Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
- Planejar a construção de uma obra prima de formato cúbico, com seus respectivos custos.
Conceito-chave
Medidas de volume e capacidade.
Recursos necessários
- Calculadora (caso o professor julgue necessário).
- Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar o número de caixas que compõem a pilha e depois calcular o volume de cada uma, lembrando que a densidade da água é 1, assim, cada cm³ equivale a 1 grama.
Resolução disponível AQUI.
Atividade para impressão disponível AQUI.
Propósito: Visualizar a quantidade de caixas dispostas em uma pilha, determinar o volume desta pilha.
Discuta: A densidade da água é 1g/cm³, assim 1cm³ corresponde a 1g , e as outras unidades de medida, quais as respectivas correspondências? 1dm³, 1m³?
Materiais complementares:
Resolução atividade aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Introdução.
Professor, comente com seus alunos que a geometria está presente nas artes, que artistas utilizam formas geométricas para retratar seus trabalhos. Um dos exemplos pode ser encontrado no site Abstracionismo Geométrico.
A atividade está disponível para impressão AQUI.
Resolução da atividade AQUI.
Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
- A atividade utiliza a informação de densidade de metais, uma tabela com densidade de vários metais está disponível AQUI. Converse com seus alunos, que densidade é a relação entre volume e massa e que, quando determinamos o volume de um metal, a partir do produto da densidade, podemos obter a massa (peso) desse metal.
- O valor médio do cobre utilizado é aquele informado em empresas de reciclagem, é interessante comentar sobre a reciclagem e as construções artísticas.
- Para o cálculo do custo de produção de um cubo, basta que os alunos multiplique o volume do cubo, isto é aresta³ ou aresta x aresta x aresta, sucessivamente, devemos multiplicar esse resultado pela densidade do cobre e finalmente pelo custo do quilograma de cobre.
- Para finalização da atividade, os alunos devem determinar a quantidade de cubos que a obra possui, lembrando que se trata de um esqueleto, isto é, somente os cubos que formam os lados da figura.
A atividade está disponível para impressão AQUI.
Resolução da atividade AQUI.
Discuta: O cubo tem tem 12 arestas, que são os lados do polígono, porém para determinar o número de cubos da obra, devemos observar que os cubos que formam as arestas e os vértices são comuns a dois lados.
Propósito: Visualizar o esqueleto de um cubo e determinar quantos cubos compõem a obra.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
- A atividade utiliza a informação de densidade de metais, uma tabela com densidade de vários metais está disponível AQUI. Converse com seus alunos, que densidade é a relação entre volume e massa e que, quando determinamos o volume de um metal, a partir do produto da densidade, podemos obter a massa (peso) desse metal.
- O valor médio do cobre utilizado é aquele informado em empresas de reciclagem, é interessante comentar sobre a reciclagem e as construções artísticas.
- Para o cálculo do custo de produção de um cubo, basta que os alunos multiplique o volume do cubo, isto é aresta³ ou aresta x aresta x aresta; sucessivamente, devemos multiplicar esse resultado pela densidade do cobre e finalmente pelo custo do quilograma de cobre.
- Para finalização da atividade, os alunos devem determinar a quantidade de cubos que a obra possui, lembrando que se trata de um esqueleto, isto é, somente os cubos que formam os lados da figura.
A atividade está disponível para impressão AQUI.
Resolução da atividade AQUI.
Discuta: O cubo tem tem 12 arestas, que são os lados do polígono, porém para determinar o número de cubos da obra, devemos observar que os cubos que formam as arestas e os vértices são comuns a dois lados.
Propósito: Visualizar o esqueleto de um cubo e determinar quantos cubos compõem a obra.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Qual o processo utilizado para determinação do número de cubos que compõem a obra?
Propósito: Discutir a visualização de forma abstrata, considerando lados e vértice comuns a faces que se encontram.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Qual o processo utilizado para determinação do número de cubos que compõem a obra?
Propósito: Discutir a visualização de forma abstrata, considerando lados e vértice comuns a faces que se encontram.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.
Propósito: Abstrair construções sólidas e relacionar as grandezas, volume e massa.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo do volume disponível na xícara de chá.
- Através do volume restante de chá na xícara e o volume de cada cubo de açúcar, será possível determinar a quantidade de cubos que ainda cabem na xícara.
A atividade está disponível para impressão AQUI.
Resolução da atividade AQUI.
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
- Apesar do resultado não ser exato, os alunos devem ter a noção de que uma determinada quantidade é inferior a capacidade da xícara. Porém, acrescentando um cubo a quantidade de chá irá transbordar?
- Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo do volume disponível na xícara de chá.
- Através do volume restante de chá na xícara e o volume de cada cubo de açúcar, será possível determinar a quantidade de cubos que ainda cabem na xícara.
A atividade está disponível para impressão AQUI.
Resolução da atividade AQUI.
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
- Apesar do resultado não ser exato, os alunos devem ter a noção de que uma determinada quantidade é inferior a capacidade da xícara. Porém, acrescentando um cubo a quantidade de chá irá transbordar?