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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação de um número decimal por um número inteiro

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Resolver problemas que envolvem multiplicação de um número decimal por um número inteiro.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA DIAS DO NASCIMENTO

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Monica Dias do Nascimento

Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvem multiplicação de um número decimal por um número inteiro.

Conceito-chave

Multiplicação com números racionais.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • borracha,
  • quadro do Sistema de Numeração Decimal.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar para os alunos o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e sugestões de reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, trazer à tona discussões a respeito das estratégias possíveis para a resolução, qual(is) operação(ões) está(ão) envolvida(s) no problema, operações com reserva, Sistema de Numeração Decimal, agrupamento e troca, dentre outros aspectos que possam surgir.

Propósito: Nessa atividade a intenção é identificar se os alunos estão apropriados da operação da multiplicação de forma direta ou se fazem uso da ideia da multiplicação através da adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Vocês têm alguma dúvida sobre o problema proposto?
  • Há algum aspecto do problema que você não compreendeu?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Qual é a operação Matemática que você pensou ser a mais adequada para resolver este problema? Poderia ser outra operação?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientação: Inicialmente, propor a leitura e a resolução do problema individualmente e em seguida, discutir com os colegas. É importante perceber que o aluno pode encontrar diferentes combinações de cédulas e moedas que representam o preço das camisetas, porém é preciso conduzir a discussão no tocante aos comandos dados no problema, tais como, é preciso utilizar o menor número de cédulas e moedas, assim como a não possibilidade de ter troco.

Propósito: A atividade proposta visa levar o aluno a perceber que a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação também se aplica ao campo numérico dos racionais.

Discutir com a turma:

  • Existe mais de uma possibilidade de resposta para o problema? Justifique sua resposta.
  • Qual(ais) é(são) o(s) principal(ais) comando(s) do problema?
  • Com uma cédula de R$ 100,00 compra-se a camiseta? Esta resposta resolve o problema proposto? Justifique sua resposta.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar para o professor

Sugerimos a atividade proposta no link https://novaescola.org.br/conteudo/6701/operacao-matematica, uma vez que a mesma visa o trabalho voltado para o desenvolvimentos de estratégias de resolução de problemas envolvendo as operações, o que pode ampliar a operação da multiplicação.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Observação: Professor, observe com a turma que João pretendia encontrar o valor pago pelas 3 camisas e assim multiplicou o valor de cada uma das três camisas por 3, colocando o valor corresponde a cada uma, representando ao valor apresentado em cada ordem. E que a multiplicação foi solucionada como a adição de parcelas iguais. E apenas após descobrir quanto deveria pagar, foi pensar em como poderia pagar usando a menor quantidade de cédulas possíveis. Mas, aproveite e levante com a turma outras possibilidades de resposta também.

Propósito: Possibilitar que efetue uma multiplicação com auxílio de cédulas e que recorra a adição de parcelas iguais para solucionar a multiplicação, inclusive realizando a composição de ordens.

Discuta com a turma:

  • Essa decomposição responde ao problema?
  • Você utilizaria outra estratégia? Qual?
  • Qual é o valor que dá com essas notas que você marcou?
  • Esse valor paga a compra das três camisetas?
  • Então, você entrega esse dinheiro na loja, recebe as camisetas e vai embora?
  • Ah! Tem troco? Porque? De quanto será o troco?
  • Mas, de acordo com o problema, pode sobrar troco?
  • Há algum trecho do texto ou palavra que você não compreendeu?
  • Você observou com bastante atenção a imagem que está no problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Observação: Professor, observe com a turma que após solucionar a multiplicação recorrendo a adição de parcelas iguais, João descobriu quanto deveria pagar pelas 3 camisetas e assim, poderia descobrir qual a possibilidade que lhe asseguraria o menor uso de cédulas para efetuar o referido pagamento. Aproveite para discutir com a turma diferentes recursos para a resolução do problema.

Propósito: Possibilitar a percepção que existem várias possibilidades de representar um número, mediante a ordem que cada algarismo ocupa.

Discuta com a turma:

  • Essa decomposição responde ao problema?
  • Você utilizaria outra estratégia? Qual?
  • Qual é o valor que dá com essas notas que você marcou?
  • Esse valor paga a compra das três camisetas?
  • Então, você entrega esse dinheiro na loja, recebe as camisetas e vai embora?
  • Tem troco? Porque? De quanto será o troco?
  • Há algum trecho do texto ou palavra que você não compreendeu?
  • Você observou com bastante atenção a imagem que está no problema?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: A proposta deste momento da aula é organizar as ideias e conceitos em torno da utilização da operação da multiplicação, inclusive com o uso do recurso do algoritmo.

Propósito: Identificar que a operação da multiplicação sintetiza a adição de parcelas iguais e, por isso, há situações em que o uso da multiplicação é mais adequada.

Discussão com a turma:

  • Porque a operação da multiplicação foi utilizada para resolver o problema?
  • Há outra operação que resolva o problema proposto?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Fazer um resumo, com os alunos, do que foi discutido na aula.

Propósito: Esta atividade visa destacar que a operação da adição pode não ser adequada para resolver determinadas situações, sobretudo quando o problema tratar da repetição de muitas parcelas, às vezes tornando-se inviável resolver pela adição, sendo assim o uso da multiplicação passa a ser a operação mais indicada.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o momento da aula em que você teve mais dificuldade para compreender?
  • Você compreendeu a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação?
  • Há alguma diferença ou alguma semelhança em multiplicar dois números naturais e em multiplicar um número natural por um número decimal? Comente sobre sua resposta.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Avaliação da aprendizagem como foco na operação da multiplicação entre um número natural e um número decimal.

Propósito: A atividade tem como propósito avaliar se o aluno compreendeu o conceito discutido, levando-o a aprendizagem do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a sua estratégia de resolução?
  • Você utilizou algum desenho ou foi a conta?
  • Qual é a operação abordada neste problema? Podemos utilizar outra? Qual?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar para os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Monica Dias do Nascimento

Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvem multiplicação de um número decimal por um número inteiro.

Conceito-chave

Multiplicação com números racionais.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • borracha,
  • quadro do Sistema de Numeração Decimal.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e sugestões de reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, trazer à tona discussões a respeito das estratégias possíveis para a resolução, qual(is) operação(ões) está(ão) envolvida(s) no problema, operações com reserva, Sistema de Numeração Decimal, agrupamento e troca, dentre outros aspectos que possam surgir.

Propósito: Nessa atividade a intenção é identificar se os alunos estão apropriados da operação da multiplicação de forma direta ou se fazem uso da ideia da multiplicação através da adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Vocês têm alguma dúvida sobre o problema proposto?
  • Há algum aspecto do problema que você não compreendeu?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Qual é a operação Matemática que você pensou ser a mais adequada para resolver este problema? Poderia ser outra operação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientação: Inicialmente, propor a leitura e a resolução do problema individualmente e em seguida, discutir com os colegas. É importante perceber que o aluno pode encontrar diferentes combinações de cédulas e moedas que representam o preço das camisetas, porém é preciso conduzir a discussão no tocante aos comandos dados no problema, tais como, é preciso utilizar o menor número de cédulas e moedas, assim como a não possibilidade de ter troco.

Propósito: A atividade proposta visa levar o aluno a perceber que a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação também se aplica ao campo numérico dos racionais.

Discutir com a turma:

  • Existe mais de uma possibilidade de resposta para o problema? Justifique sua resposta.
  • Qual(ais) é(são) o(s) principal(ais) comando(s) do problema?
  • Com uma cédula de R$ 100,00 compra-se a camiseta? Esta resposta resolve o problema proposto? Justifique sua resposta.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar para o professor

Sugerimos a atividade proposta no link https://novaescola.org.br/conteudo/6701/operacao-matematica, uma vez que a mesma visa o trabalho voltado para o desenvolvimentos de estratégias de resolução de problemas envolvendo as operações, o que pode ampliar a operação da multiplicação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Observação: Professor, observe com a turma que João pretendia encontrar o valor pago pelas 3 camisas e assim multiplicou o valor de cada uma das três camisas por 3, colocando o valor corresponde a cada uma, representando ao valor apresentado em cada ordem. E que a multiplicação foi solucionada como a adição de parcelas iguais. E apenas após descobrir quanto deveria pagar, foi pensar em como poderia pagar usando a menor quantidade de cédulas possíveis. Mas, aproveite e levante com a turma outras possibilidades de resposta também.

Propósito: Possibilitar que efetue uma multiplicação com auxílio de cédulas e que recorra a adição de parcelas iguais para solucionar a multiplicação, inclusive realizando a composição de ordens.

Discuta com a turma:

  • Essa decomposição responde ao problema?
  • Você utilizaria outra estratégia? Qual?
  • Qual é o valor que dá com essas notas que você marcou?
  • Esse valor paga a compra das três camisetas?
  • Então, você entrega esse dinheiro na loja, recebe as camisetas e vai embora?
  • Ah! Tem troco? Porque? De quanto será o troco?
  • Mas, de acordo com o problema, pode sobrar troco?
  • Há algum trecho do texto ou palavra que você não compreendeu?
  • Você observou com bastante atenção a imagem que está no problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Observação: Professor, observe com a turma que após solucionar a multiplicação recorrendo a adição de parcelas iguais, João descobriu quanto deveria pagar pelas 3 camisetas e assim, poderia descobrir qual a possibilidade que lhe asseguraria o menor uso de cédulas para efetuar o referido pagamento. Aproveite para discutir com a turma diferentes recursos para a resolução do problema.

Propósito: Possibilitar a percepção que existem várias possibilidades de representar um número, mediante a ordem que cada algarismo ocupa.

Discuta com a turma:

  • Essa decomposição responde ao problema?
  • Você utilizaria outra estratégia? Qual?
  • Qual é o valor que dá com essas notas que você marcou?
  • Esse valor paga a compra das três camisetas?
  • Então, você entrega esse dinheiro na loja, recebe as camisetas e vai embora?
  • Tem troco? Porque? De quanto será o troco?
  • Há algum trecho do texto ou palavra que você não compreendeu?
  • Você observou com bastante atenção a imagem que está no problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: A proposta deste momento da aula é organizar as ideias e conceitos em torno da utilização da operação da multiplicação, inclusive com o uso do recurso do algoritmo.

Propósito: Identificar que a operação da multiplicação sintetiza a adição de parcelas iguais e, por isso, há situações em que o uso da multiplicação é mais adequada.

Discussão com a turma:

  • Porque a operação da multiplicação foi utilizada para resolver o problema?
  • Há outra operação que resolva o problema proposto?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Fazer um resumo, com os alunos, do que foi discutido na aula.

Propósito: Esta atividade visa destacar que a operação da adição pode não ser adequada para resolver determinadas situações, sobretudo quando o problema tratar da repetição de muitas parcelas, às vezes tornando-se inviável resolver pela adição, sendo assim o uso da multiplicação passa a ser a operação mais indicada.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o momento da aula em que você teve mais dificuldade para compreender?
  • Você compreendeu a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação?
  • Há alguma diferença ou alguma semelhança em multiplicar dois números naturais e em multiplicar um número natural por um número decimal? Comente sobre sua resposta.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Avaliação da aprendizagem como foco na operação da multiplicação entre um número natural e um número decimal.

Propósito: A atividade tem como propósito avaliar se o aluno compreendeu o conceito discutido, levando-o a aprendizagem do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a sua estratégia de resolução?
  • Você utilizou algum desenho ou foi a conta?
  • Qual é a operação abordada neste problema? Podemos utilizar outra? Qual?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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