Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: A matemática e a roda do carro
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medida do comprimento da circunferência
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Resolver problemas envolvendo circunferência.
Conceito-chave
Comprimento da circunferência
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas envolvendo circunferência.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular medidas de superfície ou áreas em diversas situações.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).
Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.
Discuta com a turma:
- Quem lembra os elementos da circunferência?
- Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
- Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
- Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
- Alguém lembra como se calcula porcentagem?
- Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
- Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
- Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).
Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.
Discuta com a turma:
- Quem lembra os elementos da circunferência?
- Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
- Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
- Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
- Alguém lembra como se calcula porcentagem?
- Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
- Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
- Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).
Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.
Discuta com a turma:
- Quem lembra os elementos da circunferência?
- Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
- Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
- Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
- Alguém lembra como se calcula porcentagem?
- Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
- Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
- Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.
Título: Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 9).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento, bem como, introduzir a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula..
Discuta com a turma:
- Quem lembra os elementos da circunferência?
- Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
- Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
- Caso algum aluno saiba, também deixo falar, se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve vamos rever isto e que a partir desta aula todos saberão sobre isso.
- Alguém lembra como se calcula porcentagem?
- Pode ser que alguns alunos não lembram como se calcula, para esta aula basta lembrá los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45, quando deseja-se calcular 45% de algo basta multiplicá lo por 0,45.
- Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
- Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor (a) pode aproveitar para abordar este assunto, diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm,
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).
Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.
Discuta com a turma:
- Quem lembra os elementos da circunferência?
- Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
- Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
- Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
- Alguém lembra como se calcula porcentagem?
- Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
- Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
- Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).
Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.
Discuta com a turma:
- Quem lembra os elementos da circunferência?
- Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
- Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
- Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
- Alguém lembra como se calcula porcentagem?
- Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
- Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
- Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 9).
Orientações: Retome os conceitos relacionados ao estudo da circunferência tais como elementos e comprimento e introduza a leitura do código estampado em pneu, onde pode-se obter por meios matemáticos as dimensões do mesmo.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e introdução de informações essenciais a aula.
Discuta com a turma:
- Quem lembra os elementos da circunferência?
- Deixe que eles se expressem e coloque as informações oralmente aos colegas, isso ajuda a criar um ambiente de colaboração e participação.
- Alguém já percebeu os códigos estampados em pneus? Sabe o que eles significam?
- Caso algum aluno saiba, também deixe-o falar. Se houver alguma inconsistência em sua fala diga que em breve irão rever isto e que a partir desta aula todos saberão.
- Alguém lembra como se calcula porcentagem?
- Pode ser que alguns alunos não lembrem como se calcula. Para esta aula basta lembrá-los que, por exemplo, 45% é 45 sobre 100 e portanto 45/100 = 0,45. Quando se deseja calcular 45% de algo basta multipar o algo por 0,45.
- Quanto vale uma polegada? Alguem sabe?
- Pode ser que algum aluno responda esta questão, então você professor(a) pode aproveitar para abordar este assunto. Diga-lhes que a polegada é uma unidade de medida inglesa e ainda usada em muitas situações, como telas de TV e tubulações e que uma polegada mede aproximadamente 2,54 cm.
Atividade principal
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: A atividade principal apresenta uma série de perguntas sobre as dimensões giros e distâncias que um determinado tipo de pneu pode ter. Deixe que os alunos discutam o problema livremente. Incentive a criação de duplas para que eles discutam melhor a questão. Circule pela sala, pergunte se entenderam o problema e quais passos traçaram para a resolução. Fique atento com os possíveis enganos de unidade de medida e de conversão de medidas, pois o problema exige algumas.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Interpretação correta do código.
- Conversão das unidades de medida.
- Calculo de porcentagem
- Cálculo do comprimento da circunferência.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução. Apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Material complementar:
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)
Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Material complementar:
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)
Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Material complementar:
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)
Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Material complementar:
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 11 ao 15)
Orientações: Apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Material complementar:
Encerramento
Tempo previsto: 5 minutos. (Slides 16 e 17)
Orientações: Neste momento destaque o aprendizado, torne o objetivo da aula consciente e consolide os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos usados na resolução e evidenciar o objetivo da aula de forma explícita.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
- Será que pneus de bicicleta e motos seguem a mesma regra? Pode ser um tema de pesquisa.
Encerramento
Tempo previsto: 5 minutos. (Slides 16 e 17)
Orientações: Neste momento destaque o aprendizado, torne o objetivo da aula consciente e consolide os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos usados na resolução e evidenciar o objetivo da aula de forma explícita.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
- Será que pneus de bicicleta e motos seguem a mesma regra? Pode ser um tema de pesquisa.
Raio x
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente a atividade.
Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.
Materiais complementares:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_23GRM04
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Atividade Principal
Aquecimento e Atividade Principal
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso às atividades propostas no aquecimento com antecedência. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) ou outro meio de comunicação combinado entre vocês. Peça aos alunos que registrem suas resoluções e estratégias no caderno para que possam consultá-las durante a aula.
Discussão das soluções
Disponibilize os slides desta etapa para discussões com a turma, se estiver em uma aula síncrona, estimule a turma a participar das discussões mediadas pelas questões disponíveis nos slides. Caso não seja possível grave um vídeo com essa discussão e disponibilize para os alunos.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Oriente as famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Resolver problemas envolvendo circunferência.
Conceito-chave
Comprimento da circunferência
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.