11240
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - ELABORANDO PROBLEMAS COM EXCESSO DE DADOS

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Elaboração de problemas com excesso de dados

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.



Objetivos específicos

  • Interpretar situações-problema com excesso de dados e apontar algumas características desse tipo de problema.
  • Elaborar um problema com excesso de dados.
  • Discutir sobre a elaboração de problema com excesso de dados e compartilhar estratégias particulares de resolução.



Conceito-chave

Elaboração de problemas  com excesso de dados



Recursos necessários

  • Lápis,
  • Papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos
  • Tesoura e cola (opcionais)

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a Turma:

  • Por que será que a Ana se confundiu quando Júlio falou elaboração e ela achou que fosse resolução?
  • No balão de Júlio a palavra elaboração foi destacada. Você sabe explicar por que?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a Turma:

  • Por que será que Ana ficou com tantas dúvidas?
  • Você já ouviu falar em problemas com excesso de dados?
  • O que você imagina que seja problema com excesso de dados?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a Turma:

  • Como você acha que deve ter sido essa aula?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a turma?

  • O que você entende por linguagem?
  • O que você acha que significa a expressão linguagem matemática, que Júlio menciona?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos. Antes de apresentar os próximos slides, sugira que os alunos realizem a resolução do problema, para que possam ir comparando suas resoluções uns com os outros e com o que está sendo compartilhado na aula, familiarizando o aluno com esse tipo de problema.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Ao fazer a leitura deste problema, você consegue identificar por que ele é chamado de problema com excesso de dados?
  • O que você identifica de diferente neste problema quando comparado com outro ?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Ao fazer a leitura deste problema, você consegue identificar por que ele é chamado de problema com excesso de dados?
  • O que você identifica de diferente neste problema quando comparado com outro?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • A ideia que você tinha lá no começo da aula sobre problemas com excesso de dados estava correta?
  • O que era igual? O que é diferente?
  • Ao ler um problema, que estratégia você utilizaria para reconhecer se ele possui excesso de dados?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 16 e 17)

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 16 e 17)

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura complementar - ARAUJO, N. K. S. Análise das dificuldades na resolução de problemas matemáticos por alunos do 5º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5174/1/NATALIA_KELI_SANTOS_ARAUJO.pdf

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)

Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)

Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)

Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você procedeu para iniciar sua resolução?
  • Você considera importante destacar os dados antes de iniciar a resolução? Por que?
  • O que foi mais trabalhoso: elaborar o problema ou propor a resolução? Por que?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)

Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você procedeu para iniciar sua resolução?
  • Você considera importante destacar os dados antes de iniciar a resolução? Por que?
  • O que foi mais trabalhoso: elaborar o problema ou propor a resolução? Por que?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)

Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você procedeu para iniciar sua resolução?
  • Você considera importante destacar os dados antes de iniciar a resolução? Por que?
  • O que foi mais trabalhoso: elaborar o problema ou propor a resolução? Por que?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor inicie este momento fazendo um apanhado de tudo o que foi realizado na aula de hoje, e depois apresente aos alunos algumas ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Propósito: Compreender sobre problemas com excesso de dados destacando algumas características.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientação: Escreva no quadro “problemas com excesso de dados” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema e as escreva ao redor. Depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas e coloque também escreva no quadro essas opniões.

Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com excesso de dados.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução a sua resolução e que criem suas estratégias para isso.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Discuta com a turma:

  • Na aula de hoje você já elaborou problemas com excesso de dados. Tem alguma diferença elaborar esse plano com o primeiro que elaborou? Por que?
  • Quais seriam essas diferenças?
  • Qual sua estratégia para iniciar a elaboração de um problema? O que você analisa primeiro?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.



Objetivos específicos

  • Interpretar situações-problema com excesso de dados e apontar algumas características desse tipo de problema.
  • Elaborar um problema com excesso de dados.
  • Discutir sobre a elaboração de problema com excesso de dados e compartilhar estratégias particulares de resolução.



Conceito-chave

Elaboração de problemas  com excesso de dados



Recursos necessários

  • Lápis,
  • Papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos
  • Tesoura e cola (opcionais)
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a Turma:

  • Por que será que a Ana se confundiu quando Júlio falou elaboração e ela achou que fosse resolução?
  • No balão de Júlio a palavra elaboração foi destacada. Você sabe explicar por que?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a Turma:

  • Por que será que Ana ficou com tantas dúvidas?
  • Você já ouviu falar em problemas com excesso de dados?
  • O que você imagina que seja problema com excesso de dados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a Turma:

  • Como você acha que deve ter sido essa aula?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a turma?

  • O que você entende por linguagem?
  • O que você acha que significa a expressão linguagem matemática, que Júlio menciona?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos. Antes de apresentar os próximos slides, sugira que os alunos realizem a resolução do problema, para que possam ir comparando suas resoluções uns com os outros e com o que está sendo compartilhado na aula, familiarizando o aluno com esse tipo de problema.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Ao fazer a leitura deste problema, você consegue identificar por que ele é chamado de problema com excesso de dados?
  • O que você identifica de diferente neste problema quando comparado com outro ?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Ao fazer a leitura deste problema, você consegue identificar por que ele é chamado de problema com excesso de dados?
  • O que você identifica de diferente neste problema quando comparado com outro?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)

Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.

Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • A ideia que você tinha lá no começo da aula sobre problemas com excesso de dados estava correta?
  • O que era igual? O que é diferente?
  • Ao ler um problema, que estratégia você utilizaria para reconhecer se ele possui excesso de dados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 16 e 17)

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 16 e 17)

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura complementar - ARAUJO, N. K. S. Análise das dificuldades na resolução de problemas matemáticos por alunos do 5º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5174/1/NATALIA_KELI_SANTOS_ARAUJO.pdf

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)

Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)

Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)

Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você procedeu para iniciar sua resolução?
  • Você considera importante destacar os dados antes de iniciar a resolução? Por que?
  • O que foi mais trabalhoso: elaborar o problema ou propor a resolução? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)

Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você procedeu para iniciar sua resolução?
  • Você considera importante destacar os dados antes de iniciar a resolução? Por que?
  • O que foi mais trabalhoso: elaborar o problema ou propor a resolução? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)

Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você procedeu para iniciar sua resolução?
  • Você considera importante destacar os dados antes de iniciar a resolução? Por que?
  • O que foi mais trabalhoso: elaborar o problema ou propor a resolução? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor inicie este momento fazendo um apanhado de tudo o que foi realizado na aula de hoje, e depois apresente aos alunos algumas ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.

Propósito: Compreender sobre problemas com excesso de dados destacando algumas características.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientação: Escreva no quadro “problemas com excesso de dados” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema e as escreva ao redor. Depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas e coloque também escreva no quadro essas opniões.

Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com excesso de dados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução a sua resolução e que criem suas estratégias para isso.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Discuta com a turma:

  • Na aula de hoje você já elaborou problemas com excesso de dados. Tem alguma diferença elaborar esse plano com o primeiro que elaborou? Por que?
  • Quais seriam essas diferenças?
  • Qual sua estratégia para iniciar a elaboração de um problema? O que você analisa primeiro?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano