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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Adição de números decimais através da reta numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre números decimais, adição, reta numerada e problemas.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Vieira Rocha

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OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais através da reta numerada.

Conceito-chave

Números decimais, adição, reta numerada e problemas.

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais, Identificação de ordem nos números decimais, localização de números decimais na reta numerada.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para apresentação;




Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas com números decimais envolvendo a reta numerada, é necessário que o mesmo saiba identificar o posicionamento desses números na reta. A noção de localização bem como que uma unidade de medida pode ser dividida em décimos deve estar compreendida.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre a localização de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Esse número está mais perto de 6 ou 7 centímetros?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 a 6) 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar retas em tamanho maior que auxilie no cálculo.

Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podemos indicar a temperatura na reta?
  • A reta pode servir como um modelo graduado de termômetro? Qual unidade de medida podemos representar?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 a 6) 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar retas em tamanho maior que auxilie no cálculo.

Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podemos indicar a temperatura na reta?
  • A reta pode servir como um modelo graduado de termômetro? Qual unidade de medida podemos representar?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 a 6) 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar retas em tamanho maior que auxilie no cálculo.

Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podemos indicar a temperatura na reta?
  • A reta pode servir como um modelo graduado de termômetro? Qual unidade de medida podemos representar?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 8,4 fica mais próximo de 8 ou de 9? Porquê?
  • Para adicionar eu devo acrescentar na reta para a esquerda ou para a direita?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura que eu encontrei está mais próxima de 10 ou de 11 graus?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quando eu adiciono na reta numerada, eu devo andar para a direita ou para a esquerda?
  • Os números estão aumentando ou diminuindo para a direita?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura que eu encontrei está mais próxima de 10 ou de 11 graus?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como estou adicionando, qual será o sentido da reta numerada? Pra direita ou pra esquerda?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • 8,4 fica mais próximo de 8 ou de 9? Porquê?
  • Para adicionar eu devo acrescentar na reta para a esquerda ou para a direita?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como estou adicionando, qual será o sentido da reta numerada? Pra direita ou pra esquerda?

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais cuidados devemos tomar ao utilizar a reta numerada para o cálculo de adições de números decimais?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, a correta localização do número decimal na reta numerada. A partir daí, as locomoções na reta obedecerão o sentido referente à operação solicitada. Certifique-se que os alunos entenderam a caminhada na reta conforme a idéia de adicionar ou subtrair.

Propósito: Discutir as técnicas envolvidas para a resolução da adição de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante localizarmos corretamente o número na reta numerada?
  • Entre dois inteiros representados na reta numerada, existem quantos décimos?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação à resolução de problemas de adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Onde podemos localizar a nota de Vitor?
  • Qual a nota mínima para ele ser aprovado?
  • Em que sentido em preciso me locomover na reta numerada?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais através da reta numerada.

Conceito-chave

Números decimais, adição, reta numerada e problemas.

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais, Identificação de ordem nos números decimais, localização de números decimais na reta numerada.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para apresentação;



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas com números decimais envolvendo a reta numerada, é necessário que o mesmo saiba identificar o posicionamento desses números na reta. A noção de localização bem como que uma unidade de medida pode ser dividida em décimos deve estar compreendida.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre a localização de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Esse número está mais perto de 6 ou 7 centímetros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 a 6) 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar retas em tamanho maior que auxilie no cálculo.

Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podemos indicar a temperatura na reta?
  • A reta pode servir como um modelo graduado de termômetro? Qual unidade de medida podemos representar?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 a 6) 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar retas em tamanho maior que auxilie no cálculo.

Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podemos indicar a temperatura na reta?
  • A reta pode servir como um modelo graduado de termômetro? Qual unidade de medida podemos representar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 a 6) 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar retas em tamanho maior que auxilie no cálculo.

Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podemos indicar a temperatura na reta?
  • A reta pode servir como um modelo graduado de termômetro? Qual unidade de medida podemos representar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número 8,4 fica mais próximo de 8 ou de 9? Porquê?
  • Para adicionar eu devo acrescentar na reta para a esquerda ou para a direita?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura que eu encontrei está mais próxima de 10 ou de 11 graus?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quando eu adiciono na reta numerada, eu devo andar para a direita ou para a esquerda?
  • Os números estão aumentando ou diminuindo para a direita?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura que eu encontrei está mais próxima de 10 ou de 11 graus?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • A temperatura 10,8º precisa aumentar ou diminuir para chegar a 12º?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como estou adicionando, qual será o sentido da reta numerada? Pra direita ou pra esquerda?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • 8,4 fica mais próximo de 8 ou de 9? Porquê?
  • Para adicionar eu devo acrescentar na reta para a esquerda ou para a direita?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 7 a 17) 12 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação dos números na reta numerada e, sobretudo, nas graduações de décimos. Oriente que verifiquem quantas graduações existem entre as unidades e como elas podem ser representadas. Relembre os alunos a todo momento que 1 unidade (ou seja, o espaço entre dois números naturais na reta numerada) é dividido em 10 partes menores que são os décimos!

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como estou adicionando, qual será o sentido da reta numerada? Pra direita ou pra esquerda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais cuidados devemos tomar ao utilizar a reta numerada para o cálculo de adições de números decimais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, a correta localização do número decimal na reta numerada. A partir daí, as locomoções na reta obedecerão o sentido referente à operação solicitada. Certifique-se que os alunos entenderam a caminhada na reta conforme a idéia de adicionar ou subtrair.

Propósito: Discutir as técnicas envolvidas para a resolução da adição de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante localizarmos corretamente o número na reta numerada?
  • Entre dois inteiros representados na reta numerada, existem quantos décimos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação à resolução de problemas de adição de números decimais através da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Onde podemos localizar a nota de Vitor?
  • Qual a nota mínima para ele ser aprovado?
  • Em que sentido em preciso me locomover na reta numerada?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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