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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Equívocos e incongruências em gráficos de setores

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Interpretação de dados estatísticos, análise de informações divulgadas pela mídia.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Cilene Moreira de Meira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Objetivos específicos

Analisar criticamente aspectos que indicam o grau de confiabilidade de gráficos de setores divulgados pela mídia.

Conceito-chave

Interpretação de dados estatísticos, análise de informações divulgadas pela mídia.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sempre confiam em dados estatísticos. Leia a frase em destaque e discuta com a turma a importância de verificar a credibilidade de toda informação.

Propósito: Refletir sobre imparcialidade de dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • É possível usar dados numéricos para manipular ou distorcer informações?
  • Todas as informações encontradas na mídia são confiáveis?
  • Como verificar a veracidade de uma informação?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, e 6)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
  • Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
  • As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, e 6)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
  • Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
  • As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, e 6)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
  • Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
  • As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
  • Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
  • As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque critérios que auxiliam na verificação da confiabilidade de informações em gráficos.

Discuta com a turma:

  • Qualquer tipo de dados pode ser representado em um gráfico de setores?
  • Quais os possíveis erros e dificuldades podem surgir ao se ler um gráfico de setor?
  • Se a soma do percentual das categorias for superior a 100%, os dados são representados corretamente em um gráfico de setores?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e estratégias para verificação da confiabilidade dos dados. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram.

Propósito: Analisar os conhecimentos dos alunos em relação construção e interpretação de gráficos de setores pela mídia.

Discuta com a turma:

  • A soma dos setores superior a 100% é indicativo suficiente para afirmar que os dados tenham sido manipulados?
  • Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
  • Informações sobre o tipo de questionário e respostas poderiam complementar a informação do gráfico? Quais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e estratégias para verificação da confiabilidade dos dados. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram.

Propósito: Analisar os conhecimentos dos alunos em relação construção e interpretação de gráficos de setores pela mídia.

Discuta com a turma:

  • A soma dos setores superior a 100% é indicativo suficiente para afirmar que os dados tenham sido manipulados?
  • Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
  • Informações sobre o tipo de questionário e respostas poderiam complementar a informação do gráfico? Quais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Objetivos específicos

Analisar criticamente aspectos que indicam o grau de confiabilidade de gráficos de setores divulgados pela mídia.

Conceito-chave

Interpretação de dados estatísticos, análise de informações divulgadas pela mídia.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sempre confiam em dados estatísticos. Leia a frase em destaque e discuta com a turma a importância de verificar a credibilidade de toda informação.

Propósito: Refletir sobre imparcialidade de dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • É possível usar dados numéricos para manipular ou distorcer informações?
  • Todas as informações encontradas na mídia são confiáveis?
  • Como verificar a veracidade de uma informação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, e 6)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
  • Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
  • As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, e 6)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
  • Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
  • As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, e 6)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
  • Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
  • As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
  • Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
  • As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque critérios que auxiliam na verificação da confiabilidade de informações em gráficos.

Discuta com a turma:

  • Qualquer tipo de dados pode ser representado em um gráfico de setores?
  • Quais os possíveis erros e dificuldades podem surgir ao se ler um gráfico de setor?
  • Se a soma do percentual das categorias for superior a 100%, os dados são representados corretamente em um gráfico de setores?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e estratégias para verificação da confiabilidade dos dados. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram.

Propósito: Analisar os conhecimentos dos alunos em relação construção e interpretação de gráficos de setores pela mídia.

Discuta com a turma:

  • A soma dos setores superior a 100% é indicativo suficiente para afirmar que os dados tenham sido manipulados?
  • Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
  • Informações sobre o tipo de questionário e respostas poderiam complementar a informação do gráfico? Quais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e estratégias para verificação da confiabilidade dos dados. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram.

Propósito: Analisar os conhecimentos dos alunos em relação construção e interpretação de gráficos de setores pela mídia.

Discuta com a turma:

  • A soma dos setores superior a 100% é indicativo suficiente para afirmar que os dados tenham sido manipulados?
  • Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
  • Informações sobre o tipo de questionário e respostas poderiam complementar a informação do gráfico? Quais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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