11226
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Resolução de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raquel de Fatima Nocente Patini

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO DA AULA select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números  racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.




Objetivos específicos

  1. Interpretar situações problema envolvendo mais de uma operação com números naturais.
  2. Identificar as operações necessárias para resolver uma situação problema.
  3. Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.

Conceito-chave

Resolução de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.

Conhecimentos prévios

Calcular o resultado de uma adição, subtração, multiplicação ou divisão de números naturais.

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha.


Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estimular os alunos socializando as perguntas e observando as estratégias e raciocínios mobilizados pelos mesmos para a resolução das situações problema. Enfatize e recorde os conceitos fundamentais e a relação das quatro operações no contexto de problemas e demonstre a aplicação das mesmas em cada situação dada, como por exemplo, a ideia de “ganhei” relaciona-se, neste caso, a adição, enquanto que “perdi” sugere subtração. Já a ideia de “dobro” refere-se à multiplicação ou adição. Porém, oriente para que busquem a compreensão do problema como um todo e para que observem o que o problema “quer saber”, sendo a identificação da operação a ser utilizada apenas uma das estratégias possíveis de resolução. Valorize outras estratégias adotadas pelos alunos para a resolução do problema, compartilhando os caminhos e procedimentos utilizados para todo o grupo.

Propósito: Identificar as operações a serem utilizadas como estratégia da resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam os problemas? Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-los?
  • Quais operações podem ser utilizadas para resolver cada situação? Por que?
  • Podemos utilizar as mesmas estratégias para resolver as duas situações? Por que?
  • O que podemos concluir após a resolução deste problema?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Mobilizar os conhecimentos de operações para solucionar situações problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Se forem disponibilizados apenas 4 ônibus para distribuir as pessoas igualmente, quantas pessoas viajarão em cada ônibus?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Mobilizar os conhecimentos de operações para solucionar situações problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • O que teremos que descobrir primeiro, para assim, solucionar o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Se cada aluno comer 5 sanduíches, quantos pães serão necessários?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Mobilizar os conhecimentos de operações para solucionar situações problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Se Carolina tivesse pago o bilhete com uma nota de 100 reais, quanto sobraria de troco?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a adição e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:

https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema

  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:

https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema

  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:

https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema

  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a divisão e a adição. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:

https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema

  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Encerre relembrando que é necessário compreender o problema e identificar as operações e estratégias para resolvê-lo.

Propósito: Identificar as operações e estratégias para resolução de um problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar a operação para resolver um problema?
  • Vocês compreenderam em quais situações podemos utilizar cada operação (adição, subtração, divisão ou multiplicação) como estratégia de resolução do problema?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.

Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Qual a informação principal você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
  • Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números  racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.




Objetivos específicos

  1. Interpretar situações problema envolvendo mais de uma operação com números naturais.
  2. Identificar as operações necessárias para resolver uma situação problema.
  3. Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.

Conceito-chave

Resolução de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.

Conhecimentos prévios

Calcular o resultado de uma adição, subtração, multiplicação ou divisão de números naturais.

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estimular os alunos socializando as perguntas e observando as estratégias e raciocínios mobilizados pelos mesmos para a resolução das situações problema. Enfatize e recorde os conceitos fundamentais e a relação das quatro operações no contexto de problemas e demonstre a aplicação das mesmas em cada situação dada, como por exemplo, a ideia de “ganhei” relaciona-se, neste caso, a adição, enquanto que “perdi” sugere subtração. Já a ideia de “dobro” refere-se à multiplicação ou adição. Porém, oriente para que busquem a compreensão do problema como um todo e para que observem o que o problema “quer saber”, sendo a identificação da operação a ser utilizada apenas uma das estratégias possíveis de resolução. Valorize outras estratégias adotadas pelos alunos para a resolução do problema, compartilhando os caminhos e procedimentos utilizados para todo o grupo.

Propósito: Identificar as operações a serem utilizadas como estratégia da resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam os problemas? Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-los?
  • Quais operações podem ser utilizadas para resolver cada situação? Por que?
  • Podemos utilizar as mesmas estratégias para resolver as duas situações? Por que?
  • O que podemos concluir após a resolução deste problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Mobilizar os conhecimentos de operações para solucionar situações problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Se forem disponibilizados apenas 4 ônibus para distribuir as pessoas igualmente, quantas pessoas viajarão em cada ônibus?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Mobilizar os conhecimentos de operações para solucionar situações problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • O que teremos que descobrir primeiro, para assim, solucionar o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Se cada aluno comer 5 sanduíches, quantos pães serão necessários?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Mobilizar os conhecimentos de operações para solucionar situações problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Se Carolina tivesse pago o bilhete com uma nota de 100 reais, quanto sobraria de troco?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a adição e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:

https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema

  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:

https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema

  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:

https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema

  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a divisão e a adição. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:

https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema

  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Encerre relembrando que é necessário compreender o problema e identificar as operações e estratégias para resolvê-lo.

Propósito: Identificar as operações e estratégias para resolução de um problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar a operação para resolver um problema?
  • Vocês compreenderam em quais situações podemos utilizar cada operação (adição, subtração, divisão ou multiplicação) como estratégia de resolução do problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.

Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Qual a informação principal você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
  • Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano