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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Volume e Capacidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre volume? ?do? ?Cilindro Reto

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernando César Escobar

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo;
  2. Estabelecer relações entre unidades de medida de volume e de capacidade.

Conceito-chave

Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel,

- Isopor, papelão ou qualquer material manipulável (que sirva para montar cubos) cuja espessura não seja desprezível como a de uma folha de papel.


Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apenas apresente a turma o que será feito. Dando destaque à diferença entre volume (espaço que o cilindro/paralelepípedo ocupa) e capacidade (o “volume interno”, o quanto pode caber dentro do cilindro/paralelepípedo)

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Relembre com a turma os conhecimentos sobre a fórmula do volume, os características de cubo e o conceito de capacidade. Para isso, mostre o slide 3 e pergunte aos alunos se eles imaginam como o cubo será montado. Em seguida mostre a montagem proposta no slide 4. Se achar pertinente, reproduza ou peça aos alunos para que reproduzam essa montagem usando papelão ou isopor. Para agilizar a atividade, leve as placas recortadas de casa.

Espera-se que os alunos percebam que esse cubo tem volume 12 x 12 x 12 = 1728 cm³, mas sua capacidade interna é menor do que isso. Caso algum aluno perceba que a capacidade interna é dada por um cubo de 10 cm de aresta, ressalte essa informação para facilitar a atividade principal.

Propósito: Rever os conceitos de capacidade e volume em uma figura onde essas medidas são numericamente distintas.

Discuta com a turma:

  • Como é possível demonstrar que, com essa montagem, o sólido formado é um cubo e não outro paralelepípedo qualquer?
  • Qual a medida da aresta do cubo em centímetros? E em decímetros?
  • Se essa aresta for medida “por dentro” do cubo, terá o mesmo comprimento?
  • Qual a diferença entre volume e capacidade de um sólido?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Relembre com a turma os conhecimentos sobre a fórmula do volume, os características de cubo e o conceito de capacidade. Para isso, mostre o slide 3 e pergunte aos alunos se eles imaginam como o cubo será montado. Em seguida mostre a montagem proposta no slide 4. Se achar pertinente, reproduza ou peça aos alunos para que reproduzam essa montagem usando papelão ou isopor. Para agilizar a atividade, leve as placas recortadas de casa.

Espera-se que os alunos percebam que esse cubo tem volume 12 x 12 x 12 = 1728 cm³, mas sua capacidade interna é menor do que isso. Caso algum aluno perceba que a capacidade interna é dada por um cubo de 10 cm de aresta, ressalte essa informação para facilitar a atividade principal.

Propósito: Rever os conceitos de capacidade e volume em uma figura onde essas medidas são numericamente distintas.

Discuta com a turma:

  • Como é possível demonstrar que, com essa montagem, o sólido formado é um cubo e não outro paralelepípedo qualquer?
  • Qual a medida da aresta do cubo em centímetros? E em decímetros?
  • Se essa aresta for medida “por dentro” do cubo, terá o mesmo comprimento?
  • Qual a diferença entre volume e capacidade de um sólido?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Deixe que os alunos leiam o problema sozinhos. A imagem não é necessária. Por isso, se achar pertinente, leve apenas a atividade impressa.

A atividade pode ser melhor aproveitada se feita em duplas.

Sugira que eles podem imaginar o problema ou construí-lo usando os cubos montados no aquecimento (caso tenham sido montados).

Propósito: Deduzir a relação entre medidas de volume e medidas de capacidade

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram compreender a proposta do problema?
  • É possível resolvê-lo sem observar a figura concreta?
  • O volume do paralelepípedo se altera caso seja montado na horizontal ou na vertical?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Escolha ao menos 2 estratégias de resolução propostas pelos alunos antes de expor esse slide. Verifique se todos compreendem que a capacidade do sólido é de 5 vezes a capacidade interna de um dos cubos, que por sua vez tem 10 cm de aresta medida internamente. Essa informação é essencial para a sistematização do conceito.

Propósito: Debater sobre as diferentes estratégias de resolução dos alunos visando formalizar o conceito estudado

Discuta com a turma:

  • Concordam com as soluções apresentadas?
  • Há alguma muito diferente?
  • Alguém não precisou desenhar a figura para resolver?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Apresente aos alunos a relação entre unidades de medida de volume e unidades de medida de capacidade, explicitando que, embora essas grandezas estejam relacionadas, elas não são iguais. No slide 7 são apresentadas as transformações entre essas unidades.

Propósito: Apresentar de maneira formal as relações entre volume e capacidade, utilizando as unidade de medida corretas

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Apresente aos alunos a relação entre unidades de medida de volume e unidades de medida de capacidade, explicitando que, embora essas grandezas estejam relacionadas, elas não são iguais. No slide 7 são apresentadas as transformações entre essas unidades.

Propósito: Apresentar de maneira formal as relações entre volume e capacidade, utilizando as unidade de medida corretas

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Leia o slide com a turma.

Propósito: Relacionar a atividade da aula com o conceito sistematizado

Discuta com a turma:

  • As dimensões do paralelepípedo
  • As faces retangulares do paralelepípedo
  • A forma de se calcular o volume

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Tente deixá-los pensar por 2 minutos (marcados no relógio, tente fazer como um “desafio”: vocês tem 2 minutos para resolver!!) então proponha que comecem a escrever. A estratégia de refletir antes de abordar o problema é uma prática que pode auxiliar muito no pensamento matemático.

Propósito: Verificar a aprendizagem.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apenas apresente a turma o que será feito. Dando destaque à diferença entre volume (espaço que o cilindro/paralelepípedo ocupa) e capacidade (o “volume interno”, o quanto pode caber dentro do cilindro/paralelepípedo)

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo;
  2. Estabelecer relações entre unidades de medida de volume e de capacidade.

Conceito-chave

Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel,

- Isopor, papelão ou qualquer material manipulável (que sirva para montar cubos) cuja espessura não seja desprezível como a de uma folha de papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Relembre com a turma os conhecimentos sobre a fórmula do volume, os características de cubo e o conceito de capacidade. Para isso, mostre o slide 3 e pergunte aos alunos se eles imaginam como o cubo será montado. Em seguida mostre a montagem proposta no slide 4. Se achar pertinente, reproduza ou peça aos alunos para que reproduzam essa montagem usando papelão ou isopor. Para agilizar a atividade, leve as placas recortadas de casa.

Espera-se que os alunos percebam que esse cubo tem volume 12 x 12 x 12 = 1728 cm³, mas sua capacidade interna é menor do que isso. Caso algum aluno perceba que a capacidade interna é dada por um cubo de 10 cm de aresta, ressalte essa informação para facilitar a atividade principal.

Propósito: Rever os conceitos de capacidade e volume em uma figura onde essas medidas são numericamente distintas.

Discuta com a turma:

  • Como é possível demonstrar que, com essa montagem, o sólido formado é um cubo e não outro paralelepípedo qualquer?
  • Qual a medida da aresta do cubo em centímetros? E em decímetros?
  • Se essa aresta for medida “por dentro” do cubo, terá o mesmo comprimento?
  • Qual a diferença entre volume e capacidade de um sólido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Relembre com a turma os conhecimentos sobre a fórmula do volume, os características de cubo e o conceito de capacidade. Para isso, mostre o slide 3 e pergunte aos alunos se eles imaginam como o cubo será montado. Em seguida mostre a montagem proposta no slide 4. Se achar pertinente, reproduza ou peça aos alunos para que reproduzam essa montagem usando papelão ou isopor. Para agilizar a atividade, leve as placas recortadas de casa.

Espera-se que os alunos percebam que esse cubo tem volume 12 x 12 x 12 = 1728 cm³, mas sua capacidade interna é menor do que isso. Caso algum aluno perceba que a capacidade interna é dada por um cubo de 10 cm de aresta, ressalte essa informação para facilitar a atividade principal.

Propósito: Rever os conceitos de capacidade e volume em uma figura onde essas medidas são numericamente distintas.

Discuta com a turma:

  • Como é possível demonstrar que, com essa montagem, o sólido formado é um cubo e não outro paralelepípedo qualquer?
  • Qual a medida da aresta do cubo em centímetros? E em decímetros?
  • Se essa aresta for medida “por dentro” do cubo, terá o mesmo comprimento?
  • Qual a diferença entre volume e capacidade de um sólido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Deixe que os alunos leiam o problema sozinhos. A imagem não é necessária. Por isso, se achar pertinente, leve apenas a atividade impressa.

A atividade pode ser melhor aproveitada se feita em duplas.

Sugira que eles podem imaginar o problema ou construí-lo usando os cubos montados no aquecimento (caso tenham sido montados).

Propósito: Deduzir a relação entre medidas de volume e medidas de capacidade

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram compreender a proposta do problema?
  • É possível resolvê-lo sem observar a figura concreta?
  • O volume do paralelepípedo se altera caso seja montado na horizontal ou na vertical?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Escolha ao menos 2 estratégias de resolução propostas pelos alunos antes de expor esse slide. Verifique se todos compreendem que a capacidade do sólido é de 5 vezes a capacidade interna de um dos cubos, que por sua vez tem 10 cm de aresta medida internamente. Essa informação é essencial para a sistematização do conceito.

Propósito: Debater sobre as diferentes estratégias de resolução dos alunos visando formalizar o conceito estudado

Discuta com a turma:

  • Concordam com as soluções apresentadas?
  • Há alguma muito diferente?
  • Alguém não precisou desenhar a figura para resolver?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Apresente aos alunos a relação entre unidades de medida de volume e unidades de medida de capacidade, explicitando que, embora essas grandezas estejam relacionadas, elas não são iguais. No slide 7 são apresentadas as transformações entre essas unidades.

Propósito: Apresentar de maneira formal as relações entre volume e capacidade, utilizando as unidade de medida corretas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Apresente aos alunos a relação entre unidades de medida de volume e unidades de medida de capacidade, explicitando que, embora essas grandezas estejam relacionadas, elas não são iguais. No slide 7 são apresentadas as transformações entre essas unidades.

Propósito: Apresentar de maneira formal as relações entre volume e capacidade, utilizando as unidade de medida corretas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Leia o slide com a turma.

Propósito: Relacionar a atividade da aula com o conceito sistematizado

Discuta com a turma:

  • As dimensões do paralelepípedo
  • As faces retangulares do paralelepípedo
  • A forma de se calcular o volume

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Tente deixá-los pensar por 2 minutos (marcados no relógio, tente fazer como um “desafio”: vocês tem 2 minutos para resolver!!) então proponha que comecem a escrever. A estratégia de refletir antes de abordar o problema é uma prática que pode auxiliar muito no pensamento matemático.

Propósito: Verificar a aprendizagem.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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