11221
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Ampliação - Multiplicação e Divisão de Decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Multiplicação e divisão de decimais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kurth Correa Waldhelm

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Coautora: Débora Vieira de Moraes

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Resolver problemas significativos envolvendo multiplicação e divisão de números racionais positivos escritos na forma decimal. Comparar resultados e avaliar as estratégias utilizadas nas resoluções.

Conceito-chave

Multiplicação e divisão de decimais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Tempo sugerido:
2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para a turma.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Relembrar com os alunos a importância do cálculo de multiplicação e divisão em nosso dia a dia.

Orientação: Se possível use o projetor ou converse com os alunos tendo como base o texto do slide. Dê e peça exemplos do uso da multiplicação e divisão em nosso dia a dia e sua importância. Peça a eles que estimem o resultado das operações mostradas, arredondado para, por exemplo, 35 x 2 e 36 : 3. Eles devem perceber que a primeira está errada e a segunda está certa. Alguns podem notar inclusive que o resultado da primeira operação está próximo de 70, e que o erro deve estar na vírgula (o resultado certo seria 64,35).

Caso nenhum aluno consiga imaginar situações que envolvam duas grandezas decimais, dê sugestões como cálculo de áreas, frações de pagamentos, etc.

Discuta com a turma:

Elenque perguntas como: Qual a importância do cálculo da multiplicação e divisão em nosso dia a dia? Quais situações podem ser citadas que envolvem essas operações?

A respeito do cálculo em si, é importante tentar lembrar neste momento, se possível, métodos para calcular multiplicação e divisão.

Faça perguntas como: Como posicionar adequadamente a vírgula nestas operações? É possível se utilizar das estimativas para isso?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 23 minutos

Propósito: ampliar e criar estratégias de cálculo para multiplicação e divisão de decimais positivos.

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em duplas ou trios e deixe que eles façam as atividades e discutam suas estratégias. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo. O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize o produto e a divisão de decimais, ampliando seu significado e criando estratégias para resolver o problema, compreendendo melhor o algoritmo.

Os alunos deverão fazer uso de uma calculadora, mas ressalte que a resposta do problema é a lista de teclas que devem ser apertadas para fazer com que o resultado da operação pedida apareça na tela da calculadora. Ou seja, mesmo que eles façam alguns cálculos mentalmente, o resultado certo deve aparecer na tela ao final.

Discuta com a turma: O importante desta atividade é a estratégia utilizada para resolver cada um dos itens. Questione como fazer estas contas sem o uso de vírgulas. Retome se necessário as regras para o posicionamento adequado das vírgulas.

Explore se necessário ‘’manobras’’ para obtenção de multiplicações ou divisões equivalentes.

Que conta podemos fazer para obter multiplicações e divisões equivalentes? Será que podemos somar, subtrair? Ou multiplicar e dividir?

Para informações consulte o guia de intervenção .

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão de Soluções select-down

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.

Orientação: Discuta com os alunos as estratégias utilizadas e compartilhe as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Discuta com a turma: Ao verificar as estratégias utilizadas será que todas são possíveis para esse problema? Em alguns caminhos é possível obter divisões e multiplicações em que o cálculo pode se dar de maneira mais fácil e sem a necessidade de calculadora? Em algum item isso foi possível? Se sim, qual foi a estratégia utilizada? Como posicionar a vírgula adequadamente? O uso de estimativas pode nos auxiliar?

Verifique as estratégias utilizadas pelos alunos e se possível discuta as mesmas. Verifique as estratégias que levaram a um caminho errado de resposta e discuta com a turma porque tal estratégia não funcionou.

Discussão de Soluções select-down

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.

Orientação: Discuta com os alunos as estratégias utilizadas e compartilhe as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Discuta com a turma: Ao verificar as estratégias utilizadas será que todas são possíveis para esse problema? Em alguns caminhos é possível obter divisões e multiplicações em que o cálculo pode se dar de maneira mais fácil e sem a necessidade de calculadora? Em algum item isso foi possível? Se sim, qual estratégia utilizada? Como posicionar a vírgula adequadamente? O uso de estimativas pode nos auxiliar?

Verifique as estratégias utilizadas pelos alunos e se possível discuta as mesmas. Verifique as estratégias que levaram ao um caminho errado de resposta e discuta com a turma o porquê tal estratégia não funcionou.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Fazer um resumo do que foi visto durante a aula e avaliar a aula.

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a multiplicação e divisão de frações de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar o aprendizado do aluno obtido na aula.

Orientações: Imprima a atividade, projete ou escreva no quadro. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Material complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano


Tempo sugerido:
2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Coautora: Débora Vieira de Moraes

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Resolver problemas significativos envolvendo multiplicação e divisão de números racionais positivos escritos na forma decimal. Comparar resultados e avaliar as estratégias utilizadas nas resoluções.

Conceito-chave

Multiplicação e divisão de decimais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Relembrar com os alunos a importância do cálculo de multiplicação e divisão em nosso dia a dia.

Orientação: Se possível use o projetor ou converse com os alunos tendo como base o texto do slide. Dê e peça exemplos do uso da multiplicação e divisão em nosso dia a dia e sua importância. Peça a eles que estimem o resultado das operações mostradas, arredondado para, por exemplo, 35 x 2 e 36 : 3. Eles devem perceber que a primeira está errada e a segunda está certa. Alguns podem notar inclusive que o resultado da primeira operação está próximo de 70, e que o erro deve estar na vírgula (o resultado certo seria 64,35).

Caso nenhum aluno consiga imaginar situações que envolvam duas grandezas decimais, dê sugestões como cálculo de áreas, frações de pagamentos, etc.

Discuta com a turma:

Elenque perguntas como: Qual a importância do cálculo da multiplicação e divisão em nosso dia a dia? Quais situações podem ser citadas que envolvem essas operações?

A respeito do cálculo em si, é importante tentar lembrar neste momento, se possível, métodos para calcular multiplicação e divisão.

Faça perguntas como: Como posicionar adequadamente a vírgula nestas operações? É possível se utilizar das estimativas para isso?

Tempo sugerido: 23 minutos

Propósito: ampliar e criar estratégias de cálculo para multiplicação e divisão de decimais positivos.

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em duplas ou trios e deixe que eles façam as atividades e discutam suas estratégias. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo. O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize o produto e a divisão de decimais, ampliando seu significado e criando estratégias para resolver o problema, compreendendo melhor o algoritmo.

Os alunos deverão fazer uso de uma calculadora, mas ressalte que a resposta do problema é a lista de teclas que devem ser apertadas para fazer com que o resultado da operação pedida apareça na tela da calculadora. Ou seja, mesmo que eles façam alguns cálculos mentalmente, o resultado certo deve aparecer na tela ao final.

Discuta com a turma: O importante desta atividade é a estratégia utilizada para resolver cada um dos itens. Questione como fazer estas contas sem o uso de vírgulas. Retome se necessário as regras para o posicionamento adequado das vírgulas.

Explore se necessário ‘’manobras’’ para obtenção de multiplicações ou divisões equivalentes.

Que conta podemos fazer para obter multiplicações e divisões equivalentes? Será que podemos somar, subtrair? Ou multiplicar e dividir?

Para informações consulte o guia de intervenção .

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.

Orientação: Discuta com os alunos as estratégias utilizadas e compartilhe as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Discuta com a turma: Ao verificar as estratégias utilizadas será que todas são possíveis para esse problema? Em alguns caminhos é possível obter divisões e multiplicações em que o cálculo pode se dar de maneira mais fácil e sem a necessidade de calculadora? Em algum item isso foi possível? Se sim, qual foi a estratégia utilizada? Como posicionar a vírgula adequadamente? O uso de estimativas pode nos auxiliar?

Verifique as estratégias utilizadas pelos alunos e se possível discuta as mesmas. Verifique as estratégias que levaram a um caminho errado de resposta e discuta com a turma porque tal estratégia não funcionou.

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.

Orientação: Discuta com os alunos as estratégias utilizadas e compartilhe as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Discuta com a turma: Ao verificar as estratégias utilizadas será que todas são possíveis para esse problema? Em alguns caminhos é possível obter divisões e multiplicações em que o cálculo pode se dar de maneira mais fácil e sem a necessidade de calculadora? Em algum item isso foi possível? Se sim, qual estratégia utilizada? Como posicionar a vírgula adequadamente? O uso de estimativas pode nos auxiliar?

Verifique as estratégias utilizadas pelos alunos e se possível discuta as mesmas. Verifique as estratégias que levaram ao um caminho errado de resposta e discuta com a turma o porquê tal estratégia não funcionou.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Fazer um resumo do que foi visto durante a aula e avaliar a aula.

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a multiplicação e divisão de frações de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar o aprendizado do aluno obtido na aula.

Orientações: Imprima a atividade, projete ou escreva no quadro. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Material complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano