11227
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Compondo e decompondo números decimais.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Representação fracionária e decimal de quantidades maiores e menores que a unidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cátia do Vale dos Santos Mendes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_05NUM09

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Encerramento

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e solicite respostas em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os problemas presentes nesta atividade e solicite que tentem resolvê-los. Você pode enviar as imagens dos slides ou enviar o documento com as atividades, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c4TVCNtZ67KhPUGR3SGhqyyaKHm9KuMrJ6YrHyM5TW8PRxTjSvwkGZPsNTWm/atividades-para-impressao-mat5-05num09.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as soluções propostas. Para tornar a resolução um pouco mais real e se você tiver um material dourado disponível, você pode filmar as peças enquanto expõe a resolução. Você pode sugerir que os alunos continuem seus estudos através dos exercícios propostos em: https://br.ixl.com/math/5-ano/represente-os-decimais

Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam, com suas palavras, as estratégias que adotam para representar um número decimal em forma de fração. Caso considere viável, compartilhe com os alunos o slide presente nesta etapa do plano de aula e peça que eles ilustrem exemplos.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os alunos reproduzam a trena em seus cadernos.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos joguem “Decimais e Frações” com seus familiares o jogo pode ser acessado em https://escola.britannica.com.br/jogos/GM_5_25/index.html. Eles podem jogar juntos analisando e conversando sobre a diferença entre as opções de respostas.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_05NUM09

(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas