Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia para turma o objetivo da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Relembrar com os alunos a importância do cálculo de multiplicação e divisão em nosso dia a dia.
Orientação: Se possível use o projetor ou converse com os alunos tendo como base o texto do slide. Dê e peça exemplos do uso da multiplicação e divisão em nosso dia a dia e sua importância. Peça a eles que estimem o resultado das operações mostradas, arredondado para, por exemplo, 35 x 2 e 36 : 3. Eles devem perceber que a primeira está errada e a segunda está certa. Alguns podem notar inclusive que o resultado da primeira operação está próximo de 70, e que o erro deve estar na vírgula (o resultado certo seria 64,35).
Caso nenhum aluno consiga imaginar situações que envolvam duas grandezas decimais, dê sugestões como cálculo de áreas, frações de pagamentos, etc.
Discuta com a turma:
Elenque perguntas como: Qual a importância do cálculo da multiplicação e divisão em nosso dia a dia? Quais situações podem ser citadas que envolvem essas operações?
A respeito do cálculo em si, é importante tentar lembrar neste momento, se possível, métodos para calcular multiplicação e divisão.
Faça perguntas como: Como posicionar adequadamente a vírgula nestas operações? É possível se utilizar das estimativas para isso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos
Propósito: ampliar e criar estratégias de cálculo para multiplicação e divisão de decimais positivos.
Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em duplas ou trios e deixe que eles façam as atividades e discutam suas estratégias. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo. O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize o produto e a divisão de decimais, ampliando seu significado e criando estratégias para resolver o problema, compreendendo melhor o algoritmo.
Os alunos deverão fazer uso de uma calculadora, mas ressalte que a resposta do problema é a lista de teclas que devem ser apertadas para fazer com que o resultado da operação pedida apareça na tela da calculadora. Ou seja, mesmo que eles façam alguns cálculos mentalmente, o resultado certo deve aparecer na tela ao final.
Discuta com a turma: O importante desta atividade é a estratégia utilizada para resolver cada um dos itens. Questione como fazer estas contas sem o uso de vírgulas. Retome se necessário as regras para o posicionamento adequado das vírgulas.
Explore se necessário ‘’manobras’’ para obtenção de multiplicações ou divisões equivalentes.
Que conta podemos fazer para obter multiplicações e divisões equivalentes? Será que podemos somar, subtrair? Ou multiplicar e dividir?
Para informações consulte o guia de intervenção .
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 5 e 6).
Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.
Orientação: Discuta com os alunos as estratégias utilizadas e compartilhe as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.
Discuta com a turma: Ao verificar as estratégias utilizadas será que todas são possíveis para esse problema? Em alguns caminhos é possível obter divisões e multiplicações em que o cálculo pode se dar de maneira mais fácil e sem a necessidade de calculadora? Em algum item isso foi possível? Se sim, qual foi a estratégia utilizada? Como posicionar a vírgula adequadamente? O uso de estimativas pode nos auxiliar?
Verifique as estratégias utilizadas pelos alunos e se possível discuta as mesmas. Verifique as estratégias que levaram a um caminho errado de resposta e discuta com a turma porque tal estratégia não funcionou.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 5 e 6).
Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.
Orientação: Discuta com os alunos as estratégias utilizadas e compartilhe as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.
Discuta com a turma: Ao verificar as estratégias utilizadas será que todas são possíveis para esse problema? Em alguns caminhos é possível obter divisões e multiplicações em que o cálculo pode se dar de maneira mais fácil e sem a necessidade de calculadora? Em algum item isso foi possível? Se sim, qual estratégia utilizada? Como posicionar a vírgula adequadamente? O uso de estimativas pode nos auxiliar?
Verifique as estratégias utilizadas pelos alunos e se possível discuta as mesmas. Verifique as estratégias que levaram ao um caminho errado de resposta e discuta com a turma o porquê tal estratégia não funcionou.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Fazer um resumo do que foi visto durante a aula e avaliar a aula.
Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a multiplicação e divisão de frações de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.