11252
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Problema? Um! Operações matemáticas? Várias!

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre problemas com mais de uma operação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

 

OBJETIVO select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva




Objetivos específicos

  • Refletir sobre as operações matemáticas  e sua utilização na resolução de problema:
  • Resolver problemas utilizando mais que uma operação matemática,conduzindo o aluno a apresentar diferentes resoluções para o mesmo.
  • Consolidar o uso das operações matemáticas e sua utilização na resolução do problemas propostos.



Conceito-chave

Problemas com mais de uma operação.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos

Vocabulário que será aprendido nesta aula: operações matemáticas, problemas com mais de uma operação.


Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

RETOMADA select-down

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor, embora os alunos desde as séries iniciais estejam habituados a resolução de problemas, é interessante descobrir o que os mesmos pensam sobre o tema e se conseguem perceber a sua presença além da sala de aula. Com essa discussão, busca-se também romper com algumas ideias que possam acompanhar os alunos, tais comos: “ esse probleminha é de mais ou de menos” ou “ é de vezes ou de dividir” e mostrar que estas operações podem estar presentes em um mesmo problema.

Propósito: Refletir com a turma sobre problemas que são resolvidos, utilizando mais que uma operação.

Discuta com a turma:

  • Algum de vocês já utilizou essa fala: “Professor, o problema é de mais ou de menos?” ou “ É de vezes ou de dividir?” em alguma aula de matemática?
  • O que quer dizer: “é de mais ou de menos? E “de vezes ou dividir”?
  • Pense em alguma situação que você já viveu em casa ou em outro lugar em que você utilizou operações matemáticas. Nessas situações que você lembrou, foi necessário usar apenas a adição? E a subtração? E a multiplicação e a divisão?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema junto com os alunos, destacando que há muitas outras atividades que são realizadas em nossas casas e na casa de Carla que consomem água e que podem ter seu consumo reduzido. Feita a leitura e realize um diálogo com os alunos destacando o entendimento dos mesmos, quanto a resolução deste problema e por fim sinalize que neste problema há uma resposta a ser apresentada, mas de maneiras distintas. Permita que esta atividade seja realizada em duplas ou trios, para que possam partilhar suas ideias, dúvidas e aprendizagens.

Segue uma lista de atividade complementares que pode ser utilizada no decorrer da aula, ou como tarefa de casa, ou da maneira que julgar mais adequado.

Segue também o Guia de intervenções que pode ser utilizado no decorrer das aulas, diante das dificuldades e erros apresentados pelos alunos.

Propósito: Propor diferentes soluções para um problema que utiliza mais que uma operação.

Discuta com a turma: Durante a apresentação do problema, promova discussões com seus alunos, ainda se baseando na utilização das operações matemática na resolução de problemas.

  • Qual a proposta apresentada neste problema?
  • E para atingir essa proposta, o que é preciso fazer?
  • E como é calculada essa economia de água?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema junto com os alunos, destacando que há muitas outras atividades que são realizadas em nossas casas e na casa de Carla que consomem água e que podem ter seu consumo reduzido. Feita a leitura e realize um diálogo com os alunos destacando o entendimento dos mesmos, quanto a resolução deste problema e por fim sinalize que neste problema há uma resposta a ser apresentada, mas de maneiras distintas. Permita que esta atividade seja realizada em duplas ou trios, para que possam partilhar suas ideias, dúvidas e aprendizagens.

Segue uma lista de atividade complementares que pode ser utilizada no decorrer da aula, ou como tarefa de casa, ou da maneira que julgar mais adequado.

Segue também o Guia de intervenções que pode ser utilizado no decorrer das aulas, diante das dificuldades e erros apresentados pelos alunos.

Propósito: Propor diferentes soluções para um problema que utiliza mais que uma operação.

Discuta com a turma: Durante a apresentação do problema, promova discussões com seus alunos, ainda se baseando na utilização das operações matemática na resolução de problemas.

  • Qual a proposta apresentada neste problema?
  • E para atingir essa proposta, o que é preciso fazer?
  • E como é calculada essa economia de água?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

ENCERRAMENTO select-down

Tempo Sugerido: 03 minutos

Orientação: Encerre a aula destacando as atividades que foram propostas no aula de hoje e a maneira que as resoluções foram encontradas.

Propósito: Discutir com os alunos sobre a utilização das operações matemáticas na resolução de um mesmo problema.

RAIO X select-down

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, faça a leitura do problema com aluno e solicite que resolvam esta atividade individualmente. Mostre que o problema apresenta uma parte da resolução, onde afirma que uma equipe é a campeã e pede que que o resultado das duas outras equipes seja proposto pelo aluno. Este momento servirá para verificar se os alunos compreenderam que um problema pode ser resolvido por meio de diferentes operações matemáticas e que podem apresentar diferentes respostas, para um mesmo questionamento.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Se o problema não afirmasse que a equipe Lixo Zero fosse a campeã, o que isso mudaria na resolução?
  • Não é a primeira vez que você resolve problemas que utilizam as operações matemáticas, e mesmo não sendo a primeira vez, teve algo que de novo para sua aprendizagem? O que mudou?
  • É possível identificar semelhanças entre as atividades realizadas na aula de hoje? E diferenças?
  • E se o problema ja apresentasse as vitórias, empates e derrotas de cada time, a resolução seria diferente da que você apresentou? Por que?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva




Objetivos específicos

  • Refletir sobre as operações matemáticas  e sua utilização na resolução de problema:
  • Resolver problemas utilizando mais que uma operação matemática,conduzindo o aluno a apresentar diferentes resoluções para o mesmo.
  • Consolidar o uso das operações matemáticas e sua utilização na resolução do problemas propostos.



Conceito-chave

Problemas com mais de uma operação.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos

Vocabulário que será aprendido nesta aula: operações matemáticas, problemas com mais de uma operação.

Tempo Sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor, embora os alunos desde as séries iniciais estejam habituados a resolução de problemas, é interessante descobrir o que os mesmos pensam sobre o tema e se conseguem perceber a sua presença além da sala de aula. Com essa discussão, busca-se também romper com algumas ideias que possam acompanhar os alunos, tais comos: “ esse probleminha é de mais ou de menos” ou “ é de vezes ou de dividir” e mostrar que estas operações podem estar presentes em um mesmo problema.

Propósito: Refletir com a turma sobre problemas que são resolvidos, utilizando mais que uma operação.

Discuta com a turma:

  • Algum de vocês já utilizou essa fala: “Professor, o problema é de mais ou de menos?” ou “ É de vezes ou de dividir?” em alguma aula de matemática?
  • O que quer dizer: “é de mais ou de menos? E “de vezes ou dividir”?
  • Pense em alguma situação que você já viveu em casa ou em outro lugar em que você utilizou operações matemáticas. Nessas situações que você lembrou, foi necessário usar apenas a adição? E a subtração? E a multiplicação e a divisão?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema junto com os alunos, destacando que há muitas outras atividades que são realizadas em nossas casas e na casa de Carla que consomem água e que podem ter seu consumo reduzido. Feita a leitura e realize um diálogo com os alunos destacando o entendimento dos mesmos, quanto a resolução deste problema e por fim sinalize que neste problema há uma resposta a ser apresentada, mas de maneiras distintas. Permita que esta atividade seja realizada em duplas ou trios, para que possam partilhar suas ideias, dúvidas e aprendizagens.

Segue uma lista de atividade complementares que pode ser utilizada no decorrer da aula, ou como tarefa de casa, ou da maneira que julgar mais adequado.

Segue também o Guia de intervenções que pode ser utilizado no decorrer das aulas, diante das dificuldades e erros apresentados pelos alunos.

Propósito: Propor diferentes soluções para um problema que utiliza mais que uma operação.

Discuta com a turma: Durante a apresentação do problema, promova discussões com seus alunos, ainda se baseando na utilização das operações matemática na resolução de problemas.

  • Qual a proposta apresentada neste problema?
  • E para atingir essa proposta, o que é preciso fazer?
  • E como é calculada essa economia de água?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema junto com os alunos, destacando que há muitas outras atividades que são realizadas em nossas casas e na casa de Carla que consomem água e que podem ter seu consumo reduzido. Feita a leitura e realize um diálogo com os alunos destacando o entendimento dos mesmos, quanto a resolução deste problema e por fim sinalize que neste problema há uma resposta a ser apresentada, mas de maneiras distintas. Permita que esta atividade seja realizada em duplas ou trios, para que possam partilhar suas ideias, dúvidas e aprendizagens.

Segue uma lista de atividade complementares que pode ser utilizada no decorrer da aula, ou como tarefa de casa, ou da maneira que julgar mais adequado.

Segue também o Guia de intervenções que pode ser utilizado no decorrer das aulas, diante das dificuldades e erros apresentados pelos alunos.

Propósito: Propor diferentes soluções para um problema que utiliza mais que uma operação.

Discuta com a turma: Durante a apresentação do problema, promova discussões com seus alunos, ainda se baseando na utilização das operações matemática na resolução de problemas.

  • Qual a proposta apresentada neste problema?
  • E para atingir essa proposta, o que é preciso fazer?
  • E como é calculada essa economia de água?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientação: Este momento deve ser direcionado a valorizar as resoluções propostas pelos alunos e as soluções encontradas.. Permita que os alunos exponham as diferentes maneiras que utilizaram para atingir a solução, e quais as estratégias que utilizaram nas resoluções.. Destaque que neste problema mais de uma operação foi utilizada na resolução do mesmo. Valorize as apresentações dos alunos e só apresente esta resolução se for diferente de alguma das resoluções propostas pelos alunos.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas em um problema que utiliza mais que operação na sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como foi propor a resolução deste problema?
  • Qual a diferença em resolver este problema com os problemas que você já resolveu anteriormente?
  • Qual é o objeto do nosso estudo? E o que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você aprendeu de novo?
  • Que outras ações positivas podem acontecer com a redução do consumo de água por parte de Carla?

Tempo Sugerido: 03 minutos

Orientação: Encerre a aula destacando as atividades que foram propostas no aula de hoje e a maneira que as resoluções foram encontradas.

Propósito: Discutir com os alunos sobre a utilização das operações matemáticas na resolução de um mesmo problema.

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, faça a leitura do problema com aluno e solicite que resolvam esta atividade individualmente. Mostre que o problema apresenta uma parte da resolução, onde afirma que uma equipe é a campeã e pede que que o resultado das duas outras equipes seja proposto pelo aluno. Este momento servirá para verificar se os alunos compreenderam que um problema pode ser resolvido por meio de diferentes operações matemáticas e que podem apresentar diferentes respostas, para um mesmo questionamento.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Se o problema não afirmasse que a equipe Lixo Zero fosse a campeã, o que isso mudaria na resolução?
  • Não é a primeira vez que você resolve problemas que utilizam as operações matemáticas, e mesmo não sendo a primeira vez, teve algo que de novo para sua aprendizagem? O que mudou?
  • É possível identificar semelhanças entre as atividades realizadas na aula de hoje? E diferenças?
  • E se o problema ja apresentasse as vitórias, empates e derrotas de cada time, a resolução seria diferente da que você apresentou? Por que?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano