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Plano de aula - Criando personagens para jogos!

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Medidas de volume, capacidade e massa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr

Mentor: Maria Aparecida Nemet  

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Planejar a criação de personagens em um jogo de construção.



Conceito-chave

Medidas de volume, capacidade e massa.





Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nesta atividade, os alunos deverão determinar o número de caixas que compõem a pilha e depois calcular o volume de cada uma. Lembrando que a densidade da água é 1g/cm³, assim, cada cm³ equivale a 1 grama.

Propósito: Visualizar a quantidade de caixas dispostas em uma pilha, determinar o volume desta pilha.

Discuta com a turma:

  • Se densidade da água é 1g/cm³, quais as outras unidades de medida com as respectivas correspondências? 1dm³, 1m³?

Material complementar para impressão:
Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão desenhar a planificação de um paralelepípedo retangular. Com as respectivas medidas devem determinar o volume, a capacidade de litros da caixa e, por último, através do uso do valor da densidade do óleo, determinar o peso líquido da caixa.

Propósito: Desenhar a planificação do sólido e determinar as medidas de volume, capacidade e peso.

Discuta com a turma:

  • Que cálculos poderiam ser feitos para determinar o peso da caixa metálica?
  • Quais informações seriam necessárias para esse cálculo?

Material complementar para impressão:
Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: (Introdução)

O professor pode iniciar a aula mostrando aos alunos alguns sites e vídeos sobre cubecraft , que é uma técnica baseada em construção de bonecos de ação utilizando cubos.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

O professor pode iniciar a aula mostrando aos alunos alguns sites e vídeos sobre cubecraft , que é uma técnica baseada em construção de bonecos de ação utilizando cubos.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • A tabela de valores exige interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. O professor deve fazer com que os alunos observe com atenção a 1ª tabela, que é a mais simples, na verdade, envolve cálculos diretos. Caso necessário, podem utilizar calculadora ou celular para auxílio nos cálculos.

Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

A segunda e a terceira tabelas de valores também exigem interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. Porém, diferentemente da primeira tabela, exigem maior atenção dos alunos, pois devem estar atentos a densidade dos materiais, de forma a obter a massa e consequentemente as medidas das arestas.

Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

A segunda e a terceira tabelas de valores também exigem interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. Porém, diferentemente da primeira tabela, exigem maior atenção dos alunos, pois devem estar atentos a densidade dos materiais, de forma a obter a massa e consequentemente as medidas das arestas.

Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para a determinar dos valores da tabela?
  • Qual foi o cálculo mais difícil? Por quê?
  • Qual o personagem mais pesado? E o mais leve?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês determinaram os valores da tabela?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês determinaram os valores da tabela?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês determinaram os valores da tabela?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.

Propósito: Abstrair construções sólidas, e relacionar as grandezas, volume e massa.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Para realização da atividade os alunos devem inicialmente deduzir através do desenho o número de caixas da pilha. Caso tenham muita dificuldade, o professor pode indicar o caminho inicial, mostrando a quantidade de caixas das fileiras da base.
  • Após a dedução da quantidade de caixas, os alunos devem fazer os cálculos de volume dos cubos e as respectivas massas.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o método utilizado para deduzir a quantidade de caixas?
  • Como vocês contabilizaram a quantidade que não era visível?

Material complementar para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Material de Apoio

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr

Mentor: Maria Aparecida Nemet  

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Planejar a criação de personagens em um jogo de construção.



Conceito-chave

Medidas de volume, capacidade e massa.





Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nesta atividade, os alunos deverão determinar o número de caixas que compõem a pilha e depois calcular o volume de cada uma. Lembrando que a densidade da água é 1g/cm³, assim, cada cm³ equivale a 1 grama.

Propósito: Visualizar a quantidade de caixas dispostas em uma pilha, determinar o volume desta pilha.

Discuta com a turma:

  • Se densidade da água é 1g/cm³, quais as outras unidades de medida com as respectivas correspondências? 1dm³, 1m³?

Material complementar para impressão:
Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão desenhar a planificação de um paralelepípedo retangular. Com as respectivas medidas devem determinar o volume, a capacidade de litros da caixa e, por último, através do uso do valor da densidade do óleo, determinar o peso líquido da caixa.

Propósito: Desenhar a planificação do sólido e determinar as medidas de volume, capacidade e peso.

Discuta com a turma:

  • Que cálculos poderiam ser feitos para determinar o peso da caixa metálica?
  • Quais informações seriam necessárias para esse cálculo?

Material complementar para impressão:
Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: (Introdução)

O professor pode iniciar a aula mostrando aos alunos alguns sites e vídeos sobre cubecraft , que é uma técnica baseada em construção de bonecos de ação utilizando cubos.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

O professor pode iniciar a aula mostrando aos alunos alguns sites e vídeos sobre cubecraft , que é uma técnica baseada em construção de bonecos de ação utilizando cubos.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • A tabela de valores exige interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. O professor deve fazer com que os alunos observe com atenção a 1ª tabela, que é a mais simples, na verdade, envolve cálculos diretos. Caso necessário, podem utilizar calculadora ou celular para auxílio nos cálculos.

Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

A segunda e a terceira tabelas de valores também exigem interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. Porém, diferentemente da primeira tabela, exigem maior atenção dos alunos, pois devem estar atentos a densidade dos materiais, de forma a obter a massa e consequentemente as medidas das arestas.

Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

A segunda e a terceira tabelas de valores também exigem interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. Porém, diferentemente da primeira tabela, exigem maior atenção dos alunos, pois devem estar atentos a densidade dos materiais, de forma a obter a massa e consequentemente as medidas das arestas.

Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.

Material complementar para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para a determinar dos valores da tabela?
  • Qual foi o cálculo mais difícil? Por quê?
  • Qual o personagem mais pesado? E o mais leve?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês determinaram os valores da tabela?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês determinaram os valores da tabela?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês determinaram os valores da tabela?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.

Propósito: Abstrair construções sólidas, e relacionar as grandezas, volume e massa.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Para realização da atividade os alunos devem inicialmente deduzir através do desenho o número de caixas da pilha. Caso tenham muita dificuldade, o professor pode indicar o caminho inicial, mostrando a quantidade de caixas das fileiras da base.
  • Após a dedução da quantidade de caixas, os alunos devem fazer os cálculos de volume dos cubos e as respectivas massas.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o método utilizado para deduzir a quantidade de caixas?
  • Como vocês contabilizaram a quantidade que não era visível?

Material complementar para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Material de Apoio

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