11237
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Tratamento e organização dos dados de uma pesquisa em tabelas

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Coleta e organização de dados em tabelas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_24PES04

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, régua, meio de comunicação combinado com os alunos

- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ou-FJremqo4
Acesso em 25 de junho de 2020

Para este plano, foque na etapa Retomada e Raio X.

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. É interessante que eles possam manipular os objetos da atividade durante a atividade, para auxiliar na investigação. Organize um fórum: verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite aos alunos que enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.

Raio X
Para dar continuidade à discussão do momento anterior, compartilhe com os alunos o slide do Raio X e peça que eles resolvam a atividade proposta. Caso sua aula seja síncrona e os alunos disponham de whatsapp, organize os alunos em quartetos e peça que façam uma videochamada de grupo para resolverem juntos a atividade. Oriente-os que após 10 minutos eles voltarão para o grande grupo onde vocês farão a discussão das soluções da atividade, que é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como whatsapp ou Google Sala de Aula por exemplo. Neste momento, estimule os alunos a usarem ferramentas de áudio ou vídeo, ou mesmo o Meet para o compartilhamento. Estimule-os a falar como pensaram para resolver o problema. Para guia-los, lance as perguntas presentes item “Discuta com a turma”. Estimule-os a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa.

Sugira aos alunos que convidem os familiares para assistirem juntos ao vídeo indicado abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=ou-FJremqo4

Incentive os alunos a explicarem para seus familiares o que estão aprendendo sobre construção de gráficos e tabelas e como esse vídeo pode ajudar em seus estudos. Valorize esse momento de interação e aprendizagem.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_24PES04

(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 6º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o cálculo de probabilidade, pesquisa com foco em coleta, registro, organização de dados em tabelas e gráficos variados.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas