Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
Objetivos específicos
Coleta e organização de dados em tabelas.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
- Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)
Conceito-chave
Pesquisa estatística.
Recursos necessários
- Atividade da aula, questionários (20 por equipe), atividade de Raio X impressas para a turma.
- Régua.
- Duas folhas A4 por equipe para desenho das tabelas.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Retome com a turma o conceito de organização de dados, e sua importância com uma discussão coletiva. Conduza a discussão com o questionamento inicial da garota e passe para os questionamentos do discuta com a turma. É um momento para que a turma explique seus pontos de vista e o que sabem sobre o assunto. Qualquer erro que ocorra pergunte ao restante da turma se concordam, até que juntos cheguem a conclusão da resposta exata do questionamento.
Propósito: Retomar o conceito de organização de dados em tabelas.
Discuta com a turma:
- De que maneira ela poderia organizar os dados da pesquisa dela? Por que?
- Qual é a importância de se organizar dados na estatística?
- Por que a tabela é uma boa opção para as meninas?
- Como seria essa tabela?
- Quais são os elementos de uma tabela?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Apresente esse slide, no final da discussão, para que eles possam visualizar um modelo de tabela.
Propósito: Retomar o conceito de organização de dados em tabelas.
Discuta com a turma:
- O que acharam dessa tabela?
- Qual é a vantagem em se tabelar os dados?
- Haveria outra maneira de se construir essa tabela?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 min.
Orientação: Encerre a aula resumindo o que foi trabalhado na mesma. Sugira que os alunos tomem nota deste resumo.
Propósito: Breve retomada do trabalhado na aula.
Discuta com a turma:
- Todas as pesquisas podem ter seus dados organizados em tabelas?
- Onde podemos aplicar o conteúdo visto na aula?
Raio x
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução. Essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar a frequência de cada grupo da pesquisa?
- As porcentagens podem ser inseridas na tabela? Por que?
Materiais complementares: