11233
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Recordando potência de fração

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Potenciação de números fracionários

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kurth Correa Waldhelm

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Coautora: Débora Vieira de Moraes

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Reforçar o conceito de potenciação de fração e elaborar estratégias para o seu cálculo.



Conceito-chave

Potenciação de números fracionários



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia para turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para os alunos.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente a atividade para os alunos. Esta atividade deverá ser realizada oralmente para que os alunos ativem seus conhecimentos prévios. Para isso, se possível, use o projetor ou reproduza o diálogo no quadro.

Propósito: Relembrar o conceito de potenciação com base fracionária, possibilitando um bom desenvolvimento do aluno na atividade principal.

Discuta com a Turma:

Faça algumas perguntas para provocar a reflexão dos alunos. Por exemplo:

  • Qual o conceito de potenciação?
  • Qual operação está relacionada à potenciação?
  • Em uma potenciação, qual é a função da base? E do expoente?
  • O cálculo realizado na atividade está correto? Qual o erro cometido?
  • Qual seria o resultado correto?

Material complementar para impressão:

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Imprima a atividade para os alunos, divida a classe em duplas e deixe que eles façam a atividade. Caminhe pela sala, observando o desenvolvimento da atividade pelos alunos. Caso seja necessário, recorra ao guia de intervenção.

Discuta com a turma:

Caso seja necessário, durante o desenvolvimento da atividade instigue os alunos com perguntas do tipo:

  • Quais operações estão envolvidas nessa atividade?
  • Vocês perceberam algum padrão no cálculo de meia-vida?
  • De que forma podemos representar 1000/2 como uma operação de multiplicação?
  • Como o uso de potências poderia nos auxiliar a resolver essa questão?

Propósito: Reforçar o significado de potenciação com base fracionária.

Material complementar para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Imprima a atividade para os alunos, divida a classe em duplas e deixe que eles façam a atividade. Caminhe pela sala, observando o desenvolvimento da atividade pelos alunos. Caso seja necessário, recorra ao guia de intervenção.

Discuta com a turma:

Caso seja necessário, durante o desenvolvimento da atividade instigue os alunos com perguntas do tipo:

  • Quais operações estão envolvidas nessa atividade?
  • Vocês perceberam algum padrão no cálculo de meia-vida?
  • De que forma podemos representar 1000/2 como uma operação de multiplicação?
  • Como o uso de potências poderia nos auxiliar a resolver essa questão?

Propósito: Reforçar o significado de potenciação com base fracionária.

Material complementar para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de Soluções select-down

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Peça que os alunos compartilhem as suas respostas com toda a turma. Incentive as duplas a responderem alguma questão do exercício ou do discuta com a turma. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio. Ressalte com os alunos que os erros são parte importante no aprendizado, e que, eles ajudam a construir um conhecimento sólido.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para chegar às respostas?
  • Alguém pensou em utilizar potência para solucionar a questão?

Propósito: Compartilhar e discutir as soluções encontradas.

Discussão de Soluções select-down

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Peça que os alunos compartilhem as suas respostas com toda a turma. Incentive as duplas a responderem alguma questão do exercício ou do discuta com a turma. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio. Ressalte com os alunos que os erros são parte importante no aprendizado, e que, eles ajudam a construir um conhecimento sólido.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para chegar às respostas?
  • Alguém pensou em utilizar potência para solucionar a questão?

Propósito: Compartilhar e discutir as soluções encontradas.

Discussão de Soluções select-down

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Peça que os alunos compartilhem as suas respostas com toda a turma. Incentive as duplas a responderem alguma questão do exercício ou do discuta com a turma. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio. Ressalte com os alunos que os erros são parte importante no aprendizado, e que, eles ajudam a construir um conhecimento sólido.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para chegar às respostas?
  • Alguém pensou em utilizar potência para solucionar a questão?

Propósito: Compartilhar e discutir as soluções encontradas.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete esse slide ou faça uma cópia no quadro. Apresente para a turma o resumo do que foi desenvolvido e questione aos alunos se ficou alguma dúvida.

Propósito: Resumir o que foi aprendido durante a aula e avaliar as atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu de novo durante a aula de hoje?
  • Quais as dificuldades encontradas?
  • Alguém tem alguma dúvida?
  • O que vocês acharam da aula de hoje?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Imprima essa atividade e distribua para os alunos. Se não for possível, você poderá escrevê-la no quadro. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Guarde o minuto final para a correção. Faça um levantamento dos resultados obtidos, e, se for possível, discuta com os alunos as estratégias de resolução. Como há resoluções que não envolvem uso de potências, a atividade pode ser considerada parcialmente correta mas, finalizada a correção, indique aos alunos qual expressão envolvendo potência de frações poderia ser utilizada durante a atividade (ou também permita que essa explicação seja dada por algum aluno que tenha utilizado esse resolução). O objetivo da aula terá sido atingido para aqueles alunos que conseguiram expressar suas resoluções usando potência.

Propósito: Verificar o conhecimento do aluno adquirido durante a aula.

Material complementar para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia para turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Coautora: Débora Vieira de Moraes

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Reforçar o conceito de potenciação de fração e elaborar estratégias para o seu cálculo.



Conceito-chave

Potenciação de números fracionários



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente a atividade para os alunos. Esta atividade deverá ser realizada oralmente para que os alunos ativem seus conhecimentos prévios. Para isso, se possível, use o projetor ou reproduza o diálogo no quadro.

Propósito: Relembrar o conceito de potenciação com base fracionária, possibilitando um bom desenvolvimento do aluno na atividade principal.

Discuta com a Turma:

Faça algumas perguntas para provocar a reflexão dos alunos. Por exemplo:

  • Qual o conceito de potenciação?
  • Qual operação está relacionada à potenciação?
  • Em uma potenciação, qual é a função da base? E do expoente?
  • O cálculo realizado na atividade está correto? Qual o erro cometido?
  • Qual seria o resultado correto?

Material complementar para impressão:

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Imprima a atividade para os alunos, divida a classe em duplas e deixe que eles façam a atividade. Caminhe pela sala, observando o desenvolvimento da atividade pelos alunos. Caso seja necessário, recorra ao guia de intervenção.

Discuta com a turma:

Caso seja necessário, durante o desenvolvimento da atividade instigue os alunos com perguntas do tipo:

  • Quais operações estão envolvidas nessa atividade?
  • Vocês perceberam algum padrão no cálculo de meia-vida?
  • De que forma podemos representar 1000/2 como uma operação de multiplicação?
  • Como o uso de potências poderia nos auxiliar a resolver essa questão?

Propósito: Reforçar o significado de potenciação com base fracionária.

Material complementar para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Imprima a atividade para os alunos, divida a classe em duplas e deixe que eles façam a atividade. Caminhe pela sala, observando o desenvolvimento da atividade pelos alunos. Caso seja necessário, recorra ao guia de intervenção.

Discuta com a turma:

Caso seja necessário, durante o desenvolvimento da atividade instigue os alunos com perguntas do tipo:

  • Quais operações estão envolvidas nessa atividade?
  • Vocês perceberam algum padrão no cálculo de meia-vida?
  • De que forma podemos representar 1000/2 como uma operação de multiplicação?
  • Como o uso de potências poderia nos auxiliar a resolver essa questão?

Propósito: Reforçar o significado de potenciação com base fracionária.

Material complementar para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Peça que os alunos compartilhem as suas respostas com toda a turma. Incentive as duplas a responderem alguma questão do exercício ou do discuta com a turma. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio. Ressalte com os alunos que os erros são parte importante no aprendizado, e que, eles ajudam a construir um conhecimento sólido.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para chegar às respostas?
  • Alguém pensou em utilizar potência para solucionar a questão?

Propósito: Compartilhar e discutir as soluções encontradas.

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Peça que os alunos compartilhem as suas respostas com toda a turma. Incentive as duplas a responderem alguma questão do exercício ou do discuta com a turma. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio. Ressalte com os alunos que os erros são parte importante no aprendizado, e que, eles ajudam a construir um conhecimento sólido.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para chegar às respostas?
  • Alguém pensou em utilizar potência para solucionar a questão?

Propósito: Compartilhar e discutir as soluções encontradas.

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Peça que os alunos compartilhem as suas respostas com toda a turma. Incentive as duplas a responderem alguma questão do exercício ou do discuta com a turma. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio. Ressalte com os alunos que os erros são parte importante no aprendizado, e que, eles ajudam a construir um conhecimento sólido.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para chegar às respostas?
  • Alguém pensou em utilizar potência para solucionar a questão?

Propósito: Compartilhar e discutir as soluções encontradas.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete esse slide ou faça uma cópia no quadro. Apresente para a turma o resumo do que foi desenvolvido e questione aos alunos se ficou alguma dúvida.

Propósito: Resumir o que foi aprendido durante a aula e avaliar as atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu de novo durante a aula de hoje?
  • Quais as dificuldades encontradas?
  • Alguém tem alguma dúvida?
  • O que vocês acharam da aula de hoje?

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Imprima essa atividade e distribua para os alunos. Se não for possível, você poderá escrevê-la no quadro. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Guarde o minuto final para a correção. Faça um levantamento dos resultados obtidos, e, se for possível, discuta com os alunos as estratégias de resolução. Como há resoluções que não envolvem uso de potências, a atividade pode ser considerada parcialmente correta mas, finalizada a correção, indique aos alunos qual expressão envolvendo potência de frações poderia ser utilizada durante a atividade (ou também permita que essa explicação seja dada por algum aluno que tenha utilizado esse resolução). O objetivo da aula terá sido atingido para aqueles alunos que conseguiram expressar suas resoluções usando potência.

Propósito: Verificar o conhecimento do aluno adquirido durante a aula.

Material complementar para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano