Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_05ALG03)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações, régua.
- Optativas: Calculadora e tesoura.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, questione sobre a fatoração algébrica gerada por expressões do tipo: (a + b)² = a² + 2. a.b + b². E reforce que é chamado de um produto notável.
Atividade principal
Proponha para os alunos refazerem as tarefas de dobrar e recortar a folha, mas com algumas modificações, nessa ordem:
1) Faça uma dobra e corte a folha conforme a imagem abaixo (A4, do caderno...):
2) Depois de cortar, chame o lado do quadrado pela letra a e o lado menor do retângulo cortado de b. Anote o comprimento dos lados usando a e b para escrever.
3) Agora, nesse retângulo, refaça a mesma dobra que realizou na folha inteira e recorte o quadradinho dele, ficando, assim, com um retângulo menor.
4) No primeiro quadrado, faça a dobra de um retângulo com a medida b e recorte-o, ficando, assim, não mais com um quadrado, mas com um retângulo maior.
5) Sabendo que os lados iniciais do quadrado eram L1 = a e do retângulo L1 = a e L2 = a + b, escreva a medida dos lados do retângulo que resultou do quadrado e do retângulo no qual foi retirado o quadradinho.
6) Nesse momento, junte esses retângulos do item 5) e escreva a expressão para a área resultante dessa união.
Painel de soluções
1) Depende da folha.
2) Assim, os lados do retângulo ficarão: L1 = a e L2 = b. E do quadrado: L1 = a.
3) Assim, os lados do retângulo inicial ficarão: L3 = a - b e L2 = b.
5) Do retângulo maior, temos: L1 = a - b e L2 = a. E do retângulo menor, temos: L3 = a - b e L4 = b
Daí, temos: A = (a+b).(a-b)
Discussão das soluções
Aplicando a distributiva (ou, simplesmente, lembrando dos produtos notáveis), resolva a expressão: (a + b).(a - b) = a² - b²
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que escrever qualquer expressão algébrica a² - b² , é gerada por (a + b).(a – b) . Ou seja, (a + b).(a – b) é a fatoração de a² - b².
- Peça que reparem que em qualquer posição justaposta das figuras, a área não muda. Por isso, podemos escolher uma posição que nos seja melhor para o cálculo da área.
Raio X
Sugira que fatorem a expressão: 4c² - 4 = ?
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e acessem o link https://www.youtube.com/watch?v=FLk879D4fos se tiverem dúvidas sobre como dobrar.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_05ALG03
(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
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