11237
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Tratamento e organização dos dados de uma pesquisa em tabelas

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Coleta e organização de dados em tabelas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.

Objetivos específicos

Coleta e organização de dados em tabelas.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
  • Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)

Conceito-chave

Pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Atividade da aula, questionários (20 por equipe), atividade de Raio X impressas para a turma.
  • Régua.
  • Duas folhas A4 por equipe para desenho das tabelas.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Retome com a turma o conceito de organização de dados, e sua importância com uma discussão coletiva. Conduza a discussão com o questionamento inicial da garota e passe para os questionamentos do discuta com a turma. É um momento para que a turma explique seus pontos de vista e o que sabem sobre o assunto. Qualquer erro que ocorra pergunte ao restante da turma se concordam, até que juntos cheguem a conclusão da resposta exata do questionamento.

Propósito: Retomar o conceito de organização de dados em tabelas.

Discuta com a turma:

  • De que maneira ela poderia organizar os dados da pesquisa dela? Por que?
  • Qual é a importância de se organizar dados na estatística?
  • Por que a tabela é uma boa opção para as meninas?
  • Como seria essa tabela?
  • Quais são os elementos de uma tabela?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Apresente esse slide, no final da discussão, para que eles possam visualizar um modelo de tabela.

Propósito: Retomar o conceito de organização de dados em tabelas.

Discuta com a turma:

  • O que acharam dessa tabela?
  • Qual é a vantagem em se tabelar os dados?
  • Haveria outra maneira de se construir essa tabela?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min.

Orientação: Encerre a aula resumindo o que foi trabalhado na mesma. Sugira que os alunos tomem nota deste resumo.

Propósito: Breve retomada do trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • Todas as pesquisas podem ter seus dados organizados em tabelas?
  • Onde podemos aplicar o conteúdo visto na aula?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução. Essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a frequência de cada grupo da pesquisa?
  • As porcentagens podem ser inseridas na tabela? Por que?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.

Objetivos específicos

Coleta e organização de dados em tabelas.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
  • Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)

Conceito-chave

Pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Atividade da aula, questionários (20 por equipe), atividade de Raio X impressas para a turma.
  • Régua.
  • Duas folhas A4 por equipe para desenho das tabelas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Retome com a turma o conceito de organização de dados, e sua importância com uma discussão coletiva. Conduza a discussão com o questionamento inicial da garota e passe para os questionamentos do discuta com a turma. É um momento para que a turma explique seus pontos de vista e o que sabem sobre o assunto. Qualquer erro que ocorra pergunte ao restante da turma se concordam, até que juntos cheguem a conclusão da resposta exata do questionamento.

Propósito: Retomar o conceito de organização de dados em tabelas.

Discuta com a turma:

  • De que maneira ela poderia organizar os dados da pesquisa dela? Por que?
  • Qual é a importância de se organizar dados na estatística?
  • Por que a tabela é uma boa opção para as meninas?
  • Como seria essa tabela?
  • Quais são os elementos de uma tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Apresente esse slide, no final da discussão, para que eles possam visualizar um modelo de tabela.

Propósito: Retomar o conceito de organização de dados em tabelas.

Discuta com a turma:

  • O que acharam dessa tabela?
  • Qual é a vantagem em se tabelar os dados?
  • Haveria outra maneira de se construir essa tabela?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)

Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.

Propósito: Coletar e organizar dados.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
  • Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
  • Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Questionário

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)

Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.

Propósito: Analisar soluções e comprará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que a tabela foi construída assim?
  • Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
  • Qual das turmas consomem mais refrigerante?
  • O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
  • Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min.

Orientação: Encerre a aula resumindo o que foi trabalhado na mesma. Sugira que os alunos tomem nota deste resumo.

Propósito: Breve retomada do trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • Todas as pesquisas podem ter seus dados organizados em tabelas?
  • Onde podemos aplicar o conteúdo visto na aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução. Essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a frequência de cada grupo da pesquisa?
  • As porcentagens podem ser inseridas na tabela? Por que?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 6º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o cálculo de probabilidade, pesquisa com foco em coleta, registro, organização de dados em tabelas e gráficos variados.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano