11225
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - O cálculo mental e a divisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Sistema de numeração decimal e tabuada

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Gilves

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Gilves

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  • Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo multiplicativo, através de estimativas.

Conhecimento Prévio

Sistema de numeração decimal e tabuada.

Conceito-chave

Cálculo Mental

Recursos necessários

  • Lousa e giz
  • Cópia das atividades


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
  • E se não pudermos utilizar nada disso, dá pra fazer conta? Como?
  • Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar esses materiais?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já precisou fazer um cálculo mental?
  • Qual era a situação?
  • Como você pensou?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que nas atividades não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos. Professor, durante a realização desse plano, será muito importante que o aluno compartilhe, em todos as propostas, como pensou e que estratégias utilizou.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com o raciocínio de Mariana?
  • Como vocês pensaram?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 6 e 7) = 20 minutos

Orientações: Nesta etapa, após separar a turma em duplas ou trios (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui, de modo que esses saberes sejam próximos, ou um aluno irá calcular e o outro ficará apenas observando, explique aos alunos que na atividade de hoje terão que utilizar o cálculo mental e, em seguida, socializar com o professor e os amigos como pensou e quais estratégias utilizou para chegar ao resultado obtido. Faça a leitura compartilhada deste slide, garantindo que todos alunos compreendam a proposta. Explique que, deverão pensar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.

Professor, você pode projetar ou imprimir esse slide para que os alunos acompanhem a leitura do mesmo. Uma estratégia de leitura bem interessante no caso de comandas como essa, seria, a medida que forem lendo, ir selecionando/grifando as informações mais relevantes para a resolução da situação.

Propósito: Compreender a comanda da atividade para resolvê-la com autonomia.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 6 e 7) = 20 minutos

Orientações: Professor, entregue para cada dupla/trio uma cópia deste slide. Retome oralmente a proposta do slide anterior, para certificar-se que os alunos compreenderam o que foi solicitado.

Lembre-se de garantir que os saberes das duplas/trios sejam próximos para que os alunos se ajudem durante a resolução da proposta. Retome que deverão trabalhar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.

Vá circulando pela sala observando e intervindo nas duplas/trios com questionamentos como: “Vocês podem me explicar como pensaram para chegar a esse resultado?” “Será que não haveria uma outra forma de chegar a esse mesmo valor?”. Professor, durante sua observação e intervenção, vá selecionando alguns alunos para compartilharem com os demais as estratégias utilizadas para que garanta diferentes estratégias de resolução da operação.

Propósito: Criar estratégia para o cálculo mental da divisão, sendo capaz de utilizá-la dentro e fora do ambiente escolar.

Discuta com a turma:

  • Vamos observar como alguns alunos pensaram. (Chamar à lousa os alunos que você selecionou previamente, de modo a garantir estratégias diferenciadas de resolução. Enquanto eles compartilham com os amigos como pensaram, é interessante que vá registrando na lousa a medida que verbaliza, de modo que todos possam compreender seu raciocínio.)
  • Alguém pensou diferente?
  • Todos chegaram aos mesmos valores?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 6 - 8) = 20 minutos

Orientações: Ainda em duplas ou trios (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui, de modo que esses saberes sejam próximos, ou um aluno irá calcular e o outro ficará apenas observando, explique aos alunos que nesta atividade também erão que utilizar o cálculo mental e, em seguida, socializar com o professor e os amigos como pensou e quais estratégias utilizou para chegar ao resultado obtido. Faça a leitura compartilhada deste slide, garantindo que todos alunos compreendam a proposta. Explique que, deverão pensar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.

Professor, você pode projetar ou imprimir esse slide para que os alunos acompanhem a leitura do mesmo. Uma estratégia de leitura bem interessante no caso de comandas como essa, seria, a medida que forem lendo, ir selecionando/grifando as informações mais relevantes para a resolução da situação.

Propósito: Compreender a comanda da atividade para resolvê-la com autonomia.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém pensou como Mariana na resolução desta operação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • A Mariana e o Bruno utilizaram formas diferentes de calcular a mesma operação. Quem acertou?
  • Alguém saberia nos explicar as estratégias utilizadas por Bruno e por Mariana na resolução desta operação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias, como a decomposição por exemplo para facilitar os cálculos. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e não acabar primeiro. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer a atividade. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre cálculo mental, utilizando estimativa.

Discuta com a turma:

  • De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Gilves

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  • Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo multiplicativo, através de estimativas.

Conhecimento Prévio

Sistema de numeração decimal e tabuada.

Conceito-chave

Cálculo Mental

Recursos necessários

  • Lousa e giz
  • Cópia das atividades

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
  • E se não pudermos utilizar nada disso, dá pra fazer conta? Como?
  • Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar esses materiais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já precisou fazer um cálculo mental?
  • Qual era a situação?
  • Como você pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que nas atividades não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos. Professor, durante a realização desse plano, será muito importante que o aluno compartilhe, em todos as propostas, como pensou e que estratégias utilizou.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com o raciocínio de Mariana?
  • Como vocês pensaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 6 e 7) = 20 minutos

Orientações: Nesta etapa, após separar a turma em duplas ou trios (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui, de modo que esses saberes sejam próximos, ou um aluno irá calcular e o outro ficará apenas observando, explique aos alunos que na atividade de hoje terão que utilizar o cálculo mental e, em seguida, socializar com o professor e os amigos como pensou e quais estratégias utilizou para chegar ao resultado obtido. Faça a leitura compartilhada deste slide, garantindo que todos alunos compreendam a proposta. Explique que, deverão pensar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.

Professor, você pode projetar ou imprimir esse slide para que os alunos acompanhem a leitura do mesmo. Uma estratégia de leitura bem interessante no caso de comandas como essa, seria, a medida que forem lendo, ir selecionando/grifando as informações mais relevantes para a resolução da situação.

Propósito: Compreender a comanda da atividade para resolvê-la com autonomia.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 6 e 7) = 20 minutos

Orientações: Professor, entregue para cada dupla/trio uma cópia deste slide. Retome oralmente a proposta do slide anterior, para certificar-se que os alunos compreenderam o que foi solicitado.

Lembre-se de garantir que os saberes das duplas/trios sejam próximos para que os alunos se ajudem durante a resolução da proposta. Retome que deverão trabalhar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.

Vá circulando pela sala observando e intervindo nas duplas/trios com questionamentos como: “Vocês podem me explicar como pensaram para chegar a esse resultado?” “Será que não haveria uma outra forma de chegar a esse mesmo valor?”. Professor, durante sua observação e intervenção, vá selecionando alguns alunos para compartilharem com os demais as estratégias utilizadas para que garanta diferentes estratégias de resolução da operação.

Propósito: Criar estratégia para o cálculo mental da divisão, sendo capaz de utilizá-la dentro e fora do ambiente escolar.

Discuta com a turma:

  • Vamos observar como alguns alunos pensaram. (Chamar à lousa os alunos que você selecionou previamente, de modo a garantir estratégias diferenciadas de resolução. Enquanto eles compartilham com os amigos como pensaram, é interessante que vá registrando na lousa a medida que verbaliza, de modo que todos possam compreender seu raciocínio.)
  • Alguém pensou diferente?
  • Todos chegaram aos mesmos valores?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 6 - 8) = 20 minutos

Orientações: Ainda em duplas ou trios (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui, de modo que esses saberes sejam próximos, ou um aluno irá calcular e o outro ficará apenas observando, explique aos alunos que nesta atividade também erão que utilizar o cálculo mental e, em seguida, socializar com o professor e os amigos como pensou e quais estratégias utilizou para chegar ao resultado obtido. Faça a leitura compartilhada deste slide, garantindo que todos alunos compreendam a proposta. Explique que, deverão pensar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.

Professor, você pode projetar ou imprimir esse slide para que os alunos acompanhem a leitura do mesmo. Uma estratégia de leitura bem interessante no caso de comandas como essa, seria, a medida que forem lendo, ir selecionando/grifando as informações mais relevantes para a resolução da situação.

Propósito: Compreender a comanda da atividade para resolvê-la com autonomia.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém pensou como Mariana na resolução desta operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • A Mariana e o Bruno utilizaram formas diferentes de calcular a mesma operação. Quem acertou?
  • Alguém saberia nos explicar as estratégias utilizadas por Bruno e por Mariana na resolução desta operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias, como a decomposição por exemplo para facilitar os cálculos. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e não acabar primeiro. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer a atividade. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre cálculo mental, utilizando estimativa.

Discuta com a turma:

  • De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano