11241
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Tempo e Potência: Gasto mensal de energia elétrica em função dos uso de aparelhos eletrônicos

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Trabalhar com grandezas e medidas específicas e relacionadas da área de consumo de energia em situações do cotidiano

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Iábita Fabiana Sousa Azevedo,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;

  • Compreender e relacionar as unidades de medidas de capacidade na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.



Conceito-chave

Trabalhar com grandezas e medidas específicas  e relacionadas da área de consumo de energia em situações do cotidiano.

Entender o cálculo do consumo de energia  (Wh e kwh) de aparelhos elétricos em um determinado tempo.




Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Explorar situações do cotidiano relacionadas ao consumo de energia elétrica na residência e suas medidas.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Comente um pouco sobre a energia elétrica, de onde ela vem, energia renovável, a importância de economizarmos e entendermos seu processo de cálculo, para compararmos e escolhermos equipamentos elétricos que nos auxiliam a um menor consumo de energia e a um menor custo. Uma sugestão de vídeo que pode auxiliá-lo na sua fala está disposto no material complementar. Apresente a questão aos alunos, a impressão desta atividade está disponível no material complementar. organize os alunos em dupla, e solicite que resolvam a atividade, circule pela sala auxiliando as duplas nas definições dos conceitos. Essa atividade contribui para construção do conhecimento sobre o gasto de energia elétrica.

Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as principais dificuldades na resolução?
  • Qual aparelho apresentou um maior consumo de energia?
  • Que atitudes podem estar associadas a um maior consumo de energia?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Comente um pouco sobre a energia elétrica, de onde ela vem, energia renovável, a importância de economizarmos e entendermos seu processo de cálculo, para compararmos e escolhermos equipamentos elétricos que nos auxiliam a um menor consumo de energia e a um menor custo. Uma sugestão de vídeo que pode auxiliá-lo na sua fala está disposto no material complementar. Apresente a questão aos alunos, a impressão desta atividade está disponível no material complementar. organize os alunos em dupla, e solicite que resolvam a atividade, circule pela sala auxiliando as duplas nas definições dos conceitos. Essa atividade contribui para construção do conhecimento sobre o gasto de energia elétrica.

Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as principais dificuldades na resolução?
  • Qual aparelho apresentou um maior consumo de energia?
  • Que atitudes podem estar associadas a um maior consumo de energia?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Comente um pouco sobre a energia elétrica, de onde ela vem, energia renovável, a importância de economizarmos e entendermos seu processo de cálculo, para compararmos e escolhermos equipamentos elétricos que nos auxiliam a um menor consumo de energia e a um menor custo. Uma sugestão de vídeo que pode auxiliá-lo na sua fala está disposto no material complementar. Apresente a questão aos alunos, a impressão desta atividade está disponível no material complementar. organize os alunos em dupla, e solicite que resolvam a atividade, circule pela sala auxiliando as duplas nas definições dos conceitos. Essa atividade contribui para construção do conhecimento sobre o gasto de energia elétrica.

Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as principais dificuldades na resolução?
  • Qual aparelho apresentou um maior consumo de energia?
  • Que atitudes podem estar associadas a um maior consumo de energia?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Finalize o aquecimento relacionando a atividade principal.

Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula Atividade principal.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo os resultados obtidos na atividade de aquecimento responda as questões, comente com eles com base na questão que medidas eles também podem aprender para ajudar a reduzir o consumo em casa, uma cartilha de utilização consciente está disponível no material complementar. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.

Propósito: Conduzir o aluno a aprender a utilizar unidades de medidas de grandezas associadas aos custos gerados pelo consumo de energia elétrica, entender medidas podem reduzir este co

Discuta com a turma:

  • Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
  • Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula Atividade principal.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo os resultados obtidos na atividade de aquecimento responda as questões, comente com eles com base na questão que medidas eles também podem aprender para ajudar a reduzir o consumo em casa, uma cartilha de utilização consciente está disponível no material complementar. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.

Propósito: Conduzir o aluno a aprender a utilizar unidades de medidas de grandezas associadas aos custos gerados pelo consumo de energia elétrica, entender medidas podem reduzir este co

Discuta com a turma:

  • Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
  • Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber calcular, estimar e comparar medidas associadas ao consumo de energia elétrica.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano e estimar medidas que contribuem para elaboração de estratégias pessoais diante das diversas situações em que o consumo de energia elétrica se faz necessário e sua formação como cidadãos.

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos trabalharem grandezas com razões diretas e inversas, em uma situação real e atual, retomar pontos em que apresentam dificuldades, além de mobilizá-los a pensar como podem elaborar estratégias pessoais diante de problemas . Solicite que, individualmente, os alunos leiam a atividade, que pode ser impressa no material complementar juntamente com sua resolução e a realizem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, valorizando a troca de respostas e as opiniões dos colegas. Atividades complementares e resoluções disponíveis no material complementar.

Discuta com a turma:

  • A resposta obtida estar condizente com o problema? Ela faz sentido considerando os dados apresentados?
  • Teria apenas uma opção de distribuição das horas extras?
  • O que vocês consideraram ao escolher com sendo a melhor opção de distribuição das horas extras?

Material complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Material de Apoio

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Explorar situações do cotidiano relacionadas ao consumo de energia elétrica na residência e suas medidas.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;

  • Compreender e relacionar as unidades de medidas de capacidade na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.



Conceito-chave

Trabalhar com grandezas e medidas específicas  e relacionadas da área de consumo de energia em situações do cotidiano.

Entender o cálculo do consumo de energia  (Wh e kwh) de aparelhos elétricos em um determinado tempo.




Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Comente um pouco sobre a energia elétrica, de onde ela vem, energia renovável, a importância de economizarmos e entendermos seu processo de cálculo, para compararmos e escolhermos equipamentos elétricos que nos auxiliam a um menor consumo de energia e a um menor custo. Uma sugestão de vídeo que pode auxiliá-lo na sua fala está disposto no material complementar. Apresente a questão aos alunos, a impressão desta atividade está disponível no material complementar. organize os alunos em dupla, e solicite que resolvam a atividade, circule pela sala auxiliando as duplas nas definições dos conceitos. Essa atividade contribui para construção do conhecimento sobre o gasto de energia elétrica.

Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as principais dificuldades na resolução?
  • Qual aparelho apresentou um maior consumo de energia?
  • Que atitudes podem estar associadas a um maior consumo de energia?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Comente um pouco sobre a energia elétrica, de onde ela vem, energia renovável, a importância de economizarmos e entendermos seu processo de cálculo, para compararmos e escolhermos equipamentos elétricos que nos auxiliam a um menor consumo de energia e a um menor custo. Uma sugestão de vídeo que pode auxiliá-lo na sua fala está disposto no material complementar. Apresente a questão aos alunos, a impressão desta atividade está disponível no material complementar. organize os alunos em dupla, e solicite que resolvam a atividade, circule pela sala auxiliando as duplas nas definições dos conceitos. Essa atividade contribui para construção do conhecimento sobre o gasto de energia elétrica.

Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as principais dificuldades na resolução?
  • Qual aparelho apresentou um maior consumo de energia?
  • Que atitudes podem estar associadas a um maior consumo de energia?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Comente um pouco sobre a energia elétrica, de onde ela vem, energia renovável, a importância de economizarmos e entendermos seu processo de cálculo, para compararmos e escolhermos equipamentos elétricos que nos auxiliam a um menor consumo de energia e a um menor custo. Uma sugestão de vídeo que pode auxiliá-lo na sua fala está disposto no material complementar. Apresente a questão aos alunos, a impressão desta atividade está disponível no material complementar. organize os alunos em dupla, e solicite que resolvam a atividade, circule pela sala auxiliando as duplas nas definições dos conceitos. Essa atividade contribui para construção do conhecimento sobre o gasto de energia elétrica.

Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as principais dificuldades na resolução?
  • Qual aparelho apresentou um maior consumo de energia?
  • Que atitudes podem estar associadas a um maior consumo de energia?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Finalize o aquecimento relacionando a atividade principal.

Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.

Slide Plano Aula
Atividade principal.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo os resultados obtidos na atividade de aquecimento responda as questões, comente com eles com base na questão que medidas eles também podem aprender para ajudar a reduzir o consumo em casa, uma cartilha de utilização consciente está disponível no material complementar. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.

Propósito: Conduzir o aluno a aprender a utilizar unidades de medidas de grandezas associadas aos custos gerados pelo consumo de energia elétrica, entender medidas podem reduzir este co

Discuta com a turma:

  • Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
  • Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula
Atividade principal.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo os resultados obtidos na atividade de aquecimento responda as questões, comente com eles com base na questão que medidas eles também podem aprender para ajudar a reduzir o consumo em casa, uma cartilha de utilização consciente está disponível no material complementar. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.

Propósito: Conduzir o aluno a aprender a utilizar unidades de medidas de grandezas associadas aos custos gerados pelo consumo de energia elétrica, entender medidas podem reduzir este co

Discuta com a turma:

  • Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
  • Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber calcular, estimar e comparar medidas associadas ao consumo de energia elétrica.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano e estimar medidas que contribuem para elaboração de estratégias pessoais diante das diversas situações em que o consumo de energia elétrica se faz necessário e sua formação como cidadãos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos trabalharem grandezas com razões diretas e inversas, em uma situação real e atual, retomar pontos em que apresentam dificuldades, além de mobilizá-los a pensar como podem elaborar estratégias pessoais diante de problemas . Solicite que, individualmente, os alunos leiam a atividade, que pode ser impressa no material complementar juntamente com sua resolução e a realizem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, valorizando a troca de respostas e as opiniões dos colegas. Atividades complementares e resoluções disponíveis no material complementar.

Discuta com a turma:

  • A resposta obtida estar condizente com o problema? Ela faz sentido considerando os dados apresentados?
  • Teria apenas uma opção de distribuição das horas extras?
  • O que vocês consideraram ao escolher com sendo a melhor opção de distribuição das horas extras?

Material complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Material de Apoio

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA29 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano