Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.
Objetivos específicos
Analisar criticamente aspectos que indicam o grau de confiabilidade de gráficos de setores divulgados pela mídia.
Conceito-chave
Interpretação de dados estatísticos, análise de informações divulgadas pela mídia.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sempre confiam em dados estatísticos. Leia a frase em destaque e discuta com a turma a importância de verificar a credibilidade de toda informação.
Propósito: Refletir sobre imparcialidade de dados estatísticos.
Discuta com a turma:
- É possível usar dados numéricos para manipular ou distorcer informações?
- Todas as informações encontradas na mídia são confiáveis?
- Como verificar a veracidade de uma informação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, e 6)
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.
Discuta com a turma:
- Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
- Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
- As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, e 6)
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.
Discuta com a turma:
- Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
- Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
- As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, e 6)
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.
Discuta com a turma:
- Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
- Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
- As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?
Materiais complementares:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno teve racionamento de água em casa ou se conhece alguém que tenha tido o racionamento.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre ações e tomada de decisão com base nos dados apresentados.
Discuta com a turma:
- Qual a proporção entre o consumo de água urbano e agrícola?
- Em quantos por cento o consumo no setor agrícola ultrapassa os demais setores?
- As informações do gráfico podem orientar a tomada de decisão sobre ações para economia de água? Quais?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque critérios que auxiliam na verificação da confiabilidade de informações em gráficos.
Discuta com a turma:
- Qualquer tipo de dados pode ser representado em um gráfico de setores?
- Quais os possíveis erros e dificuldades podem surgir ao se ler um gráfico de setor?
- Se a soma do percentual das categorias for superior a 100%, os dados são representados corretamente em um gráfico de setores?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e estratégias para verificação da confiabilidade dos dados. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram.
Propósito: Analisar os conhecimentos dos alunos em relação construção e interpretação de gráficos de setores pela mídia.
Discuta com a turma:
- A soma dos setores superior a 100% é indicativo suficiente para afirmar que os dados tenham sido manipulados?
- Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
- Informações sobre o tipo de questionário e respostas poderiam complementar a informação do gráfico? Quais?
Materiais complementares:
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e estratégias para verificação da confiabilidade dos dados. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram.
Propósito: Analisar os conhecimentos dos alunos em relação construção e interpretação de gráficos de setores pela mídia.
Discuta com a turma:
- A soma dos setores superior a 100% é indicativo suficiente para afirmar que os dados tenham sido manipulados?
- Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
- Informações sobre o tipo de questionário e respostas poderiam complementar a informação do gráfico? Quais?
Materiais complementares: