Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos.
Propósito: Socializar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Recorde a transformação de fração em decimal. No item “a”, temos um decimal exato (com 3 casas decimais) e, no item “b”, temos uma dízima periódica composta (objeto de estudo dessa aula). Atente para o item “c” quanto ao resto da divisão (resto zero indica que a divisão é exata, logo o decimal é exato, resto diferente de zero indica que o decimal não é exato).
Propósito: Retomar a transformação de fração em decimal.
Discuta com a turma:
- Essas divisões são finitas ou infinitas?
- O que fazer quando uma divisão for infinita e ainda apresentar as diferentes formas de representação de uma dízima periódica?
- Uma divisão é finita quando o resultado é um decimal exato ou um inteiro?
- Quando o quociente é uma dízima, então a divisão por radical é infinita?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: No item “d”, atente aos alunos sobre como representar um número decimal com infinitas casas decimais, explore também as diferentes representações já vistas nos anos anteriores. No item “e”, incentive-os a pensarem e a criarem seus decimais do tipo dízimas periódicas. Aproveite esse momento para descobrir o que a turma já sabe sobre o tema para nortear o desenvolvimento da aula.
Propósito: Retomar a transformação de fração em decimal.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Permita o uso da da calculadora nesta atividade, ela é importante para potencializar o estudo das dízimas, visto que há outros momentos para trabalhar a transformação de fração em decimal.
Propósito: Observar o comportamento dos decimais oriundos das frações dadas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Use a sequência lógica proposta na atividade e faça uma análise junto com os alunos do conceito abordado.
Propósito: Observar o comportamento dos decimais oriundos das frações dadas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Retome com a classe as diferentes representações de dízimas periódicas, apoie-se no enunciado da atividade. Apresente o item 3 após ter trabalhado os itens 1 e 2.
Propósito: Observar o comportamento dos decimais oriundos das frações dadas.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça para os alunos registrarem no quadro suas soluções, valide as respostas corretas e incentive que eles encontrarem os erros nas próximas soluções, aconselhe os alunos a aproveitarem a oportunidade para aprender com os erros e evitá-los. Incentive o máximo de alunos a apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Mostre a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.
Propósito: Registrar as respostas obtidas e analisar as soluções coletivamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Acrescente a ideia do número decimal como um número racional.
Propósito: Registrar as respostas obtidas e analisar as soluções coletivamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Atente para o padrão observado com o número da linha e a parte inteira de cada decimal.
Propósito: Registrar as respostas obtidas e analisar as soluções coletivamente.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)
Orientações: Comente com os alunos sobre os termos em destaque e exemplifique mais alguns no quadro se necessário.
Propósito: Sistematizar os saberes da aula
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)
Orientações: Comente com os alunos sobre os termos em destaque e exemplifique mais alguns no quadro se necessário.
Propósito: Sistematizar os saberes da aula
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e dê ênfase nas conceitos que estão marcados em negrito.
Propósito: Sintetizar a aula destacando os conceitos trabalhados.
Discuta com a Turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Motive os alunos a resolverem esta divisão e depois compare com a divisão de Eric, de modo a identificar melhor o erro cometido e ter meios para justificar a natureza desse número decimal (exato, periódico simples ou composto).
Propósito: Retomar os conceitos trabalhados nesta aula.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar