Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_27PES04
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- Compasso
- Transferidor
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- site para pesquisa sobre os dados do Covid-19 no Brasil: www.covid.saude.gov.br acesso em 05 de jul de 2020
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento e Atividade Principal
A atividade prevê a análise e reflexão sobre a imparcialidade de dados estatísticos. Uma possibilidade de adaptação é usar os dados do Covid 19 da sua cidade para fazer essa análise.
Discussão das soluções
A discussão das soluções pode ser feita com base na atividade de retomada, seja com o registro enviado pelos alunos fisicamente ou digitalmente. Se houver a possibilidade de um diálogo digital, o professor pode usar o Google Apresentações para disponibilizar as diferentes soluções para os alunos e fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.
Encerramento
Compartilhe com os alunos o slide desta etapa e oriente-os a registrarem as informações no caderno.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas na pesquisa dos dados do Covid-19 e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_27PES04
(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a calcular probabilidade de ocorrência de eventos aleatórios, calcular média e amplitude de um conjunto de dados, planejar pesquisa amostral e pesquisa censitária e representar dados no gráfico de setores.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
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