Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Paula Gilves
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
- Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo multiplicativo, através de estimativas.
Conhecimento Prévio
Sistema de numeração decimal e tabuada.
Conceito-chave
Cálculo Mental
Recursos necessários
- Lousa e giz
- Cópia das atividades
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
- E se não pudermos utilizar nada disso, dá pra fazer conta? Como?
- Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar esses materiais?
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Alguém já precisou fazer um cálculo mental?
- Qual era a situação?
- Como você pensou?
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que nas atividades não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos. Professor, durante a realização desse plano, será muito importante que o aluno compartilhe, em todos as propostas, como pensou e que estratégias utilizou.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com o raciocínio de Mariana?
- Como vocês pensaram?
Atividade principal
Tempo sugerido: (slides 6 e 7) = 20 minutos
Orientações: Nesta etapa, após separar a turma em duplas ou trios (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui, de modo que esses saberes sejam próximos, ou um aluno irá calcular e o outro ficará apenas observando, explique aos alunos que na atividade de hoje terão que utilizar o cálculo mental e, em seguida, socializar com o professor e os amigos como pensou e quais estratégias utilizou para chegar ao resultado obtido. Faça a leitura compartilhada deste slide, garantindo que todos alunos compreendam a proposta. Explique que, deverão pensar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.
Professor, você pode projetar ou imprimir esse slide para que os alunos acompanhem a leitura do mesmo. Uma estratégia de leitura bem interessante no caso de comandas como essa, seria, a medida que forem lendo, ir selecionando/grifando as informações mais relevantes para a resolução da situação.
Propósito: Compreender a comanda da atividade para resolvê-la com autonomia.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida até aqui?
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: (slides 6 e 7) = 20 minutos
Orientações: Professor, entregue para cada dupla/trio uma cópia deste slide. Retome oralmente a proposta do slide anterior, para certificar-se que os alunos compreenderam o que foi solicitado.
Lembre-se de garantir que os saberes das duplas/trios sejam próximos para que os alunos se ajudem durante a resolução da proposta. Retome que deverão trabalhar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.
Vá circulando pela sala observando e intervindo nas duplas/trios com questionamentos como: “Vocês podem me explicar como pensaram para chegar a esse resultado?” “Será que não haveria uma outra forma de chegar a esse mesmo valor?”. Professor, durante sua observação e intervenção, vá selecionando alguns alunos para compartilharem com os demais as estratégias utilizadas para que garanta diferentes estratégias de resolução da operação.
Propósito: Criar estratégia para o cálculo mental da divisão, sendo capaz de utilizá-la dentro e fora do ambiente escolar.
Discuta com a turma:
- Vamos observar como alguns alunos pensaram. (Chamar à lousa os alunos que você selecionou previamente, de modo a garantir estratégias diferenciadas de resolução. Enquanto eles compartilham com os amigos como pensaram, é interessante que vá registrando na lousa a medida que verbaliza, de modo que todos possam compreender seu raciocínio.)
- Alguém pensou diferente?
- Todos chegaram aos mesmos valores?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: (slides 6 - 8) = 20 minutos
Orientações: Ainda em duplas ou trios (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui, de modo que esses saberes sejam próximos, ou um aluno irá calcular e o outro ficará apenas observando, explique aos alunos que nesta atividade também erão que utilizar o cálculo mental e, em seguida, socializar com o professor e os amigos como pensou e quais estratégias utilizou para chegar ao resultado obtido. Faça a leitura compartilhada deste slide, garantindo que todos alunos compreendam a proposta. Explique que, deverão pensar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.
Professor, você pode projetar ou imprimir esse slide para que os alunos acompanhem a leitura do mesmo. Uma estratégia de leitura bem interessante no caso de comandas como essa, seria, a medida que forem lendo, ir selecionando/grifando as informações mais relevantes para a resolução da situação.
Propósito: Compreender a comanda da atividade para resolvê-la com autonomia.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida até aqui?
Materiais complementares
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém pensou como Mariana na resolução desta operação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- A Mariana e o Bruno utilizaram formas diferentes de calcular a mesma operação. Quem acertou?
- Alguém saberia nos explicar as estratégias utilizadas por Bruno e por Mariana na resolução desta operação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que após a discussão pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias, como a decomposição por exemplo para facilitar os cálculos. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e não acabar primeiro. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.
Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer a atividade. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre cálculo mental, utilizando estimativa.
Discuta com a turma:
- De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?
Materiais complementares
Resolução da atividade complementar