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Plano de aula - Simetrias na Galeria

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Simetria

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcia Maria Viana Suriano,

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

Descrever de rotações e translações de formas planas e identificar formas simétricas por reflexão em relação a uma reta.

Objetivos específicos

  • Construir o conceito de simetria;
  • Reconhecer três tipos de simetria: reflexão, rotação e translação;

Conceito-chave

Simetria

Recursos necessários

Folha de atividades impressa, Fotografias de obras de arte impressas em folha inteira A4, Molduras coloridas e faixa com o título “Galeria”, Datashow (opcional)

Vídeo Complementar

Artista e o Matemático - Duração: 00:25:51 - Série: ARTE E MATEMÁTICA. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/video/oartistaeomatematico> Acesso em 06/02/2018

Simetrias - Duração: 00:25:52 - Série: ARTE E MATEMÁTICA. Disponível em:<https://tvescola.org.br/tve/video/simetrias> Acesso em 06/02/2018






Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Enfatizar os conceitos a serem abordados.

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 3 MINUTOS

Propósito: Apresentar um instrumento que permite visualizar simetria.

Orientação: Providencie alguns caleidoscópios para utilização dos alunos. Apresente o instrumento a turma e permita que todos os alunos vejam as figuras formadas no instrumento. Faça aos alunos a pergunta do slide e complemente suas respostas com fatores históricos. Uma opção para a realização desta atividade de aquecimento é permitir que os alunos construam o caleidoscópio em outro momento para que o material esteja pronto para essa aula. Informações e um roteiro de construção do caleidoscópio está disponível aqui.

Discuta com a turma a harmonia das diversas imagens que se formam:

  • Você saberia dizer por que essas imagens têm esse formato?
  • Como denominamos esse tipo de comportamento?
  • Material complementar:

Atividade aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 23 MINUTOS

Propósito: Utilizar a expressão artística brasileira para analisar os diversos tipos de simetria existente.

Orientação: Providencie para a aula a reprodução as diversas imagens dos quadros, disponíveis no documento para impressão. Faça uma exposição com as diferentes fotografias com os diversos tipos de obras de arte. É necessário estabelecer padrões para que a estética esteja presente no mural expositor. A sugestão é que as fotografias estejam impressas em folha A4 ocupando a página inteira. As molduras deverão já estar organizadas na sala de aula ou em outro local a critério do professor. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Peça aos alunos que dêem uma boa olhada nas fotografias expostas. Saliente que eles farão uma análise das fotografias e deverão classificá-las em três grupos distintos. Os critérios para a classificação serão estabelecidos pelo próprio grupo. Incentive-os a buscar argumentos matemáticos para a classificação. A percepção visual presente na atividade de aquecimento precisa estar, também, na mente dos alunos. Segue a atividade com a imagem das obras e sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Que critérios vocês utilizaram para fazer essa classificação
  • Você conseguiria listar características específicas das imagens de um determinado grupo?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

GALERIA select-down

Tempo sugerido: 23 MINUTOS

Propósito: Utilizar a expressão artística brasileira para analisar os diversos tipos de simetria existente.

Orientação: Providencie para a aula a reprodução as diversas imagens dos quadros, disponíveis no documento para impressão. Faça uma exposição com as diferentes fotografias com os diversos tipos de obras de arte. É necessário estabelecer padrões para que a estética esteja presente no mural expositor. A sugestão é que as fotografias estejam impressas em folha A4 ocupando a página inteira. As molduras deverão já estar organizadas na sala de aula ou em outro local a critério do professor. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Peça aos alunos que dêem uma boa olhada nas fotografias expostas. Saliente que eles farão uma análise das fotografias e deverão classificá-las em três grupos distintos. Os critérios para a classificação serão estabelecidos pelo próprio grupo. Incentive-os a buscar argumentos matemáticos para a classificação. A percepção visual presente na atividade de aquecimento precisa estar, também, na mente dos alunos. Segue a atividade com a imagem das obras e sua resolução. Segue também o guia de intervenção

Discuta com a turma:

  • Que critérios vocês utilizaram para fazer essa classificação
  • Você conseguiria listar características específicas das imagens de um determinado grupo?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Discutir a classificação feita pelos alunos.

Orientação: No slide acima é possível identificar três tipos de imagens. Através da tabela é possível discutir a disposição dos elementos nas imagens. Não podemos considerar nenhuma das classificações ou comentários dos grupos completamente errados. O que é possível colocar, aqui, é a percepção visual de cada grupo. Como observado na tabela, existe uma percepção mais apurada no grupo três, uma vez que, observou-se detalhes de forma mais minuciosa. Realmente há rotação ao observar os campos na figura três. Logo a conclusão do grupo 2 está baseada nesse fato. Mas as duas imagens não se encaixam na classificação 2 porque além da figura três não se basear em apenas um dos campos, e sim no quadro completo, a rotação se é que existe, é interrompida pela própria translação. Apenas parece que haveria uma rotação. Analisar esse tipo de situação é significativo para enfatizar a importância de apurar a percepção visual dos alunos. Seria interessante e importante discutir com os alunos, de forma similar, outros comentários feitos por eles.

Discuta com a turma:

  • Qual grupo está errado? (De certa forma nenhum!)
  • Qual a diferença entre os comentários dos grupos 2 e 3?

SISTEMATIZANDO select-down

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Definir simetria e assimetria, caracterizando três tipos de simetria.

Orientação: Apresente o encerramento a turma enfatizando que os três grupos utilizados por eles possuem características que se encaixam em um dos três tipos de simetria descritos acima. Compare as definições com o significado de simetria dicutido no início da aula e durante a mesma.

RAIO X select-down

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Propósito: Verificação dos conhecimentos adquiridos. Verificar se o aluno é capaz de identificar simetria e destacar os tipos de simetria presentes em uma imagem.

Orientação: Peça que individualmente os alunos leia a atividade e realizem a classificação solicitada. Oriente-os por etapas: primeiramente circular os alimentos solicitados e associar a um número para facilitar a organização. Posteriormente escrever os tipos de simetria que conhecem e colocar o número correspondente a imagem que julgarem pertencer àquele tipo. Em seguida deixe que comparem com um colega e discutam os resultados obtidos. É possível que o colega tenha descrito um tipo de simetria diferente do colega para um mesmo alimento. É importante que os alunos percebam que isso é perfeitamente aceitável. Alguns alunos podem identificar algum tipo de simetria manipulando mentalmente os alimentos. Um debate coletivo pode favorecer a discussão. . A atividade está disponível para impressão aqui, com a resolução. Está disponível também atividades complementares com resolução.

Discuta com a turma:

  • A possibilidade de se observar mais de uma simetria em determinada imagem.
  • A possibilidade de haver simetria no objeto apesar de não estar nítido na imagem, devido ao ângulo em que foi representado.
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Enfatizar os conceitos a serem abordados.

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

Descrever de rotações e translações de formas planas e identificar formas simétricas por reflexão em relação a uma reta.

Objetivos específicos

  • Construir o conceito de simetria;
  • Reconhecer três tipos de simetria: reflexão, rotação e translação;

Conceito-chave

Simetria

Recursos necessários

Folha de atividades impressa, Fotografias de obras de arte impressas em folha inteira A4, Molduras coloridas e faixa com o título “Galeria”, Datashow (opcional)

Vídeo Complementar

Artista e o Matemático - Duração: 00:25:51 - Série: ARTE E MATEMÁTICA. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/video/oartistaeomatematico> Acesso em 06/02/2018

Simetrias - Duração: 00:25:52 - Série: ARTE E MATEMÁTICA. Disponível em:<https://tvescola.org.br/tve/video/simetrias> Acesso em 06/02/2018





Tempo sugerido: 3 MINUTOS

Propósito: Apresentar um instrumento que permite visualizar simetria.

Orientação: Providencie alguns caleidoscópios para utilização dos alunos. Apresente o instrumento a turma e permita que todos os alunos vejam as figuras formadas no instrumento. Faça aos alunos a pergunta do slide e complemente suas respostas com fatores históricos. Uma opção para a realização desta atividade de aquecimento é permitir que os alunos construam o caleidoscópio em outro momento para que o material esteja pronto para essa aula. Informações e um roteiro de construção do caleidoscópio está disponível aqui.

Discuta com a turma a harmonia das diversas imagens que se formam:

  • Você saberia dizer por que essas imagens têm esse formato?
  • Como denominamos esse tipo de comportamento?
  • Material complementar:

Atividade aquecimento

Tempo sugerido: 23 MINUTOS

Propósito: Utilizar a expressão artística brasileira para analisar os diversos tipos de simetria existente.

Orientação: Providencie para a aula a reprodução as diversas imagens dos quadros, disponíveis no documento para impressão. Faça uma exposição com as diferentes fotografias com os diversos tipos de obras de arte. É necessário estabelecer padrões para que a estética esteja presente no mural expositor. A sugestão é que as fotografias estejam impressas em folha A4 ocupando a página inteira. As molduras deverão já estar organizadas na sala de aula ou em outro local a critério do professor. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Peça aos alunos que dêem uma boa olhada nas fotografias expostas. Saliente que eles farão uma análise das fotografias e deverão classificá-las em três grupos distintos. Os critérios para a classificação serão estabelecidos pelo próprio grupo. Incentive-os a buscar argumentos matemáticos para a classificação. A percepção visual presente na atividade de aquecimento precisa estar, também, na mente dos alunos. Segue a atividade com a imagem das obras e sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Que critérios vocês utilizaram para fazer essa classificação
  • Você conseguiria listar características específicas das imagens de um determinado grupo?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 23 MINUTOS

Propósito: Utilizar a expressão artística brasileira para analisar os diversos tipos de simetria existente.

Orientação: Providencie para a aula a reprodução as diversas imagens dos quadros, disponíveis no documento para impressão. Faça uma exposição com as diferentes fotografias com os diversos tipos de obras de arte. É necessário estabelecer padrões para que a estética esteja presente no mural expositor. A sugestão é que as fotografias estejam impressas em folha A4 ocupando a página inteira. As molduras deverão já estar organizadas na sala de aula ou em outro local a critério do professor. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Peça aos alunos que dêem uma boa olhada nas fotografias expostas. Saliente que eles farão uma análise das fotografias e deverão classificá-las em três grupos distintos. Os critérios para a classificação serão estabelecidos pelo próprio grupo. Incentive-os a buscar argumentos matemáticos para a classificação. A percepção visual presente na atividade de aquecimento precisa estar, também, na mente dos alunos. Segue a atividade com a imagem das obras e sua resolução. Segue também o guia de intervenção

Discuta com a turma:

  • Que critérios vocês utilizaram para fazer essa classificação
  • Você conseguiria listar características específicas das imagens de um determinado grupo?

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Discutir a classificação feita pelos alunos.

Orientação: No slide acima é possível identificar três tipos de imagens. Através da tabela é possível discutir a disposição dos elementos nas imagens. Não podemos considerar nenhuma das classificações ou comentários dos grupos completamente errados. O que é possível colocar, aqui, é a percepção visual de cada grupo. Como observado na tabela, existe uma percepção mais apurada no grupo três, uma vez que, observou-se detalhes de forma mais minuciosa. Realmente há rotação ao observar os campos na figura três. Logo a conclusão do grupo 2 está baseada nesse fato. Mas as duas imagens não se encaixam na classificação 2 porque além da figura três não se basear em apenas um dos campos, e sim no quadro completo, a rotação se é que existe, é interrompida pela própria translação. Apenas parece que haveria uma rotação. Analisar esse tipo de situação é significativo para enfatizar a importância de apurar a percepção visual dos alunos. Seria interessante e importante discutir com os alunos, de forma similar, outros comentários feitos por eles.

Discuta com a turma:

  • Qual grupo está errado? (De certa forma nenhum!)
  • Qual a diferença entre os comentários dos grupos 2 e 3?

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Definir simetria e assimetria, caracterizando três tipos de simetria.

Orientação: Apresente o encerramento a turma enfatizando que os três grupos utilizados por eles possuem características que se encaixam em um dos três tipos de simetria descritos acima. Compare as definições com o significado de simetria dicutido no início da aula e durante a mesma.

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Propósito: Verificação dos conhecimentos adquiridos. Verificar se o aluno é capaz de identificar simetria e destacar os tipos de simetria presentes em uma imagem.

Orientação: Peça que individualmente os alunos leia a atividade e realizem a classificação solicitada. Oriente-os por etapas: primeiramente circular os alimentos solicitados e associar a um número para facilitar a organização. Posteriormente escrever os tipos de simetria que conhecem e colocar o número correspondente a imagem que julgarem pertencer àquele tipo. Em seguida deixe que comparem com um colega e discutam os resultados obtidos. É possível que o colega tenha descrito um tipo de simetria diferente do colega para um mesmo alimento. É importante que os alunos percebam que isso é perfeitamente aceitável. Alguns alunos podem identificar algum tipo de simetria manipulando mentalmente os alimentos. Um debate coletivo pode favorecer a discussão. . A atividade está disponível para impressão aqui, com a resolução. Está disponível também atividades complementares com resolução.

Discuta com a turma:

  • A possibilidade de se observar mais de uma simetria em determinada imagem.
  • A possibilidade de haver simetria no objeto apesar de não estar nítido na imagem, devido ao ângulo em que foi representado.
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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