Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresentar para os alunos o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e sugestões de reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, trazer à tona discussões a respeito das estratégias possíveis para a resolução, qual(is) operação(ões) está(ão) envolvida(s) no problema, operações com reserva, Sistema de Numeração Decimal, agrupamento e troca, dentre outros aspectos que possam surgir.
Propósito: Nessa atividade a intenção é identificar se os alunos estão apropriados da operação da multiplicação de forma direta ou se fazem uso da ideia da multiplicação através da adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Vocês têm alguma dúvida sobre o problema proposto?
- Há algum aspecto do problema que você não compreendeu?
- Qual é a pergunta do problema?
- Qual é a operação Matemática que você pensou ser a mais adequada para resolver este problema? Poderia ser outra operação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientação: Inicialmente, propor a leitura e a resolução do problema individualmente e em seguida, discutir com os colegas. É importante perceber que o aluno pode encontrar diferentes combinações de cédulas e moedas que representam o preço das camisetas, porém é preciso conduzir a discussão no tocante aos comandos dados no problema, tais como, é preciso utilizar o menor número de cédulas e moedas, assim como a não possibilidade de ter troco.
Propósito: A atividade proposta visa levar o aluno a perceber que a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação também se aplica ao campo numérico dos racionais.
Discutir com a turma:
- Existe mais de uma possibilidade de resposta para o problema? Justifique sua resposta.
- Qual(ais) é(são) o(s) principal(ais) comando(s) do problema?
- Com uma cédula de R$ 100,00 compra-se a camiseta? Esta resposta resolve o problema proposto? Justifique sua resposta.
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Material complementar para o professor
Sugerimos a atividade proposta no link https://novaescola.org.br/conteudo/6701/operacao-matematica, uma vez que a mesma visa o trabalho voltado para o desenvolvimentos de estratégias de resolução de problemas envolvendo as operações, o que pode ampliar a operação da multiplicação.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Observação: Professor, observe com a turma que João pretendia encontrar o valor pago pelas 3 camisas e assim multiplicou o valor de cada uma das três camisas por 3, colocando o valor corresponde a cada uma, representando ao valor apresentado em cada ordem. E que a multiplicação foi solucionada como a adição de parcelas iguais. E apenas após descobrir quanto deveria pagar, foi pensar em como poderia pagar usando a menor quantidade de cédulas possíveis. Mas, aproveite e levante com a turma outras possibilidades de resposta também.
Propósito: Possibilitar que efetue uma multiplicação com auxílio de cédulas e que recorra a adição de parcelas iguais para solucionar a multiplicação, inclusive realizando a composição de ordens.
Discuta com a turma:
- Essa decomposição responde ao problema?
- Você utilizaria outra estratégia? Qual?
- Qual é o valor que dá com essas notas que você marcou?
- Esse valor paga a compra das três camisetas?
- Então, você entrega esse dinheiro na loja, recebe as camisetas e vai embora?
- Ah! Tem troco? Porque? De quanto será o troco?
- Mas, de acordo com o problema, pode sobrar troco?
- Há algum trecho do texto ou palavra que você não compreendeu?
- Você observou com bastante atenção a imagem que está no problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Observação: Professor, observe com a turma que após solucionar a multiplicação recorrendo a adição de parcelas iguais, João descobriu quanto deveria pagar pelas 3 camisetas e assim, poderia descobrir qual a possibilidade que lhe asseguraria o menor uso de cédulas para efetuar o referido pagamento. Aproveite para discutir com a turma diferentes recursos para a resolução do problema.
Propósito: Possibilitar a percepção que existem várias possibilidades de representar um número, mediante a ordem que cada algarismo ocupa.
Discuta com a turma:
- Essa decomposição responde ao problema?
- Você utilizaria outra estratégia? Qual?
- Qual é o valor que dá com essas notas que você marcou?
- Esse valor paga a compra das três camisetas?
- Então, você entrega esse dinheiro na loja, recebe as camisetas e vai embora?
- Tem troco? Porque? De quanto será o troco?
- Há algum trecho do texto ou palavra que você não compreendeu?
- Você observou com bastante atenção a imagem que está no problema?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: A proposta deste momento da aula é organizar as ideias e conceitos em torno da utilização da operação da multiplicação, inclusive com o uso do recurso do algoritmo.
Propósito: Identificar que a operação da multiplicação sintetiza a adição de parcelas iguais e, por isso, há situações em que o uso da multiplicação é mais adequada.
Discussão com a turma:
- Porque a operação da multiplicação foi utilizada para resolver o problema?
- Há outra operação que resolva o problema proposto?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Fazer um resumo, com os alunos, do que foi discutido na aula.
Propósito: Esta atividade visa destacar que a operação da adição pode não ser adequada para resolver determinadas situações, sobretudo quando o problema tratar da repetição de muitas parcelas, às vezes tornando-se inviável resolver pela adição, sendo assim o uso da multiplicação passa a ser a operação mais indicada.
Discuta com a turma:
- Qual foi o momento da aula em que você teve mais dificuldade para compreender?
- Você compreendeu a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação?
- Há alguma diferença ou alguma semelhança em multiplicar dois números naturais e em multiplicar um número natural por um número decimal? Comente sobre sua resposta.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Avaliação da aprendizagem como foco na operação da multiplicação entre um número natural e um número decimal.
Propósito: A atividade tem como propósito avaliar se o aluno compreendeu o conceito discutido, levando-o a aprendizagem do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Qual foi a sua estratégia de resolução?
- Você utilizou algum desenho ou foi a conta?
- Qual é a operação abordada neste problema? Podemos utilizar outra? Qual?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar