11242
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - A matemática e a roda do carro

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º Ano do Fundamental sobre Resolver problemas envolvendo circunferência.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.



Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo circunferência.



Conceito-chave

Comprimento da circunferência



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular medidas de superfície ou áreas em diversas situações.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Aquecimento

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 9).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento, bem como, introduzir a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula..

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixo falar, se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve vamos rever isto e que a partir desta aula todos saberão sobre isso.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembram como se calcula, para esta aula basta lembrá los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45, quando deseja-se calcular 45% de algo basta multiplicá lo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor (a) pode aproveitar para abordar este assunto, diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm,

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta uma série de perguntas sobre as dimensões giros e distâncias que um determinado tipo de pneu pode ter. Deixe que os alunos discutam o problema livremente. Incentive a criação de duplas para que eles discutam melhor a questão. Circule pela sala, pergunte se entenderam o problema e quais passos traçaram para a resolução. Fique atento com os possíveis enganos de unidade de medida e de conversão de medidas, pois o problema exige algumas.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Interpretação correta do código.
  • Conversão das unidades de medida.
  • Calculo de porcentagem
  • Cálculo do comprimento da circunferência.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução. Apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)

Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)

Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)

Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)

Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos. (Slides 16 e 17)

Orientações: Neste momento destaque o aprendizado, torne o objetivo da aula consciente e consolide os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos usados na resolução e evidenciar o objetivo da aula de forma explícita.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
  • Será que pneus de bicicleta e motos seguem a mesma regra? Pode ser um tema de pesquisa.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos. (Slides 16 e 17)

Orientações: Neste momento destaque o aprendizado, torne o objetivo da aula consciente e consolide os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos usados na resolução e evidenciar o objetivo da aula de forma explícita.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
  • Será que pneus de bicicleta e motos seguem a mesma regra? Pode ser um tema de pesquisa.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente a atividade.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular medidas de superfície ou áreas em diversas situações.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.



Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo circunferência.



Conceito-chave

Comprimento da circunferência



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.

Slide Plano Aula

Título: Aquecimento

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 9).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento, bem como, introduzir a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula..

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixo falar, se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve vamos rever isto e que a partir desta aula todos saberão sobre isso.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembram como se calcula, para esta aula basta lembrá los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45, quando deseja-se calcular 45% de algo basta multiplicá lo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor (a) pode aproveitar para abordar este assunto, diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm,

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).

Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra os elementos da circunferência?
  • Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
  • Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
  • Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
  • Alguém lembra como se calcula porcentagem?
  • Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
  • Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
  • Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta uma série de perguntas sobre as dimensões giros e distâncias que um determinado tipo de pneu pode ter. Deixe que os alunos discutam o problema livremente. Incentive a criação de duplas para que eles discutam melhor a questão. Circule pela sala, pergunte se entenderam o problema e quais passos traçaram para a resolução. Fique atento com os possíveis enganos de unidade de medida e de conversão de medidas, pois o problema exige algumas.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Interpretação correta do código.
  • Conversão das unidades de medida.
  • Calculo de porcentagem
  • Cálculo do comprimento da circunferência.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução. Apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)

Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)

Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)

Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)

Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos. (Slides 16 e 17)

Orientações: Neste momento destaque o aprendizado, torne o objetivo da aula consciente e consolide os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos usados na resolução e evidenciar o objetivo da aula de forma explícita.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
  • Será que pneus de bicicleta e motos seguem a mesma regra? Pode ser um tema de pesquisa.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos. (Slides 16 e 17)

Orientações: Neste momento destaque o aprendizado, torne o objetivo da aula consciente e consolide os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos usados na resolução e evidenciar o objetivo da aula de forma explícita.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
  • Será que pneus de bicicleta e motos seguem a mesma regra? Pode ser um tema de pesquisa.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente a atividade.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano