11251
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Descobrindo as propriedades dos triângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre investigar relações de proporcionalidade em retas paralelas cortadas por transversais aplicadas a ângulos de um triângulo.

Plano 05 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Investigar relações de proporcionalidade em retas paralelas cortadas por transversais aplicadas a ângulos de um triângulo.

Conceito-chave

Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos e externos de um triângulo qualquer.

Recursos necessários


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações:
I
nstigue a curiosidade dos alunos para descobrirem as relações dos ângulos em um triângulo. Distribua entre os alunos a atividade impressa e peça que realizem de acordo com as orientações. Circule pela sala e certifique que os alunos estão realizando a atividade corretamente.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de retomada

Resolução Atividade de Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações:
Instigue a curiosidade dos alunos para descobrirem as relações dos ângulos em um triângulo. Distribua entre os alunos a atividade impressa e peça que realizem de acordo com as orientações. Circule pela sala e certifique que os alunos estão realizando a atividade corretamente.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

  • Pensando em retas paralelas cortadas por transversais, quais dessas retas representam as paralelas e quais representam as transversais?
  • Quais as relações encontramos nos ângulos formados em retas paralelas cortadas por transversais?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações:
Instigue a curiosidade dos alunos para descobrirem as relações dos ângulos em um triângulo. Distribua entre os alunos a atividade impressa e peça que realizem de acordo com as orientações. Circule pela sala e certifique que os alunos estão realizando a atividade corretamente.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

  • O que são ângulos alternos internos? Que relação existe entre eles?
  • O que podemos afirmar sobre ângulos suplementares?
  • Os ângulos suplementares precisam ser adjacentes?
  • Se eu traçar a reta paralela à outro lado do triângulo, essas relações permanecem?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações:
Leia com os alunos a conclusão que encontraram e peça que registrem em seus respectivos cadernos.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 e 8).

Orientações:
Antes de realizar a atividade com a turma converse sobre os ângulos externos de um triângulo, utilize a imagem e peça que os alunos desenhem a lápis os outros ângulos externos existente nesse triângulo.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

  • Quantos ângulos externos podemos encontrar nesse triângulo?
  • O que podemos afirmar sobre o ângulo externo e o ângulo adjacente à ele?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de Intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 e 8).

Orientações:
Distribua a atividade impressa para os alunos, peça que leiam a atividade e realizem. Deixe que os alunos façam sua atividade individualmente, para depois comparar os resultados com o colega. Circule pela sala, orientando e questionando os alunos na resolução da atividade.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

  • É possível afirmar a soma dos ângulos sem conhecer suas medidas?
  • Será que é realmente possível encontrar uma relação com os ângulos internos e os ângulos externos?
  • Quais são os ângulos adjacentes a ? e quais são os não adjacentes?
  • Analise os ângulos desse triângulo, é possível encontrar relação de congruência entre eles?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9, 10 e 11).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, deixe que os alunos apresentem seus resultados e suas hipóteses, peça para que pelo menos 3 ou 4 alunos apresentem seus resultados, tente convidar alunos que resolveram de forma diferente.

Propósito: Discutir as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

Depois que os alunos apresentarem seus resultados, questione:

  • Qual é mesmo a propriedade da soma dos ângulos internos de um triângulo?
  • Por que podemos afirmar que ? e ? são suplementares se não conhecemos suas medidas?
  • Como o ângulo ? pode ajudar a resolver o item c?
  • Se fossem dois ângulos diferentes, seria possível resolver o item c?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9, 10 e 11).

Orientações:
Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, deixe que os alunos apresentem seus resultados e suas hipóteses, peça para que pelo menos 3 ou 4 alunos apresentem seus resultados, tente convidar alunos que resolveram de forma diferente.

Propósito: Discutir as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

Depois que os alunos apresentarem seus resultados, questione:

  • Que relação foi estabelecida para que seja possível responder o item e?
  • Essa relação serve para qualquer triângulo?
  • Podemos aplicar essas relações nos outros ângulos externos desse triângulo?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9, 10 e 11).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, deixe que os alunos apresentem seus resultados e suas hipóteses, peça para que pelo menos 3 ou 4 alunos apresentem seus resultados, tente convidar alunos que resolveram de forma diferente.

Propósito: Discutir as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

Depois que os alunos apresentarem seus resultados, questione:

  • Que relação foi estabelecida para que seja possível responder o item f?
  • Essa relação serve para qualquer triângulo?
  • Podemos aplicar essas relações nos outros ângulos externos desse triângulo?

Professor, converse com os alunos sobre o que é uma propriedade ou uma generalização em matemática, deixe claro que para se estabelecer uma propriedade é preciso que seja válida em qualquer triângulo.

  • Será que essa conclusão pode ser uma propriedade?
  • Vamos testar em outros triângulos?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Investigar relações de proporcionalidade em retas paralelas cortadas por transversais aplicadas a ângulos de um triângulo.

Conceito-chave

Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos e externos de um triângulo qualquer.

Recursos necessários

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações:
I
nstigue a curiosidade dos alunos para descobrirem as relações dos ângulos em um triângulo. Distribua entre os alunos a atividade impressa e peça que realizem de acordo com as orientações. Circule pela sala e certifique que os alunos estão realizando a atividade corretamente.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de retomada

Resolução Atividade de Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações:
Instigue a curiosidade dos alunos para descobrirem as relações dos ângulos em um triângulo. Distribua entre os alunos a atividade impressa e peça que realizem de acordo com as orientações. Circule pela sala e certifique que os alunos estão realizando a atividade corretamente.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

  • Pensando em retas paralelas cortadas por transversais, quais dessas retas representam as paralelas e quais representam as transversais?
  • Quais as relações encontramos nos ângulos formados em retas paralelas cortadas por transversais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações:
Instigue a curiosidade dos alunos para descobrirem as relações dos ângulos em um triângulo. Distribua entre os alunos a atividade impressa e peça que realizem de acordo com as orientações. Circule pela sala e certifique que os alunos estão realizando a atividade corretamente.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

  • O que são ângulos alternos internos? Que relação existe entre eles?
  • O que podemos afirmar sobre ângulos suplementares?
  • Os ângulos suplementares precisam ser adjacentes?
  • Se eu traçar a reta paralela à outro lado do triângulo, essas relações permanecem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).

Orientações:
Leia com os alunos a conclusão que encontraram e peça que registrem em seus respectivos cadernos.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 e 8).

Orientações:
Antes de realizar a atividade com a turma converse sobre os ângulos externos de um triângulo, utilize a imagem e peça que os alunos desenhem a lápis os outros ângulos externos existente nesse triângulo.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

  • Quantos ângulos externos podemos encontrar nesse triângulo?
  • O que podemos afirmar sobre o ângulo externo e o ângulo adjacente à ele?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de Intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 e 8).

Orientações:
Distribua a atividade impressa para os alunos, peça que leiam a atividade e realizem. Deixe que os alunos façam sua atividade individualmente, para depois comparar os resultados com o colega. Circule pela sala, orientando e questionando os alunos na resolução da atividade.

Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

  • É possível afirmar a soma dos ângulos sem conhecer suas medidas?
  • Será que é realmente possível encontrar uma relação com os ângulos internos e os ângulos externos?
  • Quais são os ângulos adjacentes a ? e quais são os não adjacentes?
  • Analise os ângulos desse triângulo, é possível encontrar relação de congruência entre eles?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9, 10 e 11).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, deixe que os alunos apresentem seus resultados e suas hipóteses, peça para que pelo menos 3 ou 4 alunos apresentem seus resultados, tente convidar alunos que resolveram de forma diferente.

Propósito: Discutir as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

Depois que os alunos apresentarem seus resultados, questione:

  • Qual é mesmo a propriedade da soma dos ângulos internos de um triângulo?
  • Por que podemos afirmar que ? e ? são suplementares se não conhecemos suas medidas?
  • Como o ângulo ? pode ajudar a resolver o item c?
  • Se fossem dois ângulos diferentes, seria possível resolver o item c?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9, 10 e 11).

Orientações:
Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, deixe que os alunos apresentem seus resultados e suas hipóteses, peça para que pelo menos 3 ou 4 alunos apresentem seus resultados, tente convidar alunos que resolveram de forma diferente.

Propósito: Discutir as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

Depois que os alunos apresentarem seus resultados, questione:

  • Que relação foi estabelecida para que seja possível responder o item e?
  • Essa relação serve para qualquer triângulo?
  • Podemos aplicar essas relações nos outros ângulos externos desse triângulo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9, 10 e 11).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, deixe que os alunos apresentem seus resultados e suas hipóteses, peça para que pelo menos 3 ou 4 alunos apresentem seus resultados, tente convidar alunos que resolveram de forma diferente.

Propósito: Discutir as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.

Discuta com a turma:

Depois que os alunos apresentarem seus resultados, questione:

  • Que relação foi estabelecida para que seja possível responder o item f?
  • Essa relação serve para qualquer triângulo?
  • Podemos aplicar essas relações nos outros ângulos externos desse triângulo?

Professor, converse com os alunos sobre o que é uma propriedade ou uma generalização em matemática, deixe claro que para se estabelecer uma propriedade é preciso que seja válida em qualquer triângulo.

  • Será que essa conclusão pode ser uma propriedade?
  • Vamos testar em outros triângulos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano