Unidade de medida de massa - Resolução de problemas
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Explorar situações do cotidiano relacionadas ao consumo de energia elétrica na residência e suas medidas.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Comente um pouco sobre a energia elétrica, de onde ela vem, energia renovável, a importância de economizarmos e entendermos seu processo de cálculo, para compararmos e escolhermos equipamentos elétricos que nos auxiliam a um menor consumo de energia e a um menor custo. Uma sugestão de vídeo que pode auxiliá-lo na sua fala está disposto no material complementar. Apresente a questão aos alunos, a impressão desta atividade está disponível no material complementar. organize os alunos em dupla, e solicite que resolvam a atividade, circule pela sala auxiliando as duplas nas definições dos conceitos. Essa atividade contribui para construção do conhecimento sobre o gasto de energia elétrica.
Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.
Discuta com a turma:
- Quais foram as principais dificuldades na resolução?
- Qual aparelho apresentou um maior consumo de energia?
- Que atitudes podem estar associadas a um maior consumo de energia?
Material complementar:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Comente um pouco sobre a energia elétrica, de onde ela vem, energia renovável, a importância de economizarmos e entendermos seu processo de cálculo, para compararmos e escolhermos equipamentos elétricos que nos auxiliam a um menor consumo de energia e a um menor custo. Uma sugestão de vídeo que pode auxiliá-lo na sua fala está disposto no material complementar. Apresente a questão aos alunos, a impressão desta atividade está disponível no material complementar. organize os alunos em dupla, e solicite que resolvam a atividade, circule pela sala auxiliando as duplas nas definições dos conceitos. Essa atividade contribui para construção do conhecimento sobre o gasto de energia elétrica.
Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.
Discuta com a turma:
- Quais foram as principais dificuldades na resolução?
- Qual aparelho apresentou um maior consumo de energia?
- Que atitudes podem estar associadas a um maior consumo de energia?
Material complementar:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Comente um pouco sobre a energia elétrica, de onde ela vem, energia renovável, a importância de economizarmos e entendermos seu processo de cálculo, para compararmos e escolhermos equipamentos elétricos que nos auxiliam a um menor consumo de energia e a um menor custo. Uma sugestão de vídeo que pode auxiliá-lo na sua fala está disposto no material complementar. Apresente a questão aos alunos, a impressão desta atividade está disponível no material complementar. organize os alunos em dupla, e solicite que resolvam a atividade, circule pela sala auxiliando as duplas nas definições dos conceitos. Essa atividade contribui para construção do conhecimento sobre o gasto de energia elétrica.
Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.
Discuta com a turma:
- Quais foram as principais dificuldades na resolução?
- Qual aparelho apresentou um maior consumo de energia?
- Que atitudes podem estar associadas a um maior consumo de energia?
Material complementar:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Finalize o aquecimento relacionando a atividade principal.
Propósito: Apresentar um contexto real sobre o consumo de energia, aparelhos eletrônicos e unidades de medidas de tempo e de potência.
Atividade principal.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo os resultados obtidos na atividade de aquecimento responda as questões, comente com eles com base na questão que medidas eles também podem aprender para ajudar a reduzir o consumo em casa, uma cartilha de utilização consciente está disponível no material complementar. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.
Propósito: Conduzir o aluno a aprender a utilizar unidades de medidas de grandezas associadas aos custos gerados pelo consumo de energia elétrica, entender medidas podem reduzir este co
Discuta com a turma:
- Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
- Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
- Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?
Material complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo os resultados obtidos na atividade de aquecimento responda as questões, comente com eles com base na questão que medidas eles também podem aprender para ajudar a reduzir o consumo em casa, uma cartilha de utilização consciente está disponível no material complementar. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados.
Propósito: Conduzir o aluno a aprender a utilizar unidades de medidas de grandezas associadas aos custos gerados pelo consumo de energia elétrica, entender medidas podem reduzir este co
Discuta com a turma:
- Que a conta de energia além do consumo residencial é acrescida de impostos e taxa de iluminação pública.
- Que outras medidas Ricardo poderia realizar para reduzir ainda mais o consumo de energia?
- Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades encontradas?
Material complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber calcular, estimar e comparar medidas associadas ao consumo de energia elétrica.
Propósito: Desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano e estimar medidas que contribuem para elaboração de estratégias pessoais diante das diversas situações em que o consumo de energia elétrica se faz necessário e sua formação como cidadãos.
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos trabalharem grandezas com razões diretas e inversas, em uma situação real e atual, retomar pontos em que apresentam dificuldades, além de mobilizá-los a pensar como podem elaborar estratégias pessoais diante de problemas . Solicite que, individualmente, os alunos leiam a atividade, que pode ser impressa no material complementar juntamente com sua resolução e a realizem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, valorizando a troca de respostas e as opiniões dos colegas. Atividades complementares e resoluções disponíveis no material complementar.
Discuta com a turma:
- A resposta obtida estar condizente com o problema? Ela faz sentido considerando os dados apresentados?
- Teria apenas uma opção de distribuição das horas extras?
- O que vocês consideraram ao escolher com sendo a melhor opção de distribuição das horas extras?
Material complementar:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Material de Apoio