11225
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - O cálculo mental e a divisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Sistema de numeração decimal e tabuada

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Gilves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_02NUM04

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Caso a aula ocorra de forma síncrona em alguma plataforma que possibilite a interação com os alunos, verbalize as instruções propostas e, posteriormente, proponha uma discussão/reflexão sobre como os alunos realizaram os cálculos mentalmente. Caso a aula ocorra de forma assíncrona você pode compartilhar com os alunos as instruções em formato de texto ou enviar um áudio para a turma.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os problemas presentes nesta atividade e solicite que tentem resolvê-los. Solicite que os alunos reproduzam em seus cadernos a tabela da Atividade 1. Você pode enviar as imagens dos slides ou enviar o documento com as atividades, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2MUZAwhHWmqddCUkhhC4ReGe6RgHTXyQYZBqAWP2xMmE32M6Dqr4FuHm8Ztt/ativaula-mat5-02num04.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes poderão enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as etapas dos cálculos.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre estratégias para realizar cálculo mental. Proponha que eles realizem uma brincadeira com seus familiares com cálculo mental. Alguém pode ficar responsável por indicar uma operação de adição ou subtração e a pessoa que indicar mais rapidamente a resposta correta marca pontos. Caso a pessoa erre o resultado ela perde pontos. O integrante da família que estiver indicando as operações pode conferir os resultados utilizando uma calculadora.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_02NUM04

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas