Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.
Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.
Discuta com a Turma:
- Quais prismas já conhecemos?
- Quais prismas já sabemos calcular?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 5).
Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajudem no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Lembre também que temos alguns triângulos diferentes e, para cada um deles, teremos cálculos diferentes. Caso a turma não lembre como calculamos a altura do triângulo equilátero, reserve um tempo pra deduzir com eles.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades no cálculo de volume de prismas de base triangular construindo fórmulas.
Discuta com a turma:
- Vocês lembram que os prismas se classificam pela base?
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 5).
Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajudem no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Lembre também que temos alguns triângulos diferentes e, para cada um deles, teremos cálculos diferentes. Caso a turma não lembre como calculamos a altura do triângulo equilátero, reserve um tempo pra deduzir com eles.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades no cálculo de volume de prismas de base triangular construindo fórmulas.
Discuta com a turma:
- Vocês lembram que os prismas se classificam pela base?
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 5).
Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajudem no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Lembre também que temos alguns triângulos diferentes e, para cada um deles, teremos cálculos diferentes. Caso a turma não lembre como calculamos a altura do triângulo equilátero, reserve um tempo pra deduzir com eles.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades no cálculo de volume de prismas de base triangular construindo fórmulas.
Discuta com a turma:
- Vocês lembram que os prismas se classificam pela base?
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 6 e 7).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e, por fim, falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o elemento do prisma e o cálculo de seu volume. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 6 e 7).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e, por fim, falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o elemento do prisma e o cálculo de seu volume. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 e 9).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que essa é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessários para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- Quais os pontos diferentes de resolução entre a turma?
- Existe outra forma de solucionar o problema?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 8 e 9).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que essa é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessários para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- Quais os pontos diferentes de resolução entre a turma?
- Existe outra forma de solucionar o problema?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 10 e 11).
Orientações: Apresente uma forma de solução e peça aos alunos que pensem sobre as diferentes formas de solução.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 10 e 11).
Orientações: Apresente uma forma de solução e peça aos alunos que pensem sobre as diferentes formas de solução.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Relembre os tipos de triângulos que existem e aponte as observações para os triângulos equilátero e retângulo.
Propósito: Diferenciar as fórmulas para o cálculo do volume dos prismas de base triangular quando estes forem retangulares ou equiláteros.
Discuta com a turma:
- Quais as características dos triângulos equiláteros e retângulos?
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Deixe que os alunos realizem o Raio X individualmente e depois peça para que eles discutam com a turma suas respostas.
Propósito: Avaliar se os alunos podem resolver problemas de cálculo de volume de prisma de base triangular.