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Plano de aula - Escultura

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Medidas de volume e capacidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

Objetivos específicos

  • Planejar a construção de uma obra prima de formato cúbico, com seus respectivos custos.

Conceito-chave

Medidas de volume e capacidade.

Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário).
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.








Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar o número de caixas que compõem a pilha e depois calcular o volume de cada uma, lembrando que a densidade da água é 1, assim, cada cm³ equivale a 1 grama.

Resolução disponível AQUI.

Atividade para impressão disponível AQUI.

Propósito: Visualizar a quantidade de caixas dispostas em uma pilha, determinar o volume desta pilha.

Discuta: A densidade da água é 1g/cm³, assim 1cm³ corresponde a 1g , e as outras unidades de medida, quais as respectivas correspondências? 1dm³, 1m³?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Introdução.

Professor, comente com seus alunos que a geometria está presente nas artes, que artistas utilizam formas geométricas para retratar seus trabalhos. Um dos exemplos pode ser encontrado no site Abstracionismo Geométrico.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • A atividade utiliza a informação de densidade de metais, uma tabela com densidade de vários metais está disponível AQUI. Converse com seus alunos, que densidade é a relação entre volume e massa e que, quando determinamos o volume de um metal, a partir do produto da densidade, podemos obter a massa (peso) desse metal.
  • O valor médio do cobre utilizado é aquele informado em empresas de reciclagem, é interessante comentar sobre a reciclagem e as construções artísticas.
  • Para o cálculo do custo de produção de um cubo, basta que os alunos multiplique o volume do cubo, isto é aresta³ ou aresta x aresta x aresta, sucessivamente, devemos multiplicar esse resultado pela densidade do cobre e finalmente pelo custo do quilograma de cobre.
  • Para finalização da atividade, os alunos devem determinar a quantidade de cubos que a obra possui, lembrando que se trata de um esqueleto, isto é, somente os cubos que formam os lados da figura.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Discuta: O cubo tem tem 12 arestas, que são os lados do polígono, porém para determinar o número de cubos da obra, devemos observar que os cubos que formam as arestas e os vértices são comuns a dois lados.

Propósito: Visualizar o esqueleto de um cubo e determinar quantos cubos compõem a obra.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • A atividade utiliza a informação de densidade de metais, uma tabela com densidade de vários metais está disponível AQUI. Converse com seus alunos, que densidade é a relação entre volume e massa e que, quando determinamos o volume de um metal, a partir do produto da densidade, podemos obter a massa (peso) desse metal.
  • O valor médio do cobre utilizado é aquele informado em empresas de reciclagem, é interessante comentar sobre a reciclagem e as construções artísticas.
  • Para o cálculo do custo de produção de um cubo, basta que os alunos multiplique o volume do cubo, isto é aresta³ ou aresta x aresta x aresta; sucessivamente, devemos multiplicar esse resultado pela densidade do cobre e finalmente pelo custo do quilograma de cobre.
  • Para finalização da atividade, os alunos devem determinar a quantidade de cubos que a obra possui, lembrando que se trata de um esqueleto, isto é, somente os cubos que formam os lados da figura.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Discuta: O cubo tem tem 12 arestas, que são os lados do polígono, porém para determinar o número de cubos da obra, devemos observar que os cubos que formam as arestas e os vértices são comuns a dois lados.

Propósito: Visualizar o esqueleto de um cubo e determinar quantos cubos compõem a obra.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual o processo utilizado para determinação do número de cubos que compõem a obra?

Propósito: Discutir a visualização de forma abstrata, considerando lados e vértice comuns a faces que se encontram.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual o processo utilizado para determinação do número de cubos que compõem a obra?

Propósito: Discutir a visualização de forma abstrata, considerando lados e vértice comuns a faces que se encontram.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.

Propósito: Abstrair construções sólidas e relacionar as grandezas, volume e massa.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo do volume disponível na xícara de chá.
  • Através do volume restante de chá na xícara e o volume de cada cubo de açúcar, será possível determinar a quantidade de cubos que ainda cabem na xícara.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Apesar do resultado não ser exato, os alunos devem ter a noção de que uma determinada quantidade é inferior a capacidade da xícara. Porém, acrescentando um cubo a quantidade de chá irá transbordar?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo do volume disponível na xícara de chá.
  • Através do volume restante de chá na xícara e o volume de cada cubo de açúcar, será possível determinar a quantidade de cubos que ainda cabem na xícara.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Apesar do resultado não ser exato, os alunos devem ter a noção de que uma determinada quantidade é inferior a capacidade da xícara. Porém, acrescentando um cubo a quantidade de chá irá transbordar?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

Objetivos específicos

  • Planejar a construção de uma obra prima de formato cúbico, com seus respectivos custos.

Conceito-chave

Medidas de volume e capacidade.

Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário).
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.







Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar o número de caixas que compõem a pilha e depois calcular o volume de cada uma, lembrando que a densidade da água é 1, assim, cada cm³ equivale a 1 grama.

Resolução disponível AQUI.

Atividade para impressão disponível AQUI.

Propósito: Visualizar a quantidade de caixas dispostas em uma pilha, determinar o volume desta pilha.

Discuta: A densidade da água é 1g/cm³, assim 1cm³ corresponde a 1g , e as outras unidades de medida, quais as respectivas correspondências? 1dm³, 1m³?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Introdução.

Professor, comente com seus alunos que a geometria está presente nas artes, que artistas utilizam formas geométricas para retratar seus trabalhos. Um dos exemplos pode ser encontrado no site Abstracionismo Geométrico.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • A atividade utiliza a informação de densidade de metais, uma tabela com densidade de vários metais está disponível AQUI. Converse com seus alunos, que densidade é a relação entre volume e massa e que, quando determinamos o volume de um metal, a partir do produto da densidade, podemos obter a massa (peso) desse metal.
  • O valor médio do cobre utilizado é aquele informado em empresas de reciclagem, é interessante comentar sobre a reciclagem e as construções artísticas.
  • Para o cálculo do custo de produção de um cubo, basta que os alunos multiplique o volume do cubo, isto é aresta³ ou aresta x aresta x aresta, sucessivamente, devemos multiplicar esse resultado pela densidade do cobre e finalmente pelo custo do quilograma de cobre.
  • Para finalização da atividade, os alunos devem determinar a quantidade de cubos que a obra possui, lembrando que se trata de um esqueleto, isto é, somente os cubos que formam os lados da figura.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Discuta: O cubo tem tem 12 arestas, que são os lados do polígono, porém para determinar o número de cubos da obra, devemos observar que os cubos que formam as arestas e os vértices são comuns a dois lados.

Propósito: Visualizar o esqueleto de um cubo e determinar quantos cubos compõem a obra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • A atividade utiliza a informação de densidade de metais, uma tabela com densidade de vários metais está disponível AQUI. Converse com seus alunos, que densidade é a relação entre volume e massa e que, quando determinamos o volume de um metal, a partir do produto da densidade, podemos obter a massa (peso) desse metal.
  • O valor médio do cobre utilizado é aquele informado em empresas de reciclagem, é interessante comentar sobre a reciclagem e as construções artísticas.
  • Para o cálculo do custo de produção de um cubo, basta que os alunos multiplique o volume do cubo, isto é aresta³ ou aresta x aresta x aresta; sucessivamente, devemos multiplicar esse resultado pela densidade do cobre e finalmente pelo custo do quilograma de cobre.
  • Para finalização da atividade, os alunos devem determinar a quantidade de cubos que a obra possui, lembrando que se trata de um esqueleto, isto é, somente os cubos que formam os lados da figura.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Discuta: O cubo tem tem 12 arestas, que são os lados do polígono, porém para determinar o número de cubos da obra, devemos observar que os cubos que formam as arestas e os vértices são comuns a dois lados.

Propósito: Visualizar o esqueleto de um cubo e determinar quantos cubos compõem a obra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual o processo utilizado para determinação do número de cubos que compõem a obra?

Propósito: Discutir a visualização de forma abstrata, considerando lados e vértice comuns a faces que se encontram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual o processo utilizado para determinação do número de cubos que compõem a obra?

Propósito: Discutir a visualização de forma abstrata, considerando lados e vértice comuns a faces que se encontram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.

Propósito: Abstrair construções sólidas e relacionar as grandezas, volume e massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo do volume disponível na xícara de chá.
  • Através do volume restante de chá na xícara e o volume de cada cubo de açúcar, será possível determinar a quantidade de cubos que ainda cabem na xícara.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Apesar do resultado não ser exato, os alunos devem ter a noção de que uma determinada quantidade é inferior a capacidade da xícara. Porém, acrescentando um cubo a quantidade de chá irá transbordar?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo do volume disponível na xícara de chá.
  • Através do volume restante de chá na xícara e o volume de cada cubo de açúcar, será possível determinar a quantidade de cubos que ainda cabem na xícara.

A atividade está disponível para impressão AQUI.

Resolução da atividade AQUI.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Apesar do resultado não ser exato, os alunos devem ter a noção de que uma determinada quantidade é inferior a capacidade da xícara. Porém, acrescentando um cubo a quantidade de chá irá transbordar?
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