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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Conferindo planificações

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Erro de planificação

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Carolina Taurisano

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OBJETIVO. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Carolina Taurisano

Mentor: Paula Massi Reis Pires Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.



Objetivos específicos

Identificar o erro das planificações para que formem figuras geométricas espaciais.

Conceito-chave

Erro de planificação.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.

Propósito: Apresentar o objetivo à turma.

Discuta com a turma:

  • Discuta com os alunos o conceito de planificação (representação plana), figuras geométricas espaciais (tridimensional) e arestas (encontro de faces). É importante que resgatem o conhecimento sobre os termos citados, para o bom desenvolvimento da atividade principal.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações: Este é o momento de retomada de conteúdo. Esta atividade permite que os alunos, por meio da observação das setas, fechem mentalmente a planificação para a formação do poliedro e consigam inferir a qual poliedro pertence. Caso os alunos apresentem dificuldade na construção mental da figura geométrica espacial, poderá propor fora do tempo destinado para este momento, recortar a planificação e fazer a montagem e assim, nomear a figura.

Propósito: Observar as indicações das setas e construir o poliedro mentalmente.

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe me dizer o nome do poliedro formado? Prisma de base triangular.
  • Por que recebe este nome? Porque suas faces laterais são retangulares e suas bases triangulares.

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia com os alunos e discuta as hipóteses de fechamento das figuras na tentativa de inferir o “que falta” (base, face) ou o que “excede” (base, face). Os alunos podem verbalizar que as planificações estão incorretas, porém se não conseguirem identificar o que falta ou o que excede, proponha o recorte e a montagem da planificação, pois desta forma serão capazes de identificar o erro.

Propósito: Identificar o erro na planificação dada.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar o poliedro pela planificação apresentada? “É possível que se identifique o poliedro pelas faces laterais, pela base, porém faz-se necessário uma vivência com planificações e figuras tridimensionais.
  • Quando pensamos no poliedro, pensamos o mesmo no formato tridimensional. É possível pela planificação identificar o poliedro por meio da imagem tridimensional formada mentalmente? “Sim, é possível, porém como trata-se de um plano de ampliação o aluno precisa trazer como repertório a vivência e exploração de prismas tridimensionais e planificados”.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia com os alunos e discuta as hipóteses de fechamento das figuras na tentativa de inferir o “que falta” (base, face) ou o que “excede” (base, face). Os alunos podem verbalizar que as planificações estão incorretas, porém se não conseguirem identificar o que falta ou o que excede, proponha o recorte e a montagem da planificação, pois desta forma serão capazes de identificar o erro.

Propósito: Identificar o erro na planificação dada.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar o poliedro pela planificação apresentada? “É possível que se identifique o poliedro pelas faces laterais, pela base, porém faz-se necessário uma vivência com planificações e figuras tridimensionais.
  • Quando pensamos no poliedro, pensamos o mesmo no formato tridimensional. É possível pela planificação identificar o poliedro por meio da imagem tridimensional formada mentalmente? “Sim, é possível, porém como trata-se de um plano de ampliação o aluno precisa trazer como repertório a vivência e exploração de prismas tridimensionais e planificados”.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Essa atividade permite que os alunos exercitem a linguagem geométrica, pois ao explicar como pensou os erros da planificação, se apropriam dos conceitos. É importante que intervenha de forma que o aluno socialize a estratégia utilizada para a descoberta. Caso os alunos apresentem dificuldade na elaboração, pode propor que recortem a planificação e tente fechá-la, desta forma, visualiza o que excede ou falta para a formação da figura geométrica espacial.

Propósito: Discutir as estratégias utilizadas pelos estudantes para descobrir o erro de planificação da figura dada.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir o erro da planificação sem recortá-la e montar? Como você pensou? “É possível sim a descoberta por meio da imagem mental que se tem do poliedro. No pensamento vamos fechando as faces da planificação para formação da figura”.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos para que visualizem a planificação correta e aquela em que apresenta erro. Partindo desse pressuposto, construirão estratégias para observação e identificação das demais.

Propósito: Retomar a formação da planificação dos poliedros.

Discuta com a turma:

  • Pela imagem mental tridimensional do poliedro é possível planifica-lo? “Sim., é possível planificar o poliedro descrito, porém faz-se necessário repertório de planificação trabalhado nas aulas conceituais”.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a planificação como construção do poliedro. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem a atividade e se assimilaram o conteúdo proposto na aula.

Propósito: Indicar o erro de planificação da figura dada.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir o erro de planificação da figura geométrica e classificá-la como um poliedro mentalmente? “Sim, pois a base e as faces laterais que estão planificadas são características marcantes para a classificação dos poliedros. Sabemos que são prismas, por exemplo, pelas faces retangulares ou pirâmides pelas faces triangulares”.

Material complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a planificação como construção do poliedro. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem a atividade e se assimilaram o conteúdo proposto na aula.

Propósito: Indicar o erro de planificação da figura dada.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir o erro de planificação da figura geométrica e classificá-la como um poliedro mentalmente? “Sim, pois a base e as faces laterais que estão planificadas são características marcantes para a classificação dos poliedros. Sabemos que são prismas, por exemplo, pelas faces retangulares ou pirâmides pelas faces triangulares”.

Material complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.

Propósito: Apresentar o objetivo à turma.

Discuta com a turma:

  • Discuta com os alunos o conceito de planificação (representação plana), figuras geométricas espaciais (tridimensional) e arestas (encontro de faces). É importante que resgatem o conhecimento sobre os termos citados, para o bom desenvolvimento da atividade principal.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Carolina Taurisano

Mentor: Paula Massi Reis Pires Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.



Objetivos específicos

Identificar o erro das planificações para que formem figuras geométricas espaciais.

Conceito-chave

Erro de planificação.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações: Este é o momento de retomada de conteúdo. Esta atividade permite que os alunos, por meio da observação das setas, fechem mentalmente a planificação para a formação do poliedro e consigam inferir a qual poliedro pertence. Caso os alunos apresentem dificuldade na construção mental da figura geométrica espacial, poderá propor fora do tempo destinado para este momento, recortar a planificação e fazer a montagem e assim, nomear a figura.

Propósito: Observar as indicações das setas e construir o poliedro mentalmente.

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe me dizer o nome do poliedro formado? Prisma de base triangular.
  • Por que recebe este nome? Porque suas faces laterais são retangulares e suas bases triangulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia com os alunos e discuta as hipóteses de fechamento das figuras na tentativa de inferir o “que falta” (base, face) ou o que “excede” (base, face). Os alunos podem verbalizar que as planificações estão incorretas, porém se não conseguirem identificar o que falta ou o que excede, proponha o recorte e a montagem da planificação, pois desta forma serão capazes de identificar o erro.

Propósito: Identificar o erro na planificação dada.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar o poliedro pela planificação apresentada? “É possível que se identifique o poliedro pelas faces laterais, pela base, porém faz-se necessário uma vivência com planificações e figuras tridimensionais.
  • Quando pensamos no poliedro, pensamos o mesmo no formato tridimensional. É possível pela planificação identificar o poliedro por meio da imagem tridimensional formada mentalmente? “Sim, é possível, porém como trata-se de um plano de ampliação o aluno precisa trazer como repertório a vivência e exploração de prismas tridimensionais e planificados”.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia com os alunos e discuta as hipóteses de fechamento das figuras na tentativa de inferir o “que falta” (base, face) ou o que “excede” (base, face). Os alunos podem verbalizar que as planificações estão incorretas, porém se não conseguirem identificar o que falta ou o que excede, proponha o recorte e a montagem da planificação, pois desta forma serão capazes de identificar o erro.

Propósito: Identificar o erro na planificação dada.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar o poliedro pela planificação apresentada? “É possível que se identifique o poliedro pelas faces laterais, pela base, porém faz-se necessário uma vivência com planificações e figuras tridimensionais.
  • Quando pensamos no poliedro, pensamos o mesmo no formato tridimensional. É possível pela planificação identificar o poliedro por meio da imagem tridimensional formada mentalmente? “Sim, é possível, porém como trata-se de um plano de ampliação o aluno precisa trazer como repertório a vivência e exploração de prismas tridimensionais e planificados”.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Essa atividade permite que os alunos exercitem a linguagem geométrica, pois ao explicar como pensou os erros da planificação, se apropriam dos conceitos. É importante que intervenha de forma que o aluno socialize a estratégia utilizada para a descoberta. Caso os alunos apresentem dificuldade na elaboração, pode propor que recortem a planificação e tente fechá-la, desta forma, visualiza o que excede ou falta para a formação da figura geométrica espacial.

Propósito: Discutir as estratégias utilizadas pelos estudantes para descobrir o erro de planificação da figura dada.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir o erro da planificação sem recortá-la e montar? Como você pensou? “É possível sim a descoberta por meio da imagem mental que se tem do poliedro. No pensamento vamos fechando as faces da planificação para formação da figura”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos para que visualizem a planificação correta e aquela em que apresenta erro. Partindo desse pressuposto, construirão estratégias para observação e identificação das demais.

Propósito: Retomar a formação da planificação dos poliedros.

Discuta com a turma:

  • Pela imagem mental tridimensional do poliedro é possível planifica-lo? “Sim., é possível planificar o poliedro descrito, porém faz-se necessário repertório de planificação trabalhado nas aulas conceituais”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a planificação como construção do poliedro. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem a atividade e se assimilaram o conteúdo proposto na aula.

Propósito: Indicar o erro de planificação da figura dada.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir o erro de planificação da figura geométrica e classificá-la como um poliedro mentalmente? “Sim, pois a base e as faces laterais que estão planificadas são características marcantes para a classificação dos poliedros. Sabemos que são prismas, por exemplo, pelas faces retangulares ou pirâmides pelas faces triangulares”.

Material complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a planificação como construção do poliedro. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem a atividade e se assimilaram o conteúdo proposto na aula.

Propósito: Indicar o erro de planificação da figura dada.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir o erro de planificação da figura geométrica e classificá-la como um poliedro mentalmente? “Sim, pois a base e as faces laterais que estão planificadas são características marcantes para a classificação dos poliedros. Sabemos que são prismas, por exemplo, pelas faces retangulares ou pirâmides pelas faces triangulares”.

Material complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

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