11230
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Papando frações: Adição e subtração de números fracionários

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Números fracionários, comparação, adição e subtração de frações com denominadores diferentes

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora/Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações envolvendo a adição e subtração de números fracionários através do “Papando frações”.

Conceito-chave

Números fracionários, comparação, adição e subtração de frações com denominadores diferentes.

Conhecimentos prévios

Conceito de números fracionários;

Comparação, adição e subtração de números  fracionários.

Recursos necessários.

  • Slides  para apresentação;
  • Materiais do jogo xerocados e recortados;
  • Atividades impressas.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 e 4) = 5 minutos.

Orientações: Estimular os alunos a interpretar e responder as perguntas, para assim, identificar a compreensão dos mesmos na resolução de adição e subtração de frações, associando a equivalência de frações. Por isso, é interessante permitir uma resolução coletiva, de forma que expressem suas estratégias de resolução.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre adição e subtração de números fracionários.

Discuta com a turma:

  • Ela comeu fatia maior da pizza de mussarela ou de calabresa?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 7) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de adições e subtrações com números fracionários, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, o coleguismo e auto confiança. Este jogo possibilita também uma revisão de comparação de números fracionários associando a equivalência de frações.

Você pode combinar com a turma se apenas abordará adição, ou se será a subtração, ou ainda pode alternar, em uma rodada adição e na seguinte subtração das frações e assim consequentemente.

É interessante também lançar questionamentos quanto ao resultado, se corresponde a uma unidade, quantidade maior ou menor que um inteiro.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Este jogo é uma adaptação do jogo “Papa todas”, disponibilizado no site do MATHEMA: http://mathema.com.br/jogos-fundamental1/papa-todas-de-fracoes/

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 7) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de adições e subtrações com números fracionários, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, o coleguismo e auto confiança. Este jogo possibilita também uma revisão de comparação de números fracionários associando a equivalência de frações.

Você pode combinar com a turma se apenas abordará adição, ou se será a subtração, ou ainda pode alternar, em uma rodada adição e na seguinte subtração das frações e assim consequentemente.

É interessante também lançar questionamentos quanto ao resultado, se corresponde a uma unidade, quantidade maior ou menor que um inteiro.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 7) = 25 minutos.

Orientação: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início. Professor, interessante observar a participação dos alunos, acompanhando o desenvolvimento do jogo, identificando a necessidade de alguma intervenção.

Propósito: Permitir a resolução de situações envolvendo adição e subtração de números fracionários, através do jogo “Papando todas”.

Discuta com a turma:

? Seu resultado foi maior, menor ou igual a um inteiro?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante à que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém, durante o jogo, pegou essas cartas? Você quer contar pra gente como pensou para obter a resposta? Qual foi?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Ressaltando que muitas frações equivalentes poderão ser identificadas na tabela de representações fracionárias em tiras.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Você teria outra estratégia diferente de Cauê?
  • Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante à que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Esta atividade possibilita demonstrar aos alunos, que a quantidade de frações equivalentes a uma determinada fração é infinita.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Você teria outra estratégia diferente de Ana?
  • Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante à que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Observando que o combinado aqui foi alternar as operações, mas poderia ser apenas adição ou apenas subtração.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Você entendeu porque Ana perdeu?
  • Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Observando que o combinado aqui foi alternar as operações, mas poderia ser apenas adição ou apenas subtração.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Você entendeu porque Ana perdeu?
  • Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Professor, essa discussão contribui para a percepção dos números fracionários em situações do nosso dia a dia, e que de acordo com a necessidade de comparar, adicionar ou subtrair os mesmos, é necessário associar à equivalência de frações.

Propósito: Socializar a presença dos números fracionários em nosso cotidiano, associando a equivalência de frações para comparar, adicionar e subtrair números fracionários.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala e observe alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e registrar os comentários e dúvidas de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre resolução de situações problema envolvendo adição e subtração de números fracionários.

Discuta com a turma:

  • Quais os dados utilizados na resolução do problema?
  • Que operações serão utilizadas para solucionar as situações propostas?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora/Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações envolvendo a adição e subtração de números fracionários através do “Papando frações”.

Conceito-chave

Números fracionários, comparação, adição e subtração de frações com denominadores diferentes.

Conhecimentos prévios

Conceito de números fracionários;

Comparação, adição e subtração de números  fracionários.

Recursos necessários.

  • Slides  para apresentação;
  • Materiais do jogo xerocados e recortados;
  • Atividades impressas.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 e 4) = 5 minutos.

Orientações: Estimular os alunos a interpretar e responder as perguntas, para assim, identificar a compreensão dos mesmos na resolução de adição e subtração de frações, associando a equivalência de frações. Por isso, é interessante permitir uma resolução coletiva, de forma que expressem suas estratégias de resolução.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre adição e subtração de números fracionários.

Discuta com a turma:

  • Ela comeu fatia maior da pizza de mussarela ou de calabresa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 7) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de adições e subtrações com números fracionários, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, o coleguismo e auto confiança. Este jogo possibilita também uma revisão de comparação de números fracionários associando a equivalência de frações.

Você pode combinar com a turma se apenas abordará adição, ou se será a subtração, ou ainda pode alternar, em uma rodada adição e na seguinte subtração das frações e assim consequentemente.

É interessante também lançar questionamentos quanto ao resultado, se corresponde a uma unidade, quantidade maior ou menor que um inteiro.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Este jogo é uma adaptação do jogo “Papa todas”, disponibilizado no site do MATHEMA: http://mathema.com.br/jogos-fundamental1/papa-todas-de-fracoes/

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 7) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de adições e subtrações com números fracionários, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, o coleguismo e auto confiança. Este jogo possibilita também uma revisão de comparação de números fracionários associando a equivalência de frações.

Você pode combinar com a turma se apenas abordará adição, ou se será a subtração, ou ainda pode alternar, em uma rodada adição e na seguinte subtração das frações e assim consequentemente.

É interessante também lançar questionamentos quanto ao resultado, se corresponde a uma unidade, quantidade maior ou menor que um inteiro.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 7) = 25 minutos.

Orientação: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início. Professor, interessante observar a participação dos alunos, acompanhando o desenvolvimento do jogo, identificando a necessidade de alguma intervenção.

Propósito: Permitir a resolução de situações envolvendo adição e subtração de números fracionários, através do jogo “Papando todas”.

Discuta com a turma:

? Seu resultado foi maior, menor ou igual a um inteiro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante à que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém, durante o jogo, pegou essas cartas? Você quer contar pra gente como pensou para obter a resposta? Qual foi?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Ressaltando que muitas frações equivalentes poderão ser identificadas na tabela de representações fracionárias em tiras.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Você teria outra estratégia diferente de Cauê?
  • Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante à que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Esta atividade possibilita demonstrar aos alunos, que a quantidade de frações equivalentes a uma determinada fração é infinita.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Você teria outra estratégia diferente de Ana?
  • Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante à que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Observando que o combinado aqui foi alternar as operações, mas poderia ser apenas adição ou apenas subtração.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Você entendeu porque Ana perdeu?
  • Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 12) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo que pode ter sido semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Observando que o combinado aqui foi alternar as operações, mas poderia ser apenas adição ou apenas subtração.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Você entendeu porque Ana perdeu?
  • Quantas frações equivalente podemos encontrar a uma determinada fração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Professor, essa discussão contribui para a percepção dos números fracionários em situações do nosso dia a dia, e que de acordo com a necessidade de comparar, adicionar ou subtrair os mesmos, é necessário associar à equivalência de frações.

Propósito: Socializar a presença dos números fracionários em nosso cotidiano, associando a equivalência de frações para comparar, adicionar e subtrair números fracionários.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala e observe alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e registrar os comentários e dúvidas de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre resolução de situações problema envolvendo adição e subtração de números fracionários.

Discuta com a turma:

  • Quais os dados utilizados na resolução do problema?
  • Que operações serão utilizadas para solucionar as situações propostas?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano