Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_26RDP09
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções e Sistematização
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e discuta com os alunos as reflexões apresentadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas reflexões, questionamentos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo explicando e refletindo as estratégias apresentadas e os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano de aula e solicite que elaborem um problema a partir dos dados apresentados. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WeUap4fagwSn4eDG3rVhUNQ5tjXzcynaykunyFEkyCtFSAGnhnXYh3bcXrug/ativaula-mat5-26rdp09.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas criações/resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas criações/resoluções em formato de texto.
Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez, não seja a melhor estratégia deixar a interpretação da “Discussão das soluções” para os alunos. Portanto, caso considere viável compartilhar com os estudantes os slides considere realizar a explicação de cada etapa. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando o exemplo criado e nele apresente os slides. Os slides presentes nesta etapa da aula, se compartilhados sem explicação, podem confundir os alunos visto que os eles criarão diferentes problemas. Você pode criar uma dinâmica de troca de problemas e solicitar que um aluno resolva o problema criado por outro colega.
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos respondam a pergunta “O que são problemas com excesso de dados?”. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou texto. Caso considere viável compartilhe com a turma o slide presente nestas etapas do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre problemas com excesso de dados. Sugira que os alunos criem, juntamente com seus familiares, um problema (contendo excesso de dados) que aborde a temática coronavírus.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_26RDP09
(EF05MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.
Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes