11244
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Eventos dependentes

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre entender o conceito de eventos dependentes.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_22PES05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
O Aquecimento é importante porque retoma cálculos de probabilidades. Sugerimos que ele seja usado nas orientações ou como forma de revisão junto às atividades complementares, por exemplo.

Atividade principal
O foco da aula é trabalhar com eventos dependentes. Nesse caso, não há restauração do espaço amostral, o que provoca uma relação de dependência do segundo evento com o primeiro, por exemplo. Por isso, é importante produzir um vídeo com orientações e exemplos (você pode usar das atividades complementares) ou, de preferência, fazer uma conversa em tempo real com aos alunos. Sugerimos foco na análise do espaço amostral e consequente probabilidade de ocorrência dos dois eventos. Encaminhe, via WhatsApp, a atividade na versão impressa (você pode adaptá-la para torná-la mais objetiva) e solicite que os alunos deem um retorno para sua apreciação. Você pode adaptar a atividade principal para torná-la mais objetiva, já que a proposta é fazê-la remotamente e não haverá espaço para discussão simultânea. Mantenha um canal de comunicação aberto para esclarecer dúvidas e dar dicas.
Para a produção de um vídeo você pode usar https://myhomestudio.com.br/ (que permite o trabalho com slides e é gratuito por um tempo). Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas referentes à probabilidade. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/probability-library/conditional-probability-independence/v/calculating-conditional-probability
https://pt.khanacademy.org/math/pt-8-ano/probabilidade-e-estatistica-8ano/pt-eventos-compostos-e-espao-amostral/v/compound-sample-spaces
https://pt.khanacademy.org/math/pt-8-ano/probabilidade-e-estatistica-8ano/probabilidade-teorica-basica/v/basic-probability

Discussão das soluções
Considere as respostas e dúvidas dos alunos para dar um feedback sobre as atividades realizadas. Use como referência as discussões na versão impressa porque estão mais detalhadas, com observância da alteração do espaço amostral para probabilidade de ocorrência de um e do outro evento. Você pode fazer um registro escrito, gravar um áudio ou vídeo com comentários sobre estratégias, acertos e erros. Como forma de revisão você pode usar as atividades complementares. Use o WhatsApp para o feedback. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por fazer a discussão em tempo real (ver sugestões de plataformas abaixo).

Para discussão em tempo real com sua turma, use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
Use, se necessário, nas discussões.

Encerramento
xxxxx

Raio X
O Raio X é importante, porém não foca em eventos dependentes. Sugerimos que você o encaminhe juntamente com as atividades complementares. Não esqueça de retomar as discussões.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para discutir sobre probabilidades de ganhar em um jogo. 

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_22PES05

(EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

(EF08MA24) Classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas