Sugestão de adaptação para ensino remoto
Professor, revisite todos os arquivos do plano que você vai orientar e identifique os pontos principais para o trabalho remoto. Lembre-se que as sugestões precisam envolver tanto o uso da tecnologia quanto situações em que a tecnologia não está disponível.
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: calculadora.
- Opcionais: WhatsApp, Meet (Google), Hangout (Google).
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL.
Aquecimento
Pode ser suprimida para trabalhar mais profundamente a atividade principal
Atividade principal
Desconsidere o primeiro slide da Atividade Principal. Não haverá organização em grupos, a não ser que você e sua turma tenham condições de organizar grupos para discussão (via Whatsapp, Meet ou Hangout, por exemplo).
Sugestão: escolha uma coluna do slide 2, por exemplo, frações com denominadores 5. Solicite que os alunos copiem no caderno e realizem a proposta indicada no slide 3 (lembre que a orientação deve ser para cada aluno individualmente e não para os grupos).
Discussão das soluções
Solicite que os alunos (ou grupos, caso seja possível), encaminhem as respostas referentes ao slide 3 (via Whatsapp, por exemplo).
Você pode publicar (como resposta via Whatsapp) suas impressões sobre os resultados, apontando detalhes que possam ampliar as compreensões ou redirecionar possíveis erros.
Sistematização
xxx
Encerramento
xxx
Raio X
O Raio X pode ser incorporado à Atividade Principal ou proposto como revisão das aprendizagens. O desafio da atividade complementar pode ser incorporado ao Raio X.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a opinarem sobre uma questão como, por exemplo:
- Um número foi escrito assim: 6,777… O que pode significar os três pontinhos?
Lembre-se que familiares não letrados podem opinar sobre situações semelhantes e os alunos podem apresentar argumentos sobre essa situação.
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_05NUM02
(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.
AULA 01
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 09
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes