Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhe o objetivo com a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientação: Separe a classe em grupos de 3 ou 4 alunos e distribua os jogos de cartões. Confeccione os quadrados em papel cartão ou EVA.
Propósito: Preencher quadrados de diferentes tamanhos com quadrados unitários para explorar as medidas laterais e das áreas.
Discuta com a turma:
- É possível prever quantos quadrados com 1 u.a utiliza-se para qualquer outro quadrado com áreas maiores do que esses?
- Compare os lados e as áreas do quadrado que representa 1 u.a com os outros.
Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Resolução atividade aquecimento
Cartão para jogo de aquecimento
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientação: Separe a classe em grupos de 3 ou 4 alunos e distribua os jogos de cartões (clique aqui) para obter os moldes. Confeccione os quadrados em papel cartão ou EVA.
Propósito: Preencher quadrados de diferentes tamanhos com quadrados unitários para explorar as medidas laterais e das áreas.
Discuta com a turma:
- É possível prever quantos quadrados com 1 u.a utiliza-se para qualquer outro quadrado com áreas maiores do que esses?
- Compare os lados e as áreas do quadrado que representa 1 u.a com os outros.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientação: Projete as imagens e se possível peça para construírem e fixarem na lousa outros quadrados com outras medidas.
Propósito: Concluir que o perímetro é proporcional a medida do lado enquanto a área não, através das colagens dos quadrados unitários, observando seus lados e suas áreas correspondentes.
Discuta com a turma:
- Questione a turma se o mesmo pode acontecer com outros polígonos, peça exemplos.
- Existe alguma relação entre a medida do lado e da área? Qual?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 6 ao 9)
Orientação: Mantenha os grupos e distribua os palitos de fósforos sem a caixa para evitar acidentes.
Propósito: Manipular os palitos e verificar que a quantidade de quadrados (áreas), assim como no aquecimento, não é proporcional aos lados (são formados pelos palitos).
Discuta com a turma:
- O que cada palito representa no quadrado?
- Você consegue verificar alguma relação entre a quantidade de palitos e o tamanho do quadrado para preencher internamente cada quadrado?
- Um quadrado com o dobro da medida de lado do outro quadrado, tem área quantas vezes maior em relação a esse mesmo quadrado?
- Para os retângulos as relações de proporcionalidade entre lado e perímetro, prevalecem como no quadrado? Por quê?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 6 ao 9)
Orientação: Mantenha os grupos e distribua os palitos de fósforos sem a caixa para evitar acidentes.
Propósito: Manipular os palitos e verificar que a quantidade de quadrados (áreas), assim como no aquecimento, não é proporcional aos lados (são formados pelos palitos).
Discuta com a turma:
- O que cada palito representa no quadrado?
- Você consegue verificar alguma relação entre a quantidade de palitos e o tamanho do quadrado para preencher internamente cada quadrado?
- Um quadrado com o dobro da medida de lado do outro quadrado, tem área quantas vezes maior em relação a esse mesmo quadrado?
- Para os retângulos as relações de proporcionalidade entre lado e perímetro, prevalecem como no quadrado? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 6 ao 9)
Orientação: Mantenha os grupos e distribua os palitos de fósforos sem a caixa para evitar acidentes.
Propósito: Manipular os palitos e verificar que a quantidade de quadrados (áreas), assim como no aquecimento, não é proporcional aos lados (são formados pelos palitos).
Discuta com a turma:
- O que cada palito representa no quadrado?
- Você consegue verificar alguma relação entre a quantidade de palitos e o tamanho do quadrado para preencher internamente cada quadrado?
- Um quadrado com o dobro da medida de lado do outro quadrado, tem área quantas vezes maior em relação a esse mesmo quadrado?
- Para os retângulos as relações de proporcionalidade entre lado e perímetro, prevalecem como no quadrado? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 6 ao 9)
Orientação: Mantenha os grupos e distribua os palitos de fósforos sem a caixa para evitar acidentes.
Propósito: Manipular os palitos e verificar que a quantidade de quadrados (áreas), assim como no aquecimento, não é proporcional aos lados (são formados pelos palitos).
Discuta com a turma:
- O que cada palito representa no quadrado?
- Você consegue verificar alguma relação entre a quantidade de palitos e o tamanho do quadrado para preencher internamente cada quadrado?
- Um quadrado com o dobro da medida de lado do outro quadrado, tem área quantas vezes maior em relação a esse mesmo quadrado?
- Para os retângulos as relações de proporcionalidade entre lado e perímetro, prevalecem como no quadrado? Por quê?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 10 ao 12)
Orientação: Projete, desenhe ou fixe as imagens na lousa. Se preferir utilize palitos de churrasco e faça colagens em um painel. Solicite que os alunos identifiquem com canetas coloridas os quadrados cujo o perímetro ou a área seja o dobro, triplo entre outros fatores possíveis.
Caso seja possível utilize software livre para montar os quadrados, sugestão clique aqui para ser direcionado.
Peça para turma desenhar outros polígonos, ampliarem ou reduzirem e verificar a existência ou não da proporcionalidade entre lado e perímetro apenas.
Propósito: Concluir por meio de construções de quadrados a proporcionalidade existente entre lado e perímetro apenas.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 10 ao 12)
Orientação: Projete, desenhe ou fixe as imagens na lousa. Se preferir utilize palitos de churrasco e faça colagens em um painel. Solicite que os alunos identifiquem com canetas coloridas os quadrados cujo o perímetro ou a área seja o dobro, triplo entre outros fatores possíveis.
Caso seja possível utilize software livre para montar os quadrados, sugestão clique aqui para ser direcionado.
Peça para turma desenhar outros polígonos, ampliarem ou reduzirem e verificar a existência ou não da proporcionalidade entre lado e perímetro apenas.
Propósito: Concluir por meio de construções de quadrados a proporcionalidade existente entre lado e perímetro apenas.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 10 ao 12)
Orientação: Projete, desenhe ou fixe as imagens na lousa. Se preferir utilize palitos de churrasco e faça colagens em um painel. Solicite que os alunos identifiquem com canetas coloridas os quadrados cujo o perímetro ou a área seja o dobro, triplo entre outros fatores possíveis.
Caso seja possível utilize software livre para montar os quadrados, sugestão clique aqui para ser direcionado.
Peça para turma desenhar outros polígonos, ampliarem ou reduzirem e verificar a existência ou não da proporcionalidade entre lado e perímetro apenas.
Propósito: Concluir por meio de construções de quadrados a proporcionalidade existente entre lado e perímetro apenas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete e leia ou peça para turma ler o encerramento.
Propósito: Concluir sobre a proporcionalidade entre perímetro e lado.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Permaneça com os grupos mas peça que agora façam individualmente a atividade. Peça aos alunos u
que desenhem os quadrados sobrepostos em folha quadriculada ou milimetrada, utilizando a escala 1:10 e que destaquem com lápis de cor as partes do retalho em algodão e rendado.
Propósito: Verificar o aumento ou redução na área e perímetro através da construção de áreas a partir de um valor limite.
Discuta com a turma:
- O que é necessário para que o tecido seja constituído apenas por retalhos inteiros?
- Compare a área total do retalho com a área ampliada, o que aconteceu com o perímetro de ambas?
- É possível preencher todo tecido com retalhos inteiros e menores de maneira que mantenha uma parte azul e uma parte rendada?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar