11229
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Arredondamento de Números Decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Números decimais

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcos Vinicius Zanutto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.



Objetivos específicos

  • Aplicar o arredondamento de números decimais em um jogo.
  • Compreender o arredondamento decimal através de um jogo.

Conceito-chave

Números decimais

Conhecimentos prévios:

Conceito de arredondamento e sobre números decimais.

Recursos necessários

  • Lousa.
  • Cópias das cartas do jogo.
  • Cópia do tabuleiro.
  • Peões ou tampas de garrafa para ser utilizado como peões.
  • Cópias do raio x (opcional).
  • Cópias das atividades complementares (opcional).
  • Lápis, borracha.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para arredondar o número decimal.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: A pilha de cor laranja (50%) representaria 49,5% de bateria.

Propósito: Propor uma situação onde seja necessário arredondar um número decimal.

Discuta com a turma:

? Qual estratégia você teve para arredondar o número decimal?

? Como você soube a pilha que representaria a bateria?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para arredondar números decimais, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas deste jogo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar as cartas do jogo “Olho Vivo no Arredondamento”.

Discuta com a turma:

? O que é deve ser feito neste jogo?

? Qual casa representa os décimos em um número decimal?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Este momento esclarece como as rodadas ocorrerão e o que eles devem fazer. Professor, importante orientar que os arredondamentos ocorrerão através dos números decimais que aparecem nas cartas. O primeiro passo para o arredondamento é encontrar a casa dos décimos e assim, arredondar para o décimo mais próximo, observando a casa dos centésimos para tal.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito em cada rodada?

? Qual a melhor estratégia para o arredondamento dos números decimais?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.

Discuta com a turma:

? O que os jogadores não podem esquecer em todas as rodadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 - 8).

Orientações: Neste momento será discutido o raciocínio dos três jogadores. O raciocínio de Roberta nesta jogada está incorreto, pois arredondou para menos. Cauê foi quem arredondou corretamente e Mariana arredondou acima do valor. Importante ressaltar com os alunos quem acertou e quem errou.

Propósito: Discutir o raciocínio de arredondamento.

Discuta com a turma:

? O raciocínio de Roberta está correto? E o de Cauê? E Mariana?

? Qual o passo a passo que eles fizeram para arredondar o número decimal?

? Por que Cauê arredondou para um valor superior? E Roberta?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 - 8).

Orientações: Neste momento será discutido o raciocínio de um jogador para buscar o número decimal no tabuleiro. O raciocínio de Roberta nesta jogada está completo e correto. Importante ressaltar com os alunos que ela arredondou para o próximo décimo, que no caso é 3,5. Mesmo que o número seja completado com zeros nos centésimos e milésimos (3,500), não se faz necessário, pois zeros nas últimas (casas) ordens após a vírgula, (é como se não existissem), não altera o valor, ou seja 3,5 = 3,50 = 3,500.

Propósito: Discutir o raciocínio de arredondamento.

Discuta com a turma:

? O raciocínio de Roberta está correto?

? Qual o passo a passo que ela fez para arredondar o número decimal?

? Podemos afirmar que 3,500 é igual a 3,5?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.

Propósito: Realizar um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.

Discuta com a turma:

? Quais foram as estratégias utilizadas para o arredondamento de números decimais?

? O que foi necessário fazer para conseguir arredondar estes números?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Circule pela sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de arredondamento com números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual os algarismos que compõem a parte inteira apontado pelo rádio?
  • E a parte decimal?
  • Qual estação está representada?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.



Objetivos específicos

  • Aplicar o arredondamento de números decimais em um jogo.
  • Compreender o arredondamento decimal através de um jogo.

Conceito-chave

Números decimais

Conhecimentos prévios:

Conceito de arredondamento e sobre números decimais.

Recursos necessários

  • Lousa.
  • Cópias das cartas do jogo.
  • Cópia do tabuleiro.
  • Peões ou tampas de garrafa para ser utilizado como peões.
  • Cópias do raio x (opcional).
  • Cópias das atividades complementares (opcional).
  • Lápis, borracha.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para arredondar o número decimal.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: A pilha de cor laranja (50%) representaria 49,5% de bateria.

Propósito: Propor uma situação onde seja necessário arredondar um número decimal.

Discuta com a turma:

? Qual estratégia você teve para arredondar o número decimal?

? Como você soube a pilha que representaria a bateria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para arredondar números decimais, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas deste jogo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar as cartas do jogo “Olho Vivo no Arredondamento”.

Discuta com a turma:

? O que é deve ser feito neste jogo?

? Qual casa representa os décimos em um número decimal?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Este momento esclarece como as rodadas ocorrerão e o que eles devem fazer. Professor, importante orientar que os arredondamentos ocorrerão através dos números decimais que aparecem nas cartas. O primeiro passo para o arredondamento é encontrar a casa dos décimos e assim, arredondar para o décimo mais próximo, observando a casa dos centésimos para tal.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito em cada rodada?

? Qual a melhor estratégia para o arredondamento dos números decimais?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.

Discuta com a turma:

? O que os jogadores não podem esquecer em todas as rodadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 - 8).

Orientações: Neste momento será discutido o raciocínio dos três jogadores. O raciocínio de Roberta nesta jogada está incorreto, pois arredondou para menos. Cauê foi quem arredondou corretamente e Mariana arredondou acima do valor. Importante ressaltar com os alunos quem acertou e quem errou.

Propósito: Discutir o raciocínio de arredondamento.

Discuta com a turma:

? O raciocínio de Roberta está correto? E o de Cauê? E Mariana?

? Qual o passo a passo que eles fizeram para arredondar o número decimal?

? Por que Cauê arredondou para um valor superior? E Roberta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 - 8).

Orientações: Neste momento será discutido o raciocínio de um jogador para buscar o número decimal no tabuleiro. O raciocínio de Roberta nesta jogada está completo e correto. Importante ressaltar com os alunos que ela arredondou para o próximo décimo, que no caso é 3,5. Mesmo que o número seja completado com zeros nos centésimos e milésimos (3,500), não se faz necessário, pois zeros nas últimas (casas) ordens após a vírgula, (é como se não existissem), não altera o valor, ou seja 3,5 = 3,50 = 3,500.

Propósito: Discutir o raciocínio de arredondamento.

Discuta com a turma:

? O raciocínio de Roberta está correto?

? Qual o passo a passo que ela fez para arredondar o número decimal?

? Podemos afirmar que 3,500 é igual a 3,5?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.

Propósito: Realizar um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.

Discuta com a turma:

? Quais foram as estratégias utilizadas para o arredondamento de números decimais?

? O que foi necessário fazer para conseguir arredondar estes números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Circule pela sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de arredondamento com números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual os algarismos que compõem a parte inteira apontado pelo rádio?
  • E a parte decimal?
  • Qual estação está representada?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano