Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Criando personagens para jogos!
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas de medidas envolvendo grandezas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
- Planejar a criação de personagens em um jogo de construção.
Conceito-chave
Medidas de volume, capacidade e massa.
Recursos necessários
- Calculadora (caso o professor julgue necessário)
- Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Planejar a criação de personagens em um jogo de construção.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nesta atividade, os alunos deverão determinar o número de caixas que compõem a pilha e depois calcular o volume de cada uma. Lembrando que a densidade da água é 1g/cm³, assim, cada cm³ equivale a 1 grama.
Propósito: Visualizar a quantidade de caixas dispostas em uma pilha, determinar o volume desta pilha.
Discuta com a turma:
- Se densidade da água é 1g/cm³, quais as outras unidades de medida com as respectivas correspondências? 1dm³, 1m³?
Material complementar para impressão:
Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão desenhar a planificação de um paralelepípedo retangular. Com as respectivas medidas devem determinar o volume, a capacidade de litros da caixa e, por último, através do uso do valor da densidade do óleo, determinar o peso líquido da caixa.
Propósito: Desenhar a planificação do sólido e determinar as medidas de volume, capacidade e peso.
Discuta com a turma:
- Que cálculos poderiam ser feitos para determinar o peso da caixa metálica?
- Quais informações seriam necessárias para esse cálculo?
Material complementar para impressão:
Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: (Introdução)
O professor pode iniciar a aula mostrando aos alunos alguns sites e vídeos sobre cubecraft , que é uma técnica baseada em construção de bonecos de ação utilizando cubos.
Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
O professor pode iniciar a aula mostrando aos alunos alguns sites e vídeos sobre cubecraft , que é uma técnica baseada em construção de bonecos de ação utilizando cubos.
Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
- A tabela de valores exige interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. O professor deve fazer com que os alunos observe com atenção a 1ª tabela, que é a mais simples, na verdade, envolve cálculos diretos. Caso necessário, podem utilizar calculadora ou celular para auxílio nos cálculos.
Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
A segunda e a terceira tabelas de valores também exigem interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. Porém, diferentemente da primeira tabela, exigem maior atenção dos alunos, pois devem estar atentos a densidade dos materiais, de forma a obter a massa e consequentemente as medidas das arestas.
Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
A segunda e a terceira tabelas de valores também exigem interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. Porém, diferentemente da primeira tabela, exigem maior atenção dos alunos, pois devem estar atentos a densidade dos materiais, de forma a obter a massa e consequentemente as medidas das arestas.
Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para a determinar dos valores da tabela?
- Qual foi o cálculo mais difícil? Por quê?
- Qual o personagem mais pesado? E o mais leve?
Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Como vocês determinaram os valores da tabela?
Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Como vocês determinaram os valores da tabela?
Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Como vocês determinaram os valores da tabela?
Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.
Propósito: Abstrair construções sólidas, e relacionar as grandezas, volume e massa.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Para realização da atividade os alunos devem inicialmente deduzir através do desenho o número de caixas da pilha. Caso tenham muita dificuldade, o professor pode indicar o caminho inicial, mostrando a quantidade de caixas das fileiras da base.
- Após a dedução da quantidade de caixas, os alunos devem fazer os cálculos de volume dos cubos e as respectivas massas.
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
- Qual foi o método utilizado para deduzir a quantidade de caixas?
- Como vocês contabilizaram a quantidade que não era visível?
Material complementar para impressão:
Raio X
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_19GRMO09
Recursos
- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp
Introdução ao volume: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/v/how-we-measure-volume
Inmetro: https://www.youtube.com/watch?v=3ojA2MKMoGA
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal (adaptada)
Professor, você pode fazer uma sala de aula invertida. Nessa aula é importante que os alunos tenham conhecimentos sobre as unidades e transformações de medida. Oriente os alunos para que possam realizar a atividade autonomamente. Encaminhe a atividade principal (arquivo) para os alunos realizarem, solicitando que eles deem um retorno da atividade. Se achar necessário, grave um áudio orientativo das etapas que o aluno irá vivenciar. Sugira que eles façam uma pesquisa sobre reciclagem e obras de artes que usam formas geométricas em suas construções, em especial o cubismo. Comente sobre a densidade de um material explicando o que é, pois será usada no cálculo da atividade. Deixe claro todas as etapas que serão vivenciadas em casa para serem compartilhadas e discutidas no encontro marcado. É importante que mantenha um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo WhatsApp. Grave um áudio explicando e peçam que enviem para você combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Discussão das soluções
Professor, esse é um dos momentos mais importantes da aula, portanto fique atento às respostas dos alunos. O primeiro foco é no volume do cubo, o segundo foco é o cálculo da densidade do material. Aqui eles precisam saber que: a densidade da água é 1g/cm³, assim 1cm³ corresponde a 1g. O problema já disse que a densidade do material é de 8,85g/cm³. Converse com eles sobre esse cálculo que está ligado a resposta anterior. Em seguida, precisam calcular o valor do cobre de cada cubo e o valor total da escultura. Observe as informações nas discussões das soluções desse plano de aula (slides). Faça o “Discuta com a turma”. Ele orienta seu olhar sobre o foco das boas perguntas. Escolha o que você vai discutir de forma síncrona e que pode servir de referência para seu feedback à turma. Considere, sobretudo, as respostas dos alunos para observar erros e estratégias adotadas e assim, poder reorientar o estudo e dar dica a para a realização de novas atividades (Atividades complementares).
Se sua aula for assíncrona, envie as explicações por mensagens de áudio pelo WhatsApp.
Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. Que tal convidar um familiar para assistir ao vídeo com você? Seria legal saber porque 1kg é igual a 1 litro não é mesmo? Fica a dica!
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
- Planejar a criação de personagens em um jogo de construção.
Conceito-chave
Medidas de volume, capacidade e massa.
Recursos necessários
- Calculadora (caso o professor julgue necessário)
- Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.