11213
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Gráfico de barras: como e por que fazer

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre etapas da pesquisa

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Cristina Moreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em gráficos de barras simples.

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno (inclusive folha de papel quadriculado); atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como organizaram os dados coletados?
  • Alguém já organizou os dados coletados em gráficos?
  • Que tipos de gráficos vocês conhecem?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno (inclusive folha de papel quadriculado); atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.

Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções.

Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.

Registre as sugestões de sua turma acerca das questões relativas à representação gráfica

Distribua esta atividade impressa.

Propósito: Refletir sobre a função de um gráfico

Discuta com a turma:

  • O que significam estas colunas azuis? Vocês sabem?
  • Quais números estão representados pelas colunas? Dá para estimar?
  • A tabela se refere a que assunto?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Refletir sobre as formas de observação de um fenômeno.

Discuta com a turma:

  • Qual seria sua opção?
  • Você gosta de observar os astros? Quais você conhece?
  • O que você acha interessante nos astros?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Leitura complementar:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Alfabetização Estatística

Gráficos e Tabelas para Organizar Informações

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma..

Propósito: Refletir sobre as formas de observação de fenômenos

Discuta com a turma:

  • Qual seria sua opção?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Qual seria sua opção?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Pergunte o que Regina fez para que obtivesse os totais de crianças para cada opção de observação da Super Lua. A partir deste ponto, você pode usar os dados pesquisados por Regina ou pode fazer a pesquisa em sua sala e utilizar dados personalizados em função das escolhas de seus alunos.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • O que Regina fez para conseguir os resultados totais das três opções?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação com a turma e discutam sobre o que representa cada quadrado pintado por Regina. Peça que eles concluam os registros. Em seguida, retome o gráfico da atividade inicial para discutir com eles se ainda falta alguma coisa para colocar no gráfico: valores, variável (modos de observar fenômenos), título.

Propósito: Organizar dados de pesquisa em gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Cada quadrado pintado representa que informação?
  • Quais outros elementos tem que ter num gráfico?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).

Orientação: Professor, retome gráfico apresentado no início da aula para que os alunos vejam as similitudes entre eles e observe o que pode estar faltando.

Propósito: Discutir construção de gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Este gráfico trata de quê? Do jeito que ele está agora, é possível informar de que assunto trata?
  • O que está faltando?
  • Podemos fazer que tipos de perguntas à partir destes dados já organizados?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Destaque as informações de cada coluna, título, fonte, legenda.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Que informações foram acrescentadas além do preenchimento das colunas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).

Orientação: Professor, retome a lista de soluções apresentadas pelas crianças do início da aula.

Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa: problema proposto, coleta e organização dos dados em listas, tabelas e gráfico. Faça a pesquisa sugerida com sua turma e peça para que comparem a facilidade de encontrar dados em listas, tabelas e gráficos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Como esta pesquisa foi realizada?
  • Como os dados foram organizados?
  • Podemos fazer que tipos de perguntas à partir destes dados já organizados?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Deixe as duplas formularem seus conceitos.

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Retomar os conceitos desenvolvidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Pense e anote tudo o que você aprendeu com a aula de hoje.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre a utilização de gráfico de barra simples para organização de dados.

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender: para que fazemos uma pesquisa?
  • Para que organizamos os dados em listas, tabelas e gráficos?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 14 a 16).

Orientação: Professor, distribua este Raio-X impresso. Peça para que as crianças escolham como irão coletar os dados. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito:

Identificar um problema;

Participar de pesquisa de coleta de dados;

Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem pessoas que não enxergam bem ou são cegas?
  • Qual o problema que deu origem à pesquisa?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 14 a 16).

Orientação: Professor, leia e discuta a tabela com as crianças, verificando se eles entenderam os dados da mesma. Esta atividade deve ser individual e os alunos devem fazê-la em papel quadriculado. Circule pela sala, observando o trabalho das crianças e intervindo quando necessário.

Propósito:

Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples, a partir de uma tabela.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com as sugestões elencadas pela turma de Cecília?
  • Que outras opções vocês sugeririam?
  • Quantas pessoas fizeram parte da pesquisa?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 14 a 16).

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Peça para que as crianças, individualmente, representem os dados da tabela em forma de gráfico. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário.

Propósito:

- Identificar um problema;

- Participar de pesquisa de coleta de dados;

- Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.

Discuta com a turma:

  • Vamos iniciar esta pesquisa e construir um gráfico de barras simples?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como organizaram os dados coletados?
  • Alguém já organizou os dados coletados em gráficos?
  • Que tipos de gráficos vocês conhecem?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em gráficos de barras simples.

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno (inclusive folha de papel quadriculado); atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno (inclusive folha de papel quadriculado); atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.

Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções.

Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.

Registre as sugestões de sua turma acerca das questões relativas à representação gráfica

Distribua esta atividade impressa.

Propósito: Refletir sobre a função de um gráfico

Discuta com a turma:

  • O que significam estas colunas azuis? Vocês sabem?
  • Quais números estão representados pelas colunas? Dá para estimar?
  • A tabela se refere a que assunto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Refletir sobre as formas de observação de um fenômeno.

Discuta com a turma:

  • Qual seria sua opção?
  • Você gosta de observar os astros? Quais você conhece?
  • O que você acha interessante nos astros?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Leitura complementar:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Alfabetização Estatística

Gráficos e Tabelas para Organizar Informações

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma..

Propósito: Refletir sobre as formas de observação de fenômenos

Discuta com a turma:

  • Qual seria sua opção?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Qual seria sua opção?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Pergunte o que Regina fez para que obtivesse os totais de crianças para cada opção de observação da Super Lua. A partir deste ponto, você pode usar os dados pesquisados por Regina ou pode fazer a pesquisa em sua sala e utilizar dados personalizados em função das escolhas de seus alunos.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • O que Regina fez para conseguir os resultados totais das três opções?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação com a turma e discutam sobre o que representa cada quadrado pintado por Regina. Peça que eles concluam os registros. Em seguida, retome o gráfico da atividade inicial para discutir com eles se ainda falta alguma coisa para colocar no gráfico: valores, variável (modos de observar fenômenos), título.

Propósito: Organizar dados de pesquisa em gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Cada quadrado pintado representa que informação?
  • Quais outros elementos tem que ter num gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).

Orientação: Professor, retome gráfico apresentado no início da aula para que os alunos vejam as similitudes entre eles e observe o que pode estar faltando.

Propósito: Discutir construção de gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Este gráfico trata de quê? Do jeito que ele está agora, é possível informar de que assunto trata?
  • O que está faltando?
  • Podemos fazer que tipos de perguntas à partir destes dados já organizados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Destaque as informações de cada coluna, título, fonte, legenda.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Que informações foram acrescentadas além do preenchimento das colunas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 11).

Orientação: Professor, retome a lista de soluções apresentadas pelas crianças do início da aula.

Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa: problema proposto, coleta e organização dos dados em listas, tabelas e gráfico. Faça a pesquisa sugerida com sua turma e peça para que comparem a facilidade de encontrar dados em listas, tabelas e gráficos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Como esta pesquisa foi realizada?
  • Como os dados foram organizados?
  • Podemos fazer que tipos de perguntas à partir destes dados já organizados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Deixe as duplas formularem seus conceitos.

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Retomar os conceitos desenvolvidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Pense e anote tudo o que você aprendeu com a aula de hoje.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre a utilização de gráfico de barra simples para organização de dados.

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender: para que fazemos uma pesquisa?
  • Para que organizamos os dados em listas, tabelas e gráficos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 14 a 16).

Orientação: Professor, distribua este Raio-X impresso. Peça para que as crianças escolham como irão coletar os dados. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito:

Identificar um problema;

Participar de pesquisa de coleta de dados;

Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem pessoas que não enxergam bem ou são cegas?
  • Qual o problema que deu origem à pesquisa?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 14 a 16).

Orientação: Professor, leia e discuta a tabela com as crianças, verificando se eles entenderam os dados da mesma. Esta atividade deve ser individual e os alunos devem fazê-la em papel quadriculado. Circule pela sala, observando o trabalho das crianças e intervindo quando necessário.

Propósito:

Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples, a partir de uma tabela.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com as sugestões elencadas pela turma de Cecília?
  • Que outras opções vocês sugeririam?
  • Quantas pessoas fizeram parte da pesquisa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 14 a 16).

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Peça para que as crianças, individualmente, representem os dados da tabela em forma de gráfico. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário.

Propósito:

- Identificar um problema;

- Participar de pesquisa de coleta de dados;

- Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.

Discuta com a turma:

  • Vamos iniciar esta pesquisa e construir um gráfico de barras simples?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano