Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma pesquisa?
- Já participaram de uma?
- Como organizaram os dados coletados?
- Alguém já organizou os dados coletados em gráficos?
- Que tipos de gráficos vocês conhecem?
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno (inclusive folha de papel quadriculado); atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.
Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções.
Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.
Registre as sugestões de sua turma acerca das questões relativas à representação gráfica
Distribua esta atividade impressa.
Propósito: Refletir sobre a função de um gráfico
Discuta com a turma:
- O que significam estas colunas azuis? Vocês sabem?
- Quais números estão representados pelas colunas? Dá para estimar?
- A tabela se refere a que assunto?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma..
Propósito: Refletir sobre as formas de observação de fenômenos
Discuta com a turma:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.
Discuta com a turma:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Pergunte o que Regina fez para que obtivesse os totais de crianças para cada opção de observação da Super Lua. A partir deste ponto, você pode usar os dados pesquisados por Regina ou pode fazer a pesquisa em sua sala e utilizar dados personalizados em função das escolhas de seus alunos.
Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.
Discuta com a turma:
- O que Regina fez para conseguir os resultados totais das três opções?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).
Orientação: Professor, leia a situação com a turma e discutam sobre o que representa cada quadrado pintado por Regina. Peça que eles concluam os registros. Em seguida, retome o gráfico da atividade inicial para discutir com eles se ainda falta alguma coisa para colocar no gráfico: valores, variável (modos de observar fenômenos), título.
Propósito: Organizar dados de pesquisa em gráfico de barras
Discuta com a turma:
- Cada quadrado pintado representa que informação?
- Quais outros elementos tem que ter num gráfico?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).
Orientação: Professor, retome gráfico apresentado no início da aula para que os alunos vejam as similitudes entre eles e observe o que pode estar faltando.
Propósito: Discutir construção de gráfico de barras
Discuta com a turma:
- Este gráfico trata de quê? Do jeito que ele está agora, é possível informar de que assunto trata?
- O que está faltando?
- Podemos fazer que tipos de perguntas à partir destes dados já organizados?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).
Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Destaque as informações de cada coluna, título, fonte, legenda.
Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.
Discuta com a turma:
- Que informações foram acrescentadas além do preenchimento das colunas?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).
Orientação: Professor, retome a lista de soluções apresentadas pelas crianças do início da aula.
Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa: problema proposto, coleta e organização dos dados em listas, tabelas e gráfico. Faça a pesquisa sugerida com sua turma e peça para que comparem a facilidade de encontrar dados em listas, tabelas e gráficos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.
Discuta com a turma:
- Qual foi o problema que originou a pesquisa?
- Como esta pesquisa foi realizada?
- Como os dados foram organizados?
- Podemos fazer que tipos de perguntas à partir destes dados já organizados?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Deixe as duplas formularem seus conceitos.
Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.
Propósito: Retomar os conceitos desenvolvidos durante a aula.
Discuta com a turma:
- Pense e anote tudo o que você aprendeu com a aula de hoje.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.
Propósito: Refletir sobre a utilização de gráfico de barra simples para organização de dados.
Discuta com a turma:
- Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender: para que fazemos uma pesquisa?
- Para que organizamos os dados em listas, tabelas e gráficos?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 14 a 16).
Orientação: Professor, distribua este Raio-X impresso. Peça para que as crianças escolham como irão coletar os dados. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito:
Identificar um problema;
Participar de pesquisa de coleta de dados;
Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem pessoas que não enxergam bem ou são cegas?
- Qual o problema que deu origem à pesquisa?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 14 a 16).
Orientação: Professor, leia e discuta a tabela com as crianças, verificando se eles entenderam os dados da mesma. Esta atividade deve ser individual e os alunos devem fazê-la em papel quadriculado. Circule pela sala, observando o trabalho das crianças e intervindo quando necessário.
Propósito:
Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples, a partir de uma tabela.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com as sugestões elencadas pela turma de Cecília?
- Que outras opções vocês sugeririam?
- Quantas pessoas fizeram parte da pesquisa?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 14 a 16).
Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Peça para que as crianças, individualmente, representem os dados da tabela em forma de gráfico. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário.
Propósito:
- Identificar um problema;
- Participar de pesquisa de coleta de dados;
- Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.
Discuta com a turma:
- Vamos iniciar esta pesquisa e construir um gráfico de barras simples?