Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o slide, escreva na lousa ou leia para os alunos o objetivo da aula. É importante dividir com o aluno o objetivo da aula.
Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.
.
Preparação
Tempo sugerido: 10 minutos (tempo total - slides 3 e 4).
Orientação: Divida a classe em grupos de até quatro alunos. Você vai distribuir para cada grupo uma latinha, um pedaço de barbante e uma tesoura. Oriente os alunos a desenhar uma circunferência usando a lata. Agora diga para medirem o comprimento da circunferência usando o barbante e a lata. Feito isso, eles deverão encontrar o centro e o raio da circunferência (orientação no material complementar: Encontrando o centro da circunferência.).
Propósito: Medir comprimento, raio e diâmetro através de uma atividade prática.
Preparação
Tempo sugerido: 10 minutos (tempo total - slides 3 e 4).
Orientação: Divida a classe em grupos de até quatro alunos. Você vai distribuir para cada grupo uma latinha, um pedaço de barbante e uma tesoura. Oriente os alunos a desenhar uma circunferência usando a lata. Agora diga para medirem o comprimento da circunferência usando o barbante e a lata. Feito isso, eles deverão encontrar o centro e o raio da circunferência (orientação no material complementar: Encontrando o centro da circunferência.).
Propósito: Medir comprimento, raio e diâmetro através de uma atividade prática.
Tabelas e deduções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Monte uma tabela na lousa com as entradas Comprimento (cm), Raio (cm) e Diâmetro (cm). Peça aos alunos que forneçam os dados coletados e preencha a tabela. Se necessário, elimine o maior e o menor resultado para evitar desvios muito grandes do resultado procurado. Essa eliminação é um procedimento comum, mas não deixe de apontar esses resultados muito fora do esperado para explorá-los na discussão de soluções (Peça aos alunos que apresentem a solução para que os colegas possam tentar desvendar o que o colega fez para chegar a esse resultado). Feita a tabela, diga aos alunos para tentar encontrar uma relação matemática entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro.
Propósito: Fazer com que o aluno analise dados organizados em uma tabela para deduzir relações entre os itens apresentados a partir desses dados.
Discuta com a turma:
- Alguém consegue pensar num exemplo de relação matemática?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Diferentes soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Agora você vai apresentar e analisar com os alunos as respostas da atividade principal. Dê sempre prioridade às soluções dos alunos. Tente apresentar erros para que os alunos possam analisar e compreender como chegou-se a esse erro, e também resoluções diferentes. No slide há algumas respostas possíveis.
Propósito: Fazer com que o aluno compreenda melhor a atividade e sua resolução através da análise de erros e diferentes soluções.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Apresente na lousa o resumo da aula de modo mais organizado e formal. O aluno pode copiar no caderno.
Propósito: Dar ao aluno uma visão mais clara e formal do que foi feito em aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Você pode mostrar o slide, escrever na lousa ou ler a frase de encerramento para o aluno.
Propósito: Dar um fechamento para a aula, para que o aluno perceba que não haverá conceitos novos a partir daqui.