Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Questione os alunos sobre situações problemas. É importante que deixe-os falar e expor suas ideias sobre o assunto. Inicie a aula aproximando o aluno do conteúdo que será trabalhado. Portanto, o conhecimento sobre o que é uma situação problema é pré-requisito para dar continuidade nas demais atividades da aula.
Proponha que relatem experiências vividas no dia a dia que envolvam problemas matemáticos, tais como:
- Ir ao supermercado para comprar algo com uma determinada quantia: o dinheiro será suficiente? Faltará? Sobrará?
- Você tem 5 balas deu 2 duas para sua irmã. Com quantas ficou?
- Estava jogando futebol, seu time fez 5 gols e o outro fez 3, quem ganhou o jogo? Quantos pontos de diferença?
Pense em situações que façam parte da realidade e do cotidiano do aluno.
Propósito: Aproximar os alunos do conceito que será trabalhado.
Discuta com a turma:
- O que são situações?
- O que são problemas?
- O que é uma situação problema?
- No dia a dia nos deparamos com diversas situações que podem se tornar um problema matemático. Você sabe quais podem ser?
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Apresente a situação e incentive os alunos a identificar as informações presentes na situação problema. Logo que apresentar o problema, estimule-os a investigar a possibilidade de se ter como pergunta as três opções e constatar qual a alternativa que oferece maior desafio.
Propósito: Estimular os alunos na construção de pensamentos matemáticos e lógicos.
Discuta com a turma:
- Quais são as informações oferecidas pelo problema?
- Lendo a situação podemos perceber se há algo para ser resolvido?
- O que falta na situação para que seja considerada um problema?
- Verificando cada uma das alternativas propostas como pergunta para o problema, qual você acredita ser a mais adequada e por quê?
- Se considerarmos a alternativa A, o que é preciso fazer para resolvê-lo?
- E se considerarmos a alternativa B, o que é preciso fazer para resolvê-lo?
- E se considerarmos a alternativa C, o que é preciso fazer para resolvê-lo?
Material complementar:
Sugestão de leitura: O que ensinar em Matemática
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6)
Orientações: Apresente a situação para a turma, e peça que, em duplas, analisem a situação proposta pela professora Maria. Explore a interpretação e a compreensão dos dados presentes na situação. Discuta com a turma se essa situação está completa e se há um problema a ser resolvido. Os alunos precisam constatar que a situação apresentada está incompleta, ou seja, falta algo para que o problema possa ser resolvido. Aqui é apresentada uma situação com alguns dados, onde é necessário analisá-la e verificar o que é preciso fazer. O próximo slide apresenta a proposta principal da aula. Entregue impressa a atividade principal somente com a parte I.
Propósito: Ler, interpretar e explorar dados de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- A professora Maria apresentou o que para seus alunos?
- Como é uma situação problema?
- O que precisa ter numa situação problema?
- O que está sendo pedido na situação? É possível que os alunos da professora Maria solucionem essa situação?
- O final da situação diz “se cada um recebeu 20 bolinhas” qual é a proposta do problema? É possível identificar o que está sendo pedido para resolvê-lo?
Materiais complementares:
Sugestão de leitura: O que são situações problema
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6)
Orientações: Apresente a situação para a turma, e peça que, em duplas, analisem a situação proposta pela professora Maria. Explore a interpretação e a compreensão dos dados presentes na situação. Discuta com a turma se essa situação está completa e se há um problema a ser resolvido. Os alunos precisam constatar que a situação apresentada está incompleta, ou seja, falta algo para que o problema possa ser resolvido. Aqui é apresentada uma situação com alguns dados, onde é necessário analisá-la e verificar o que é preciso fazer. O próximo slide apresenta a proposta principal da aula. Entregue impressa a atividade principal somente com a parte I.
Propósito: Elaborar perguntas para uma situação problema.
Discuta com a turma:
- O que Viviane deu a seus coleguinhas?
- Quantas bolinhas cada um ganhou?
- Quantos coleguinha de Viviane ganharam bolinhas coloridas?
- Pensando nessas informações dadas é possível saber mais alguma coisa? O quê?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Deixe os alunos exporem suas ideias, discutirem as perguntas elaboradas e verificar a possibilidade delas serem resolvidas por outras pessoas. Se alguma dupla não conseguir expor suas ideias, peça que apenas leia o que escreveu, se mesmo assim não se sentirem à vontade, verifique a possibilidade de você ler. Socialize todas as perguntas analisando se houve ideias iguais, se as ideias diferentes podem ser compreendidas pelos demais e sobretudo se as perguntas elaboradas podem ser resolvidas. Peça que os alunos resolvam a situação com a pergunta elaborada e socialize se pode ser validada ou não.
Propósito: Apresentar as perguntas elaboradas, validando-as ou não.
Discuta com a turma:
- O que vocês querem como resposta ao elaborarem essa pergunta?
- Ela é possível de ser resolvida?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Coletivamente, explorar o que é necessário para a resolução de um problema. Focar o quanto a pergunta é essencial para estabelecer estratégia de resolução, sem ela não há como compreender a exigência do problema. Sistematizar o conceito de resolução de problemas explorado com os alunos o que é necessário fazer para conseguir resolvê-lo com sucesso. Construir um painel coletivo com orientações como resolver um problema e anexar na sala, serve de recurso para orientação dos alunos em todas as aulas envolvendo resolução de problemas.
Propósito: Apresentar o conceito de resolução de problemas.
Sugestão de leitura: Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco
Discuta com a turma:
- Para resolver um problema, o que é preciso?
- No que pode ajudar ler a situação com atenção e compreendê-la?
- O que é preciso para definir os caminhos que vamos seguir para resolver um problema?
- Há uma estratégia única de resolução de problema ou depende dos conhecimentos e das habilidades que cada um tem?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elenque as conclusões dos alunos deixando-os exporem suas ideias e esclareça o que ficar de dúvidas sobre a importância da pergunta na situação problema, e que esta deve ser elaborada com base nos dados apresentados para poder ser coerente.
Propósito: Concluir a aula.
Discuta com a turma:
- Ter uma pergunta na situação faz diferença no problema?
- É importante compreender toda a situação para poder resolvê-la?
- O que é um desafio?
- Todo problema é um desafio? Por quê?
- A questão por vocês elaboradas por ser considerada como um desafio?
- Quem ler o problema e a sua pergunta vai conseguir resolver o problema? Como?
- A questão elaborada pela dupla pode ser resolvida utilizando os dados apresentados no problema?
- O que são estratégias de resolução de problemas?
- Para a pergunta que elaborou, qual estratégia você utilizaria para resolvê-lo?
Raio x
Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem. Retome pontos importantes caso os alunos ainda apresentem dúvidas sobre a aula. Apresente a situação para refletirem individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos, elaborando perguntas coerentes.
Discuta com a turma:
- Quantos lápis tem Luzia?
- É preciso juntar os lápis para saber se caberão no estojo?
- Quantos lápis são ao todo?
- Quantos lápis cabem no estojo?
- Se cabem 50 lápis, ela tem mais ou menos que 50?
- Se cabem 50 no estojo, quantos lápis a mais ela tem?
Materiais complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar