outra e até mesmo perguntar se não há uma jogada que dificulte a próxima ação. Se algum grupo finalizou as quatro partidas e sobrar muito tempo pode-se deixar jogar mais algumas rodadas. Se algum grupo estiver tendo dificuldade e demorar para resolver os problemas peça para fazer apenas três rodadas. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros simples.

Após jogarem, peça aos alunos para escrever sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidade, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros simples.

Discuta com a turma:

  • Numa situação envolvendo juros simples o que podemos achar primeiro?
  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar a taxa de juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenções

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Estas são as cartas para reprodução. Cada grupo deve ter todas elas na mesa.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Estas são as cartas para reprodução. Cada grupo deve ter todas elas na mesa.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Estas são as cartas para reprodução. Cada grupo deve ter todas elas na mesa.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Estas são as cartas para reprodução. Cada grupo deve ter todas elas na mesa.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slide 10 à 19) .

Orientações: Durante a simulação com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar 10% mentalmente? E 15%? E 20%?
  • Como podemos encontrar 1% mentalmente? E 0,5%? E 4%?

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva na lousa encerrando a atividade.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento você pode encontrar no livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da elaboração de uma situação problema envolvendo o cálculo de juros simples.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar 5% mentalmente?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resoluções da Raio X

Atividade complementar

Resolução das atividades complementares

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Orientação: A reprodução da folha de registro é opcional, pois essa tabela é fácil dos alunos reproduzirem numa folha.

Resumo da aula

download Baixar plano
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Resolver situações problemas do dia a dia envolvendo o cálculo de juros simples.

Discuta com a Turma:

  • O que precisa conter em um enunciado de uma situação-problema envolvendo juros simples?

  • Habilidade da BNCC

    (EF09MA05) . Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.




    Objetivos específicos

    Elaborar e resolver problemas envolvendo o cálculo de juros simples.



    Conhecimentos prévios

    Saber calcular porcentagem.



    Conceito-chave

    Juros simples, montante e capital.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Regras do jogo impressas em folhas;
    • Cartas do jogo impressas em folhas;
    • Tabuleiro impresso em folhas;
    • Ficha de registro impressas em folhas;
    • Calculadora;
    • Dados.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slide 3 e 4).

Orientações: Escreva o exercício no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Incentive os alunos a calcular as porcentagens mentalmente achando primeiro 10% e depois 1%. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.

Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em grupos de quatro alunos. Deixe os alunos se familiarizar com a atividade por alguns instantes, nesse momento circule pela sala para verificar como os grupos estão resolvendo o problema.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como elaborar e resolver uma situação-problema envolvendo o cálculo de juros simples.

Discuta com a Turma:

  • Como podemos encontrar 13% de um número diretamente sem fazer por partes?
  • Como podemos encontrar 10% de 800 mentalmente? E 1%?
  • Em quais situações do dia a dia podemos pagar juros simples?
  • Elabore uma situação-problema envolvendo o cálculo de juros simples, faça a resolução e guarde com você, em seguida entregue para o grupo ao lado resolver e depois confira se fez corretamente.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de retomada

Resolução da atividade de retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slide 3 e 4).

Orientações: Escreva o exercício no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Incentive os alunos a calcular as porcentagens mentalmente achando primeiro 10% e depois 1%. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.

Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em grupos de quatro alunos. Deixe os alunos se familiarizar com a atividade por alguns instantes, nesse momento circule pela sala para verificar como os grupos estão resolvendo o problema.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como elaborar e resolver uma situação-problema envolvendo o cálculo de juros simples.

Discuta com a Turma:

  • Como podemos encontrar 13% de um número diretamente sem fazer por partes?
  • Como podemos encontrar 10% de 800 mentalmente? E 1%?
  • Em quais situações do dia a dia podemos pagar juros simples?
  • Elabore uma situação-problema envolvendo o cálculo de juros simples, faça a resolução e guarde com você, em seguida entregue para o grupo ao lado resolver e depois confira se fez corretamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, e neste caso o cálculo de juros simples. Separe a sala em grupos de 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar), os alunos vão jogar dupla contra dupla. Para cada dupla entregue um tabuleiro, dois dados, de preferência um de cada cor, uma calculadora, as cartas e uma folha de registro (uma outra sugestão é jogar com apenas um dado, todos iniciam na casa 1,1 e o número do dado é a quantidade de casas que vai andar, ou seja, você irá fazer do tabuleiro uma trilha). Antes de iniciar o jogo, faça uma simulação de uma jogada contra os alunos apresentando as regras e discutindo as dúvidas, leia as regras e simule jogadas verificando se o jogo apresenta situações desafiadoras aos alunos, faça duas ou três jogadas, em uma delas escolha uma das cartas na qual os alunos devem elaborar um problema para que juntos vocês possam montar uma situação problema. Após essa apresentação deixe os grupos jogar sozinhos. A calculadora poderá ou não ser utilizada, o uso pode facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras não porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente (uma sugestão é jogar a primeira vez sem a calculadora e a segunda vez com a calculadora). O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros simples e o montante, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz, quando cada grupo começar a jogar circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de parcerias entre os alunos e tirando possíveis dúvidas, durante o jogo enquanto observa os alunos jogando, peça para eles explicarem uma jogada, ou porque tomaram uma decisão e não outra e até mesmo perguntar se não há uma jogada que dificulte a próxima ação. Se algum grupo finalizou as quatro partidas e sobrar muito tempo pode-se deixar jogar mais algumas rodadas. Se algum grupo estiver tendo dificuldade e demorar para resolver os problemas peça para fazer apenas três rodadas. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros simples.

Após jogarem, peça aos alunos para escrever sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidade, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros simples.

Discuta com a turma:

  • Numa situação envolvendo juros simples o que podemos achar primeiro?
  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar a taxa de juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Orientação: Estas são as cartas para reprodução. Cada grupo deve ter todas elas na mesa.

Slide Plano Aula

Orientação: Estas são as cartas para reprodução. Cada grupo deve ter todas elas na mesa.

Slide Plano Aula

Orientação: Estas são as cartas para reprodução. Cada grupo deve ter todas elas na mesa.

Slide Plano Aula

Orientação: Estas são as cartas para reprodução. Cada grupo deve ter todas elas na mesa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slide 10 à 19) .

Orientações: Durante a simulação com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar 10% mentalmente? E 15%? E 20%?
  • Como podemos encontrar 1% mentalmente? E 0,5%? E 4%?
Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva na lousa encerrando a atividade.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento você pode encontrar no livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da elaboração de uma situação problema envolvendo o cálculo de juros simples.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar 5% mentalmente?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resoluções da Raio X

Atividade complementar

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Orientação: A reprodução da folha de registro é opcional, pois essa tabela é fácil dos alunos reproduzirem numa folha.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano