11252
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema? Um! Operações matemáticas? Várias!

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre problemas com mais de uma operação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_25RDP05

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp ou acesso a plataforma de interação combinada entre professor e alunos
- Opcionais: Google sala de aula,

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal. 

Atividade principal

Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está no primeiro slide da Atividade Principal. Tire uma foto desse slide, disponibilize a imagem para os alunos e oriente-os a resolver o problema proposto. Você poderá usar o meio de comunicação estabelecido com os alunos. Solicite a eles que registrem suas resoluções e estratégias no caderno para que possam retomá-las durante a aula. Incentive os alunos a resolverem a atividade de forma autônoma. Durante a aula vocês irão discutir as soluções.

Discussão das soluções

A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Organize um painel de soluções. Peça aos alunos que tirem uma foto das suas resoluções e compartilhem no ambiente de interação combinado entre vocês, como whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Se sua aula for síncrona, estimule os alunos a usar a ferramenta de áudio ou vídeo e falar como pensaram para atender o que foi solicitado. Esse momento da aula será muito importante, pois vocês irão sistematizar algumas ideias discutidas anteriormente. Reforce com os alunos a importância de registrar tudo o que fizerem, especialmente agora. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos resolvam problemas que envolvem mais de uma operação e elaborem estratégias pessoais de resolução. Sendo assim, explore cada pergunta proposta no item Discuta com a turma, solicitando que eles façam os registros para que possam perceber que há várias possibilidades de organizar as ideias para resolver um mesmo problema. Ao perceberem essas possibilidades, os alunos compreendem que o erro faz parte do processo de aprendizagem.

Convite às famílias

Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_25RDP05

(EF06MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 6º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas