Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Problema? Um! Operações matemáticas? Várias!
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo e elaborando problemas de matemática
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Objetivos específicos
- Refletir sobre as operações matemáticas e sua utilização na resolução de problema:
- Resolver problemas utilizando mais que uma operação matemática,conduzindo o aluno a apresentar diferentes resoluções para o mesmo.
- Consolidar o uso das operações matemáticas e sua utilização na resolução do problemas propostos.
Conceito-chave
Problemas com mais de uma operação.
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
Vocabulário que será aprendido nesta aula: operações matemáticas, problemas com mais de uma operação.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Refletir sobre as operações matemáticas e sua utilização na resolução de problema:
- Resolver problemas utilizando mais que uma operação matemática,conduzindo o aluno a apresentar diferentes resoluções para o mesmo.
- Consolidar o uso das operações matemáticas e sua utilização na resolução do problemas propostos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo Sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o problema para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
RETOMADA
Tempo Sugerido: 5 minutos
Orientação: Professor, embora os alunos desde as séries iniciais estejam habituados a resolução de problemas, é interessante descobrir o que os mesmos pensam sobre o tema e se conseguem perceber a sua presença além da sala de aula. Com essa discussão, busca-se também romper com algumas ideias que possam acompanhar os alunos, tais comos: “ esse probleminha é de mais ou de menos” ou “ é de vezes ou de dividir” e mostrar que estas operações podem estar presentes em um mesmo problema.
Propósito: Refletir com a turma sobre problemas que são resolvidos, utilizando mais que uma operação.
Discuta com a turma:
- Algum de vocês já utilizou essa fala: “Professor, o problema é de mais ou de menos?” ou “ É de vezes ou de dividir?” em alguma aula de matemática?
- O que quer dizer: “é de mais ou de menos? E “de vezes ou dividir”?
- Pense em alguma situação que você já viveu em casa ou em outro lugar em que você utilizou operações matemáticas. Nessas situações que você lembrou, foi necessário usar apenas a adição? E a subtração? E a multiplicação e a divisão?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Realize a leitura do problema junto com os alunos, destacando que há muitas outras atividades que são realizadas em nossas casas e na casa de Carla que consomem água e que podem ter seu consumo reduzido. Feita a leitura e realize um diálogo com os alunos destacando o entendimento dos mesmos, quanto a resolução deste problema e por fim sinalize que neste problema há uma resposta a ser apresentada, mas de maneiras distintas. Permita que esta atividade seja realizada em duplas ou trios, para que possam partilhar suas ideias, dúvidas e aprendizagens.
Segue uma lista de atividade complementares que pode ser utilizada no decorrer da aula, ou como tarefa de casa, ou da maneira que julgar mais adequado.
Segue também o Guia de intervenções que pode ser utilizado no decorrer das aulas, diante das dificuldades e erros apresentados pelos alunos.
Propósito: Propor diferentes soluções para um problema que utiliza mais que uma operação.
Discuta com a turma: Durante a apresentação do problema, promova discussões com seus alunos, ainda se baseando na utilização das operações matemática na resolução de problemas.
- Qual a proposta apresentada neste problema?
- E para atingir essa proposta, o que é preciso fazer?
- E como é calculada essa economia de água?
Materiais complementares para impressão:
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Realize a leitura do problema junto com os alunos, destacando que há muitas outras atividades que são realizadas em nossas casas e na casa de Carla que consomem água e que podem ter seu consumo reduzido. Feita a leitura e realize um diálogo com os alunos destacando o entendimento dos mesmos, quanto a resolução deste problema e por fim sinalize que neste problema há uma resposta a ser apresentada, mas de maneiras distintas. Permita que esta atividade seja realizada em duplas ou trios, para que possam partilhar suas ideias, dúvidas e aprendizagens.
Segue uma lista de atividade complementares que pode ser utilizada no decorrer da aula, ou como tarefa de casa, ou da maneira que julgar mais adequado.
Segue também o Guia de intervenções que pode ser utilizado no decorrer das aulas, diante das dificuldades e erros apresentados pelos alunos.
Propósito: Propor diferentes soluções para um problema que utiliza mais que uma operação.
Discuta com a turma: Durante a apresentação do problema, promova discussões com seus alunos, ainda se baseando na utilização das operações matemática na resolução de problemas.
- Qual a proposta apresentada neste problema?
- E para atingir essa proposta, o que é preciso fazer?
- E como é calculada essa economia de água?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.
Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.
Discuta com a turma:
- Como foi propor a resolução deste problema?
- Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
- Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você aprendeu de novo?
- Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.
Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.
Discuta com a turma:
- Como foi propor a resolução deste problema?
- Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
- Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você aprendeu de novo?
- Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.
Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.
Discuta com a turma:
- Como foi propor a resolução deste problema?
- Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
- Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você aprendeu de novo?
- Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.
Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.
Discuta com a turma:
- Como foi propor a resolução deste problema?
- Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
- Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você aprendeu de novo?
- Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.
Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.
Discuta com a turma:
- Como foi propor a resolução deste problema?
- Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
- Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você aprendeu de novo?
- Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.
Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.
Discuta com a turma:
- Como foi propor a resolução deste problema?
- Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
- Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você aprendeu de novo?
- Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.
Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.
Discuta com a turma:
- Como foi propor a resolução deste problema?
- Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
- Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você aprendeu de novo?
- Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.
Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.
Discuta com a turma:
- Como foi propor a resolução deste problema?
- Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
- Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você aprendeu de novo?
- Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.
Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.
Discuta com a turma:
- Como foi propor a resolução deste problema?
- Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
- Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você aprendeu de novo?
- Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.
Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.
Discuta com a turma:
- Como foi propor a resolução deste problema?
- Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
- Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você aprendeu de novo?
- Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?
ENCERRAMENTO
Tempo Sugerido: 03 minutos
Orientação: Encerre a aula destacando as atividades que foram propostas no aula de hoje e a maneira que as resoluções foram encontradas.
Propósito: Discutir com os alunos sobre a utilização das operações matemáticas na resolução de um mesmo problema.
RAIO X
Tempo Sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema com aluno e solicite que resolvam esta atividade individualmente. Mostre que o problema apresenta uma parte da resolução, onde afirma que uma equipe é a campeã e pede que que o resultado das duas outras equipes seja proposto pelo aluno. Este momento servirá para verificar se os alunos compreenderam que um problema pode ser resolvido por meio de diferentes operações matemáticas e que podem apresentar diferentes respostas, para um mesmo questionamento.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos.
Discuta com a turma:
- Se o problema não afirmasse que a equipe Lixo Zero fosse a campeã, o que isso mudaria na resolução?
- Não é a primeira vez que você resolve problemas que utilizam as operações matemáticas, e mesmo não sendo a primeira vez, teve algo que de novo para sua aprendizagem? O que mudou?
- É possível identificar semelhanças entre as atividades realizadas na aula de hoje? E diferenças?
- E se o problema ja apresentasse as vitórias, empates e derrotas de cada time, a resolução seria diferente da que você apresentou? Por que?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_25RDP05
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp ou acesso à plataforma de interação combinada entre professor e alunos
- Opcionais: Google sala de aula,
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está no primeiro slide da Atividade Principal. Tire uma foto desse slide, disponibilize a imagem para os alunos e oriente-os a resolver o problema proposto. Você poderá usar o meio de comunicação estabelecido com os alunos. Solicite a eles que registrem suas resoluções e estratégias no caderno para que possam retomá-las durante a aula. Incentive os alunos a resolverem a atividade de forma autônoma. Durante a aula vocês irão discutir as soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Organize um painel de soluções. Peça aos alunos que fotografem as suas resoluções e compartilhem no ambiente de interação combinado entre vocês, como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Se sua aula for síncrona, estimule os alunos a usar a ferramenta de áudio ou vídeo e falar como pensaram para atender o que foi solicitado. Esse momento da aula será muito importante, pois vocês irão sistematizar algumas ideias discutidas anteriormente. Reforce com os alunos a importância de registrar tudo o que fizerem, especialmente agora. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos resolvam problemas que envolvem mais de uma operação e elaborem estratégias pessoais de resolução. Sendo assim, explore cada pergunta proposta no item Discuta com a turma, solicitando que eles façam os registros para que possam perceber que há várias possibilidades de organizar as ideias para resolver um mesmo problema. Ao perceberem essas possibilidades, os alunos compreendem que o erro faz parte do processo de aprendizagem.
Convite às famílias
Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Objetivos específicos
- Refletir sobre as operações matemáticas e sua utilização na resolução de problema:
- Resolver problemas utilizando mais que uma operação matemática,conduzindo o aluno a apresentar diferentes resoluções para o mesmo.
- Consolidar o uso das operações matemáticas e sua utilização na resolução do problemas propostos.
Conceito-chave
Problemas com mais de uma operação.
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
Vocabulário que será aprendido nesta aula: operações matemáticas, problemas com mais de uma operação.